NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC
CURSO PARA PROFESSORES
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 100h
PROJETO EDUCACIONAL
CENTRO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL PE-TE-CA
TURMA:
PRÉ- ESCOLAR MATUTINO
PROFESSORA:
LUCIA MISSEL
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO: UM MÊS
TEMA “Construindo brincadeiras e jogos de
raciocínio lógico matemático’’
- Justificativa:
A Matemática faz parte da vida, do dia-a-dia e coloca
as crianças para pensar através de atividades que envolvem o seu
cotidiano, as suas brincadeiras e a sua rotina. Ela é real e não
abstrata como muitos pensam. Há muitos jogos que podem ser feitos
para trabalhar com a Matemática o mais importante é usar a
criatividade, adaptar, criar, pois renovar é essencial na vida de
qualquer ser humano, trabalhar com ela requer raciocínio e
criatividade.
- Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico matemático
estabelecendo relações entre conceitos numéricos, ordem numéricas,
através de expressão verbal, gráfica e jogos matemáticos,
desenvolvendo o raciocínio e a criatividade.
- Objetivos específicos: Pensando nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua contagem oral fazendo relação com quantidades.
- Vivenciar situações onde o uso e a prática social da matemática estejam presentes; desenvolvendo o raciocínio e criatividade.
- Ajudar a criança a planejar, relacionar, comparar, classificar e contar; para que ela amplie seus conceitos numéricos.
- Ampliar o repertório de situações didáticas propostas pelos professores usando como atividades: jogos, literatura infantil, brincadeiras infantis (parlendas e cantigas), situações-problema e confecção de jogos. Onde ela estabeleça relações matemáticas através das expressões orais e gráficas.
- Construir jogos matemáticos e brincadeiras que envolvam números a ordem numérica, a contagem, grandezas e quantidade.
- Conteúdo:
- Sequência numérica;
- Identificação do numeral;
- Noção de quantidade;
- Relação número e unidade.
- Problematização:
Como desenvolver o raciocínio lógico matemático e
estabelecer relações entre conceitos numéricos, ordem numéricas,
através de expressão verbal, gráfica e jogos matemáticos,
desenvolvendo o raciocínio e a criatividade?
- Pratica social inicial:
As crianças demonstram curiosidade em relação aos
números, conhecem alguns números e já contam, porém alguma não
tem sequencia nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua
contagem oral fazendo relação com quantidades.cia e não conseguem
ainda fazer relação de quantidade.
- Instrumentalização:
- Utilizar material reciclável para construir jogos matemáticos e brincadeiras que envolvam números a ordem numérica, a contagem, grandezas e quantidade. Desenvolvendo o raciocínio.
- Desenvolver técnicas artísticas que auxiliem as crianças nas suas produções e na relação dos números com o registro da ordem numérica, ampliando seus conceitos numéricos.
- Utilizando de diferentes jogos e brincadeiras desenvolver o raciocínio lógico, bem como a ordenação numérica.
- Avaliação:
Espera-se que as crianças atinjam
os objetivos propostos e demonstrem ao longo
do processo, com registros e manifestações, se houve a elaboração
e execução da construção de jogos matemáticos e brincadeiras
que envolvam números, ordem numérica,a contagem, grandezas e
quantidade.
- Prática social final:
Algumas crianças conseguiram fazer a contagem numérica
em sequência observadas nos jogos e brincadeiras, bem, como na sua
contagem oral fazendo relação com quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.