quarta-feira, agosto 15, 2012

CONVIVÊNCIA


CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 100 h
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA PÓS GRADUADA EM CIÊNCIAS NATURAIS: Silvia Fátima Bianchi
 DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1 Bimestre

Tema: CONVIVÊNCIA


JUSTIFICATIVA:

O espaço escolar constitui um ambiente de convivência onde se desenrolam as diversas relações entre a comunidade escolar, então, nesta perspectiva de uma melhor convivência onde haja mais dialogo, gentilezas, respeito, responsabilidade, tolerância e solidariedade é que se enumeram ações que venham despertar estes sentimentos, tornando esta Unidade Escolar mais sensível à busca de aperfeiçoar nossa capacidade de convivência com nosso semelhante.



OBJETIVO GERAL:

Oportunizar ao aluno (a) um convívio com o outro com respeito, diálogo(...) e solidariedade, estabelecendo um ambiente de aprendizagem, confiança e crescimento pessoal com o outro.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Trabalhar com os educandos a importância de valorizar o espaço escolar;
  • Resgatar nos educandos o gosto e o prazer de aprender;
  • Despertar o interesse por novos conhecimentos em todas as áreas;
  • Compreender as células como estruturas vivas integrantes dos seres vivos, a organização celular e diferenciar a estrutura de uma célula animal de uma célula vegetal;
  • Entender as formas de reprodução dos seres vivos, a biodiversidade e perceber as diferenças entre as espécies;
  • Compreender os critérios para a organização dos seres vivos e entender o significado da nomenclatura científica;
  • Compreender o que são biomas e como eles estão distribuídos no Brasil;
  • Compreender como se organiza o reino animal e as principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados;

CONTEÚDOS:

  • Respeito pelo outro e pelo espaço que é coletivo.
  • Conhecimento escolar e sua importância na vida.
  • Organização dos seres vivos
  • Biodiversidade
  • Os biomas brasileiros: fauna e flora
  • Espécies e suas diferenças
  • Classificação dos seres vivos
  • Nomenclatura científica
  • Os cinco reinos
  • Reino animal: principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados
  • Introdução aos invertebrados


PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

Iniciar com questionamentos como:
  • Vocês sabem de que os seres vivos são formados?
  • O que caracteriza um ser vivo?
  • Qual a diferença entre uma pedra e um cachorro?

PROBLEMATIZAÇÃO:
- Qual o grau de importância a escola tem para você?
- Como você quer se sentir esse ano nessa escola?
- O que você faz para ser importante aqui na escola e na comunidade?
- O que forma os seres vivos?
- Existe diferença entre os seres vivos?
- Em que eles são diferentes?
- Em que os cientistas e baseiam para classificar os seres vivos?
- O que é habitat? E nicho ecológico?
- Por que existe o nome científico?
- Quais são os reinos dos seres vivos?



INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Pesquisa na internet – vídeos
- Cartazes
- Vídeos
- Livros


AVALIAÇÃO / CATARSE:
A avaliação será feita através de observações diárias das mudanças de atitudes, participação na construção de cartazes e teatros propostos, produções escritas e orais realizadas no decorrer das aulas, debates no grande grupo e avaliações escritas realizadas nas respectivas disciplinas.


PRÁTICA SOCIAL FINAL:
  • Interação com outras disciplinas os conceitos estudados.
  • Aplicação de novas posturas de interação entre a convivência e conceitos apropriados.
  • Analisar e interagir na preservação dos diferentes ambientes e as formas de vida no planeta.
  • Apresentação das produções realizadas;
  • Observação e análise dos cartazes produzidos;

REFERÊNCIAS:

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano 6º ano. 3 ed. São Paulo: Moderna 2009.

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