CENTRO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL PE – TE - CA
TURMA:
MATERNAL INTEGRAL FAIXA ETÁRIA: 2 A 11 MESES ATÉ 3 A 11 MESES
PROFESSORA:
MARILDA LEITE MACIEL
RECREADORA/
MUSICALIZAÇÃO: ELOISA ODETE DE GÓES
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO: 2 MESES
TEMA:
DORMIR É BOM PRA QUE?
2
JUSTIFICATIVA:
Dormir auxilia o crescimento
infantil, e as horas de sono são importantes para a liberação do
hormônio do crescimento. Uma criança de três anos deve dormir 10
ou 11 horas durante a noite e tirar uma soneca no dia. O sono é
importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para
o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica. Alteração
de humor, dificuldade de socialização e atraso na fala e no
crescimento são sinais de alerta para aprofundar a investigação
sobre a hora do sono da criança. Esses problemas podem estar
relacionados a noites mal dormidas. Portanto a criança deve dormir
para recarregar as energias e possibilitar um convívio escolar com
harmonia. A hora do sono desenvolve a cognição e regula a emoção,
promovendo o bem estar das crianças.
3
OBJETIVOS
OBJETIVO
GERAL
Organizar
momentos em que a criança repouse ouvindo diversos ritmos e
histórias e dessa forma consiga relaxar e dormir para descansar e
repor as energias necessárias para seu crescimento e
desenvolvimento, bem como sua aprendizagem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Oferecer
diferentes ritmos, sons para a criança relaxar e dormir tranqüila
para repor energias e desenvolver-se e auxiliando no crescimento
infantil.
Para atender as necessidades
fisiológicas da criança oportunizar momentos diversificados, para
que a mesma sinta-se segura e adormeça o sono da regularização da
emoção e do crescimento.
4
CONTEÚDOS
Músicas
Sons
Naturais e Produzidos
Gêneros
e estilos musicais
Posturas
corporais
5-PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Ela
sabe que a hora de dormir depois do almoço, porém não sabe a
importância do mesmo para seu desenvolvimento.
6-
PROBLEMATIZAÇÃO
Porque
é necessário a criança ter a hora do sonho e de que forma realizar
o mesmo para que auxilie no seu desenvolvimento físico, social e
cognitivo?
7-INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Oportunizar
a criança diferentes ritmos onde a mesma se tranquilize e relaxe
para ter um sono onde reponha suas energias e auxilie no seu
desenvolvimento.
Levara
s crianças a conhecerem diferentes ritmos e sons, ao mesmo tempo em
que a auxilie na hora do soninho.
Através
de histórias diversificadas, sonoras, cantadas oferecer momentos
diferenciados de literatura a musicas infantis onde as mesmas aprendo
a dormir com diferentes sons.
Trazer
para a hora do sono diversificados gêneros e estilos musicais,
selecionados para que oportunizem as crianças, mesmo que relaxando
elas podem conhecer estilos musicais diferentes.
8-
AVALIAÇÃO
Esperamos
que as crianças durmam tranquilas e relaxem se apropriem de alguns
conhecimentos e tenham bons sonhos, desenvolvendo-se física,
emocionalmente e cognitivamente. Promovendo o bem estar físico
social e afetivo.
9-PRÁTICA
SOCIAL FINAL:
Espera-se
que a criança tenha um sono tranquilo e que lhe auxilie no seu
desenvolvimento, físico, social e cognitivo, além de ampliar sua
socialização e bem estar social. Auxiliando que ela tenha um dia
mais sereno e ocorra o processo ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.