quarta-feira, setembro 26, 2012

As novas tecnológicas e sua influência na educação

As novas tecnológicas e sua influência na educação
                                                                                 Daiane Bortolosso
                                                                                 Graduada em Artes Visuais
                                                                               Pós Graduado em Criatividade: Arte e Tecnologia

 
            A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida seja ela, no aparelho de som, na televisão até mesmo em uma simples máquina de lavar roupa, a máquina está cada vez mais avançada e nem todos conseguimos acompanhar estes avanços tecnológicos, no entanto, nos perguntamos: nós como professores seremos substituídos por um computador? Este objeto que parecia tão distante de nós há pouco tempo atrás, depois de adepto a nossa vida nos faz de escravos da tecnologia, pois quando aprendemos a viver com ela não nos imaginamos mais sem. Então porque mesmo sabendo que esta veio como uma ferramenta de auxílio para nosso trabalho nos parece um “bicho de sete cabeças”? Porque temos tanto medo dela? Será que nos julgamos tão incapazes que não nos desafiamos a trazê-la para uma sala de aula?
           O computador, a internet pode transformar aquela aula que julgamos chata em uma aula divertida para os alunos e para nós mesmos, basta sabermos usá-la. Um simples vídeo, ou até mesmo uma aula expositiva com imagens transforma nossa aula chata em divertida e principalmente diferente, o que prende a atenção dos educandos e os traz uma ferramenta moderna de aprendizagem.
           A internet é ainda um tema que gera muitos questionamentos na educação, principalmente referente a segurança no acesso, por isso precisamos de mediadores para transmitir conhecimento, então será que nós professores seremos mesmo substituídos por computador? E quem irá auxiliar essas crianças no acesso ao conhecimento? Ninguém consegue aprender sozinho, nem mesmo um curso a distância não sobrevive sem mediador. Por isso precisamos perder o medo e trazer essas tecnologias a nosso favor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.