Professora :Sonia
Aparecida Appel
Turma: Pré
matutino Vespertino.
Projeto:
Resgatar as Brincadeiras Folclóricas.
Justificativa
Os tempos mudaram e as brincadeiras também. Em alguns anos atrás as
brincadeiras eram mais divertidas, além de serem saudáveis e
criativas como Brincar de bolinhas de godê,carrinhos de rolimãs ,
pega –pega, passa anel, roda pião, soltar pipa, pular corda, a
corrida do saco, jogar peteca, entre muitas outras. Mas hoje em dia
essas brincadeiras foram trocadas por vídeo games, jogos
eletrônicos, e computadores. Tudo isso sem a criança sair do
lugar. Resgatar essas brincadeiras folclóricas das diferentes
culturas, cultivando os valores é importante para o desenvolvimento
físico, emocional e intelectual da criança. Pois através delas se
desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa
e auto-estima.
Objetivo Geral
Resgatar
as brincadeiras folclóricas trabalhando valores que foram esquecidos
através de atividades de interação, brincadeiras, jogos e
brinquedos cantados que despertem a solidariedade a cooperação e a
participação das crianças, bem como o respeito as regras e ao
outro de forma lúdica e prazerosa.
Objetivos
Específicos.
- Resgatar e conhecer as brincadeiras, folclóricas.
- Trabalhar atenção e concentração nas brincadeiras e suas regras.
- Explorar diferentes formas do brincar.
- Resgatar jogos, cantigas de rodas, brincadeiras, competições para estabelecer regras
- Desenvolver a auto-estima e o espírito de solidariedade entre os amigos através das brincadeiras.
Conteúdos
- Espaços/ Tempo.
- Formas de Brincadeiras.
- Quantidades (Números de Pessoas).
- Jogo simbólico (Papeis a serem assumidos pelas crianças).
- Valores, Regras, Limites.
- Brinquedos.
- Expressão corporal (Mímicas, Danças).
Prática Social
Inicial.
- Reconhecem algumas brincadeiras Folclóricas.
- Eles têm curiosidade de participarem das brincadeiras.
- Que os jogos e as brincadeiras são para brincar e jogar
- .
- Que Brincar é divertido.
- Que podemos Brincar todos juntos.
Problematizarão
De que forma resgatar
as brincadeiras, os jogos os brinquedos cantados folclóricos de
forma lúdica e prazerosa com as crianças?
Instrumentalização:
- Diálogo com as
crianças como eram as brincadeiras no passado e de que
forma brincavam?
- Brincadeiras;Você
gosta de mim?
- Caçar ursinho.
- Brincar de espelho
usando o colega como espelho, repetindo suas ações.
- Cantigas de roda.
Escravo de jô.
Terezinha de Jesus.
A moda da carochinha.
- Jogos de Memória.
- Jogos de encaixe.
- Cavalinho de pau.
- Jogos de Argolas.
- Jogos de boliche.
- Jogar a bola na boca
dentro da boca do palhaço..
- Pega - Pega.
- O gato e o rato.
- O ovo choco.
- Passar o anel.
- Telefone sem fio.
- Brincar de casinha
,carrinho,boneca,bola.
- Brincar com bolinhas
de sabão.
- Domino ,jogo,de
memória, peteca, quebra cabeça, bingo, cabra-cega.
- Coelhinho sai da
toca.
- Morto ou Vivo.
- Estatua com músicas
diversas
- Porco sem rabo.
- A dança do balão.
- Passa que Passará.
- Roda Pião.
- Cai no poço.
- Quem senta ao meu
lado.
- Coitadinho do meu gatinho.
Avaliação
Através das atividades
a participação o respeito com os colegas a socialização, a
organização entre eles mesmo.
Pratica Social
Final.
Observar
que as crianças aprendam a ouvir, organizar e interagir com os
colegas socializando as atividades e respeitando as regras
estabelecidas nas brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.