terça-feira, agosto 14, 2012

Entre no Mundo da Música


ENTRE NO MUNDO DA MÚSICA

IDENTIFICAÇÃO:

Turma: Berçário Integral Faixa Etária: 0 a 2 anos

Professor Regente: Daniela Dalla Vecchia

Período de Realização: 2 meses

JUSTIFICATIVA:
   Durante o trabalho realizado na turma do Berçário e estudos sobre esta faixa etária, percebi o grande interesse que os bebês têm por músicas, barulhos e sons, pois eles procuram em sala de aula objetos que produzem sons para brincar, como: garrafas, latas e outros objetos de sucatas, além disso, apreciam muito os brinquedos musicais. Quando cantamos para eles a sua atenção volta para o som que estamos emitindo e em seguida logo vem um sorriso e um gesto.
         Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: sentar, engatinhar, caminhar, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, tudo isso em um espaço curto de tempo e a música contribui muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.
Assim, justifico a escolha da música como tema de meu projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acredito que através da exploração da linguagem musical, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores no seu desenvolvimento integral.

OBJETIVO GERAL:
  • Proporcionar atividades lúdicas e prazerosas de aprendizado sobre a linguagem musical, integrando as diversas áreas do conhecimento, proporcionado canções musicais variadas, contemplando seu desenvolvimento integral da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a
    imaginação e a coordenação motora, através da música;
  • Aprimorar a linguagem oral através da musicalidade;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
  • Produzir sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos;
  • Utilizar diferentes tipos de sucatas como fonte de produção sonora e musical;
  • Participar de atividades que integrem músicas e histórias;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva.
    CONTEÚDOS:
  • Artes visuais;
  • Linguagem oral;
  • Musica;
  • Gestos;
  • Expressão corporal;
  • Dança.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
O grande interesse das crianças por musica vai alem de somente curtir e dançar mas sim, movimentar-se em sala para seu próprio reconhecimento do corpo com musicas variadas e que nomeiam partes do corpo e também expressam suas necessidades através de gestos e necessidades.
PROBLEMATIZAÇÃO
  • Como podemos tornar significativo as experiências e aprendizagens com a musica em sala de aula, que contemple o desenvolvimento integral das crianças, através da música.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
  • Ouvir e cantar musicas de diferentes ritmos;
  • Manusear revistas, encartes, livros de papel...;
  • Massa de modelar;
  • Musicas em diferentes sons;
  • DVDs de historias infantis cantadas;
  • DVDs de musicas variadas;
  • Organizar a rotina conforme o tema trabalhado;
  • Atividades com balões, bolas, brinquedos de encaixe;
  • Jogos de montar;
  • Painéis com tinta guache;
  • Dançar de diferentes ritmos;
  • Confeccionar instrumentos musicais com sucata;
  • Brincadeiras de roda cantada;
  • Histórias com fantoches;
AVALIAÇÃO:
A avaliação é realizada de forma continua durante o processo educativo e no decorrer das atividades do projeto, e nas atividades de rotina.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Espera-se através desse projeto , que as crianças consigam ampliar suas capacidades de se expressar e interagir mais e melhor no coletivo e no seu desenvolvimento integral através da musica.
REFERÊNCIAS:
Currículo da educação infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.