CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 100 h
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA PÓS GRADUADA EM CIÊNCIAS NATURAIS:
Silvia Fátima Bianchi
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO: 1 Bimestre
Tema:
CONVIVÊNCIA
JUSTIFICATIVA:
O
espaço escolar constitui um ambiente de convivência onde se
desenrolam as diversas relações entre a comunidade escolar, então,
nesta perspectiva de uma melhor convivência onde haja mais dialogo,
gentilezas, respeito, responsabilidade, tolerância e solidariedade é
que se enumeram ações que venham despertar estes sentimentos,
tornando esta Unidade Escolar mais sensível à busca de aperfeiçoar
nossa capacidade de convivência com nosso semelhante.
OBJETIVO
GERAL:
Oportunizar
ao aluno (a) um convívio com o outro com respeito, diálogo(...) e
solidariedade, estabelecendo um ambiente de aprendizagem, confiança
e crescimento pessoal com o outro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Trabalhar com os educandos a importância de valorizar o espaço escolar;
- Resgatar nos educandos o gosto e o prazer de aprender;
- Despertar o interesse por novos conhecimentos em todas as áreas;
- Compreender as células como estruturas vivas integrantes dos seres vivos, a organização celular e diferenciar a estrutura de uma célula animal de uma célula vegetal;
- Entender as formas de reprodução dos seres vivos, a biodiversidade e perceber as diferenças entre as espécies;
- Compreender os critérios para a organização dos seres vivos e entender o significado da nomenclatura científica;
- Compreender o que são biomas e como eles estão distribuídos no Brasil;
- Compreender como se organiza o reino animal e as principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados;
CONTEÚDOS:
- Respeito pelo outro e pelo espaço que é coletivo.
- Conhecimento escolar e sua importância na vida.
- Organização dos seres vivos
- Biodiversidade
- Os biomas brasileiros: fauna e flora
- Espécies e suas diferenças
- Classificação dos seres vivos
- Nomenclatura científica
- Os cinco reinos
- Reino animal: principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados
- Introdução aos invertebrados
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL:
Iniciar
com questionamentos como:
- Vocês sabem de que os seres vivos são formados?
- O que caracteriza um ser vivo?
- Qual a diferença entre uma pedra e um cachorro?
PROBLEMATIZAÇÃO:
-
Qual o grau de importância a escola tem para você?
-
Como você quer se sentir esse ano nessa escola?
-
O que você faz para ser importante aqui na escola e na comunidade?
-
O que forma os seres vivos?
-
Existe diferença entre os seres vivos?
-
Em que eles são diferentes?
-
Em que os cientistas e baseiam para classificar os seres vivos?
-
O que é habitat? E nicho ecológico?
-
Por que existe o nome científico?
-
Quais são os reinos dos seres vivos?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
-
Pesquisa na internet –
vídeos
-
Cartazes
-
Vídeos
-
Livros
AVALIAÇÃO
/ CATARSE:
A avaliação será feita através de
observações diárias das mudanças de atitudes, participação na
construção de cartazes e teatros propostos, produções escritas e
orais realizadas no decorrer das aulas, debates no grande grupo e
avaliações escritas realizadas nas respectivas disciplinas.
PRÁTICA
SOCIAL FINAL:
- Interação com outras disciplinas os conceitos estudados.
- Aplicação de novas posturas de interação entre a convivência e conceitos apropriados.
- Analisar e interagir na preservação dos diferentes ambientes e as formas de vida no planeta.
- Apresentação das produções realizadas;
- Observação e análise dos cartazes produzidos;
REFERÊNCIAS:
CANTO,
Eduardo Leite do. Ciências
Naturais: aprendendo com o cotidiano 6º ano. 3
ed. São Paulo: Moderna 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.