CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 100 h
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA: Mirian Regina Danielli
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2 meses
TEMA:
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- JUSTIFICATIVA:
A presença da
música na Educação Infantil é fundamental, pois a mesma contribui
para o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo. Neste
contexto, através da música será desenvolvida com as crianças a
sensibilidade, a percepção observação, a criatividade e
autonomia. Trabalhando conteúdos e conceitos de maneira lúdica,
permitindo momentos de aprendizagem de forma prazerosa.
OBJETIVO
GERAL:
- Promover a partir da música, a interação entre as crianças e professores, proporcionando oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Interagir com as crianças através da música, com construção de desenhos.
- Desenvolver a aprendizagem através da brincadeira com a música, imitando, inventando, dançando, cantando, desenhando.
- Estimular através da música a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.
- Proporcionar a autoconfiança e amizade nas crianças através do fazer musical.
- Explorar diferentes formas de gestos e ritmos corporais variados, expressando-os na dança e brincadeiras.
- Explorar a construção de objetos musicais, visando diferentes tipos de sons e maneiras de serem utilizados.
- CONTEÚDOS:
- Interação;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Inventar, imitar;
- Cantar, dançar;
- Estimulação (através da música);
- Movimento com o corpo;
- Autoconfiança e amizade;
- Coordenação motora;
- Construção de brinquedos musicais.
PRATICA
SOCIAL INICIAL
A
música é muito importante para a construção social da criança.
Este projeto visa desenvolver a interação, sensibilidade,
capacidade de concentração e memória. Devido essa importância que
o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em
sala.
As
crianças demostram através do diálogo que já reconhecem músicas
e conseguem dramatizar e cantar gostam de ouvir vários tipos de
ritmos musicais.
PROBLEMATIZAÇÃO
Como
promover através da música num espaço lúdico educativo que
respeita a infância suas especificidades que amplie suas capacidades
de desenvolver-se que promova uma aprendizagem significativa?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Histórias cantadas com fantoches e livros;
- Músicas em CDs e cantadas;
- Dança;
- Brincadeiras;
- Construção de objetos musicais com materiais reciclados.
AVALIAÇÃO
Será de forma
contínua, através de registros e assimilação das crianças sobre
os conteúdos trabalhados.
PRÁTICA SOCIAL
FINAL
O que mudou no
relacionamento, na interação e na aprendizagem das crianças neste
período. Conseguem se expressar melhor através da dança, imitação,
expressão do corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.