BRINCAR
É COISA SÉRIA!!!
- JUSTIFICATIVA:
IDENTIFICAÇÃO:
Turma:
Maternal Faixa Etária: 02 a 04 anos
Professora
Musicalização/Recreação: Josiane Rodrigues Fustes
Período
de realização: 3 meses
- O projeto Recreação na Educação infantil nasce de um profundo desejo de valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de interação, onde o aprendizado ocorra, sim, porém de modo dinâmico, vivo. Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a criança, brincar é coisa séria. É brincando que ela adquire e forma conceitos, é brincando que ela começa a interagir e a socializar-se. São as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.
- Declaração Universal dos Direitos da Criança: "... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)
- Brincar, portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de formação do ser humano.
- OBJETIVOS:
- OBJETIVO GERAL:
- O objetivo deste projeto é de viabilizar as crianças pequenas o maior acesso a aquisição da linguagem do movimento e artística. Trabalhando com os brinquedos feitos de materiais recicláveis, além de trabalhar algo diferente do que elas estão acostumadas, tem a questão da preservação do meio ambiente, que quanto mais cedo se trabalhar melhor.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
- Despertar a livre iniciativa;
- Estimular o convívio e a socialização;
- Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço-temporais;
- Cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe;
- Explorar espaços, movimentos, expressões corporais;
- Expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras;
- Seguir regras durante jogos e brincadeiras;
- Utilizar brinquedos de materiais recicláveis para contribuir desde cedo com a consciência ecológica;
- CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS
A SEREM TRABALHADOS
- Autonomia;
- Comunicação;
- Música;
- Dança;
- Artes;
- Movimento;
- Expressão corporal;
- Expressões pessoais e de sentimentos;
- Coordenação motora ampla e fina;
5.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
As crianças gostam de brincar com sucatas e brinquedos
que façam barulho e jogar de diferentes formas.
6-PROBLEMATIZAÇÃO:
- Como a música pode ajudar nas atividades rotineiras?
- Como as brincadeiras com os brinquedos podem contribuir para o desenvolvimento das crianças?
- Como desenvolver a linguagem artística e do movimento com as brincadeiras e as cantigas de roda?
7.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- - Brincadeiras de roda com diversas músicas;
- - Brincadeiras com brinquedos feitos de materiais recicláveis;
- - Andar, correr, pular, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
- - Abrir, fechar, empilhar, encaixar;
- - Batucar, bater palmas, tocar instrumentos feitos com materiais recicláveis;
- -Cantigas de ninar na hora do soninho;
- - Massa de modelar;
- - Brincadeiras com instrumentos musicais, com ênfase na musicalização;
- - Contação de histórias com dedoches;
- - Atividades com balões e bolhas de sabão;
- - Dramatização com as músicas cantadas e com os instrumentos feitos de materiais recicláveis.
- AVALIAÇÃO:
A
avaliação vai ser realizada a partir de observações diárias,
tais como:
- A criança participa das atividades?
- A criança entende o que foi proposto?
- A criança interage com o grupo?
- A criança está aprendendo a seguir regras?
- Há interesse da parte da criança pelas atividades propostas?
- PRÁTICA SOCIAL FINAL:
O
que se espera deste projeto é o desenvolvimento das crianças nos
aspectos cognitivos e psicomotores, com ênfase nas brincadeiras e
musicalização.
Fazer
com que com as brincadeiras desenvolvam também a noção de regras,
limites e valores, importantes para o convívio com as outras
crianças.
.
10.
REFERÊNCIAS:
-ESCOLA,
Nossa. EDUCAÇÃO
INFANTIL. Programa
Escola Forte. Prefeitura de Chapecó-Secretaria da Educação
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