quarta-feira, agosto 15, 2012

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 100 h
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA: Mirian Regina Danielli
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2 meses

TEMA: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. JUSTIFICATIVA:
A presença da música na Educação Infantil é fundamental, pois a mesma contribui para o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo. Neste contexto, através da música será desenvolvida com as crianças a sensibilidade, a percepção observação, a criatividade e autonomia. Trabalhando conteúdos e conceitos de maneira lúdica, permitindo momentos de aprendizagem de forma prazerosa.

OBJETIVO GERAL:
  • Promover a partir da música, a interação entre as crianças e professores, proporcionando oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Interagir com as crianças através da música, com construção de desenhos.
  • Desenvolver a aprendizagem através da brincadeira com a música, imitando, inventando, dançando, cantando, desenhando.
  • Estimular através da música a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.
  • Proporcionar a autoconfiança e amizade nas crianças através do fazer musical.
  • Explorar diferentes formas de gestos e ritmos corporais variados, expressando-os na dança e brincadeiras.
  • Explorar a construção de objetos musicais, visando diferentes tipos de sons e maneiras de serem utilizados.

  1. CONTEÚDOS:
  • Interação;
  • Músicas;
  • Brincadeiras;
  • Inventar, imitar;
  • Cantar, dançar;
  • Estimulação (através da música);
  • Movimento com o corpo;
  • Autoconfiança e amizade;
  • Coordenação motora;
  • Construção de brinquedos musicais.

PRATICA SOCIAL INICIAL
A música é muito importante para a construção social da criança. Este projeto visa desenvolver a interação, sensibilidade, capacidade de concentração e memória. Devido essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala.
As crianças demostram através do diálogo que já reconhecem músicas e conseguem dramatizar e cantar gostam de ouvir vários tipos de ritmos musicais.

PROBLEMATIZAÇÃO
Como promover através da música num espaço lúdico educativo que respeita a infância suas especificidades que amplie suas capacidades de desenvolver-se que promova uma aprendizagem significativa?

INSTRUMENTALIZAÇÃO
  • Histórias cantadas com fantoches e livros;
  • Músicas em CDs e cantadas;
  • Dança;
  • Brincadeiras;
  • Construção de objetos musicais com materiais reciclados.


AVALIAÇÃO
Será de forma contínua, através de registros e assimilação das crianças sobre os conteúdos trabalhados.


PRÁTICA SOCIAL FINAL
O que mudou no relacionamento, na interação e na aprendizagem das crianças neste período. Conseguem se expressar melhor através da dança, imitação, expressão do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário