quarta-feira, setembro 26, 2012

As tecnologias entram e o professor sai?

      Não é  comum pararmos para refletir sobre o futuro da nossa profissão, o professor. Estamos sempre atarefados nas organizações diárias, tarefas de casa (provas, trabalhos, família) e poucas vezes paramos para pensar :o que acontecerá com o professor com a entrada da tecnologia em nossas escolas?
       Acredito de forma simples e segura que o professor não está com os dias contados como muitos sentem medo. O que está contado, são os dias de aulas monótonas e expositivas, sem qualquer "brilho" e "cor".
       Os alunos de hoje estão na era digital e necessitam das tecnologias para se comunicarem e aprenderem. O papel do professor é de mediar essas mídias, traze-las para a sala de aula e ensinar os seus alunos a utilizarem-se delas para que suas aulas fiquem mais dinâmicas e atraentes.
       Os jovens de hoje querem discutir, argumentar e não tem muita "paciência" para escutar, embora acredito que esta é uma prática que deveria ser mais  exercitada. Tudo acontece muito rápido e nós professores precisamos estar atentos e interligados com nossos alunos, só assim o aprendizado irá acontecer.
        O desafio de uma escola aberta ao diálogo, utilizando-se das tecnologias a favor do professor em sala de aula, está lançado já a algum tempo. Precisamos entender que nossos alunos estão nascendo em uma era digitalizada que se modifica todos os dias. A cada dia que passa são novas atualizações e o que era bom ontem, hoje se torna obsoleto.
       O professor não saírá com a entrada das tecnologias, se este souber utiliza-las a seu favor. A máquina não é capaz de transmitir sentimentos, carinho, de ter paciência, mas tem o papel de nos ajudar e ajudar nossos alunos a aprenderem cada vez mais. 
        E você colega professor, está preparado?

     
Melissa Borges da Silva
Curso Proinfo 40h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.