CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Musicalização/Recreação
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1 bimestre
PROFESSORA: Rosimeli Sigognini
1. TEMA:
BRINCANDO E APRENDENDO COM O SEU LOBATO.
2. JUSTIFICATIVA
O trabalho foi desenvolvido
com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar
no mundo do faz de conta, bem como aprender conceitos matemáticos
que utilizarão no futuro e á compreenderem também que os animais
assim como as pessoas se locomovem e falam de forma diferente.
3.
OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVO GERAL
- Utilizar a música infantil
como forma de brincar e aprender.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Criar formas bidimensionais
e tridimensionais com matérias diversos como: maquetes, móbiles,
fantoches.
- Compreender a linguagem
musical como forma de manifestação cultural contextualizada no
espaço e tempo.
- Expressar fatos ocorridos,
pensamentos e sentimentos por meio de expressões corporais e visuais
como desenhos, pinturas, fotografias.
4. CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS
Linguagem Artística:
Artes Visuais:
- Pintura;
- Desenho;
- Fotografias;
- Escultura (modelagem);
- vídeo;
Artes Cênicas:
- Gestos (imitação);
Linguagem Movimento:
- Cantigas de roda;
- Imitação;
5.
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL
Poucos conhecem a música, e
os que conhecem ainda não a reconhecem como forma de aprender.
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Dando inicio as atividades,
foram feitas as seguintes perguntas ás crianças:
-Quem é o dono do sítio?
- Quantos animais ele tinha?
- Quem são os animais?
- Que sons faziam?
7.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Ouvir a música “A Turma
do Seu Lobato”, através de CD ou DVD;
- Confeccionar junto às
crianças o cenário do Sítio do seu Lobato e alguns dos animais,
usando E.V. A, cola quente, palitos e uma latinha de Nescau vazia.
- Cantar a música com
frequência nas aulas, utilizando o cenário confeccionado;
- Destacar o nome de cada
animal e o som que produzem;
- Fazer com que as crianças
imitam cada animal;
- Utilizar o cenário também
para Contação de história;
- Realizar pintura dos rostos
de animais, para confeccionar as máscaras para encenar a música;
- Brincadeira dos dados (“uma
criança joga primeiro o dado dos números e depois dos animais,
conforme o número e o animal que aparecer, ela deverá imitar o som
a quantidade de vezes”).
- Assistir (Vídeo do Sítio
do Seu Lobato).
8.
AVALIAÇÃO
Perceber se as crianças
passaram a conhecer os animais do sítio e perceber a música como
forma de aprender.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
Todas as crianças passaram a
cantar a música, relacionando os nomes e sons dos animais, em seu
cotidiano, demonstrando que a música veio como forma de brincadeira
e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.