segunda-feira, setembro 24, 2012

A nova sociedade tecnológica e as infuência na educação brasileira


A nossa nova sociedade tecnológica e as inflencias
na educação brasileira
Alessandro Ribeiro de Mello
Graduado em Educação Física
Pós Graduado em Treinamento Esportivo


Uma pergunta que não quer calar e não sai da cabeça e da vida dos professores: os professores serão um dia trocados pelas máquinas? Será que não deremos mais aulas para os nossos alunos? Essas perguntas estão quase sendo respondidas por completo, de certa forma, às tecnologias (máquinas), estão muito presente na nossa vida. Mas não se deve pensar que elas vieram para nos substituir e sim para nos auxiliar, em nosso trabalho, para um maior aprendizado e muito mais prazeroso.
A grande dificuldade e o grande medo das tecnologias de certa forma está muito presente no dia dos professores que não se preparam e muito menos se qualificam para essa mudança, a educação, a forma de ensinar está mudando mais muitos profissionais ficam desatualizados e acomodados, dizendo isso não vai dar certo, irá voltar como era antes, mais felizmente isso não irá voltar mais.
O problema é que o ser humano geralmente tem medo do novo, e se eu não tenho conhecimento e mais fácil dizer que não dará certo, isto mais tranquilo do que ir buscar mais conhecimento sobre tecnololgia, essa tecnologia veio pra ficar, e para nos auxiliar para dar-mos aulas que jamais imaginamos, quem a 10 anos atraz imaginava dar aula com slides no multi midia ou data show fazendo animações e sons em tempo real. Ou conversar e trocar idéia sobre o que um professor está trabalhando através do correio eletrônico ou msn, ou procurar texto em blog em tempo real.
Não seremos substituidos pelas máquinas em sala, continuaremos tendo nossos trabalhos, o que deixará de existir é o nosso antigo eu de trabalhar, sendo profissionais muito mais competentes e com aulas muito mais elaboradas e vendo nossos alunos aprendendo com amis satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.