quarta-feira, agosto 15, 2012

CONSTRUINDO BRINCADEIRAS


 NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC
CURSO PARA PROFESSORES
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 100h


PROJETO EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL PE-TE-CA
TURMA: PRÉ- ESCOLAR MATUTINO
PROFESSORA: LUCIA MISSEL
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: UM MÊS

TEMA “Construindo brincadeiras e jogos de raciocínio lógico matemático’’
  1. Justificativa:
A Matemática faz parte da vida, do dia-a-dia e coloca as crianças para pensar através de atividades que envolvem o seu cotidiano, as suas brincadeiras e a sua rotina. Ela é real e não abstrata como muitos pensam. Há muitos jogos que podem ser feitos para trabalhar com a Matemática o mais importante é usar a criatividade, adaptar, criar, pois renovar é essencial na vida de qualquer ser humano, trabalhar com ela requer raciocínio e criatividade.
  1. Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico matemático estabelecendo relações entre conceitos numéricos, ordem numéricas, através de expressão verbal, gráfica e jogos matemáticos, desenvolvendo o raciocínio e a criatividade.
  1. Objetivos específicos:  Pensando nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua contagem oral fazendo relação com quantidades.
    • Vivenciar situações onde o uso e a prática social da matemática estejam presentes; desenvolvendo o raciocínio e criatividade.
    • Ajudar a criança a planejar, relacionar, comparar, classificar e contar; para que ela amplie seus conceitos numéricos.
    • Ampliar o repertório de situações didáticas propostas pelos professores usando como atividades: jogos, literatura infantil, brincadeiras infantis (parlendas e cantigas), situações-problema e confecção de jogos. Onde ela estabeleça relações matemáticas através das expressões orais e gráficas.
    • Construir jogos matemáticos e brincadeiras que envolvam números a ordem numérica, a contagem, grandezas e quantidade.
  2. Conteúdo:
  • Sequência numérica;
  • Identificação do numeral;
  • Noção de quantidade;
  • Relação número e unidade.


  1. Problematização:



Como desenvolver o raciocínio lógico matemático e estabelecer relações entre conceitos numéricos, ordem numéricas, através de expressão verbal, gráfica e jogos matemáticos, desenvolvendo o raciocínio e a criatividade?

  1. Pratica social inicial:
As crianças demonstram curiosidade em relação aos números, conhecem alguns números e já contam, porém alguma não tem sequencia nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua contagem oral fazendo relação com quantidades.cia e não conseguem ainda fazer relação de quantidade.


  1. Instrumentalização:
    • Utilizar material reciclável para construir jogos matemáticos e brincadeiras que envolvam números a ordem numérica, a contagem, grandezas e quantidade. Desenvolvendo o raciocínio.
    • Desenvolver técnicas artísticas que auxiliem as crianças nas suas produções e na relação dos números com o registro da ordem numérica, ampliando seus conceitos numéricos.
    • Utilizando de diferentes jogos e brincadeiras desenvolver o raciocínio lógico, bem como a ordenação numérica.
  2. Avaliação:
Espera-se que as crianças atinjam os objetivos propostos e demonstrem ao longo do processo, com registros e manifestações, se houve a elaboração e execução da construção de jogos matemáticos e brincadeiras que envolvam números, ordem numérica,a contagem, grandezas e quantidade.


  1. Prática social final:
       Algumas crianças conseguiram fazer a contagem numérica em sequência observadas nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua contagem oral fazendo relação com quantidades.



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