terça-feira, agosto 14, 2012

Dormir é bom pra que?



CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL PE – TE - CA
TURMA: MATERNAL INTEGRAL FAIXA ETÁRIA: 2 A 11 MESES ATÉ 3 A 11 MESES
PROFESSORA: MARILDA LEITE MACIEL
RECREADORA/ MUSICALIZAÇÃO: ELOISA ODETE DE GÓES
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2 MESES




TEMA: DORMIR É BOM PRA QUE?



2 JUSTIFICATIVA:

Dormir auxilia o crescimento infantil, e as horas de sono são importantes para a liberação do hormônio do crescimento. Uma criança de três anos deve dormir 10 ou 11 horas durante a noite e tirar uma soneca no dia. O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica. Alteração de humor, dificuldade de socialização e atraso na fala e no crescimento são sinais de alerta para aprofundar a investigação sobre a hora do sono da criança. Esses problemas podem estar relacionados a noites mal dormidas. Portanto a criança deve dormir para recarregar as energias e possibilitar um convívio escolar com harmonia. A hora do sono desenvolve a cognição e regula a emoção, promovendo o bem estar das crianças.

3 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Organizar momentos em que a criança repouse ouvindo diversos ritmos e histórias e dessa forma consiga relaxar e dormir para descansar e repor as energias necessárias para seu crescimento e desenvolvimento, bem como sua aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oferecer diferentes ritmos, sons para a criança relaxar e dormir tranqüila para repor energias e desenvolver-se e auxiliando no crescimento infantil.
Para atender as necessidades fisiológicas da criança oportunizar momentos diversificados, para que a mesma sinta-se segura e adormeça o sono da regularização da emoção e do crescimento.


4 CONTEÚDOS

Músicas
Sons Naturais e Produzidos
Gêneros e estilos musicais
Posturas corporais


5-PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

Ela sabe que a hora de dormir depois do almoço, porém não sabe a importância do mesmo para seu desenvolvimento.



6- PROBLEMATIZAÇÃO

Porque é necessário a criança ter a hora do sonho e de que forma realizar o mesmo para que auxilie no seu desenvolvimento físico, social e cognitivo?


7-INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Oportunizar a criança diferentes ritmos onde a mesma se tranquilize e relaxe para ter um sono onde reponha suas energias e auxilie no seu desenvolvimento.
Levara s crianças a conhecerem diferentes ritmos e sons, ao mesmo tempo em que a auxilie na hora do soninho.
Através de histórias diversificadas, sonoras, cantadas oferecer momentos diferenciados de literatura a musicas infantis onde as mesmas aprendo a dormir com diferentes sons.
Trazer para a hora do sono diversificados gêneros e estilos musicais, selecionados para que oportunizem as crianças, mesmo que relaxando elas podem conhecer estilos musicais diferentes.


8- AVALIAÇÃO

Esperamos que as crianças durmam tranquilas e relaxem se apropriem de alguns conhecimentos e tenham bons sonhos, desenvolvendo-se física, emocionalmente e cognitivamente. Promovendo o bem estar físico social e afetivo.

9-PRÁTICA SOCIAL FINAL:

Espera-se que a criança tenha um sono tranquilo e que lhe auxilie no seu desenvolvimento, físico, social e cognitivo, além de ampliar sua socialização e bem estar social. Auxiliando que ela tenha um dia mais sereno e ocorra o processo ensino aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.