segunda-feira, setembro 24, 2012

A Sociedade e Suas Novas Tecnologias Um Contexto na Educação. Maríndia de Lima.


De acordo com estudiosos da Pedagogia, o ser humano é o único ser vivente com capacidade de raciocinar e repassar para a sua descendência os seus conhecimentos adquiridos no decorrer do sua própria existência. Nascemos e fomos introduzidos nessa nossa sociedade com seus valores e costumes, com suas regras de convivência uns com os outros. No entanto aprendemos que o nosso planeta é redondo e assim como a vida as nossas aprendizagens se interlaçam uma com a outra, pelo menos é isso que nos apresentam enquanto pequenos.
Mas esquecem que o ser humano é o único que ser que tem capacidade de aprender e modificar um determinado conhecimento, pois é o único ser existente que se modifica tanto fisicamente como mentalmente e assim como o planeta não é redondinho e nem perfeito e sim está em transformação e progressão.
Ser professor não é e nem nunca foi uma tarefa simples, pois é uma das únicas profissões onde ele professor trabalha com o sujeito nas suas mais diversas fases da vida, pode ser ela desde a infância até a velhice. Por ser uma profissão difícil e desafiadora requer ao professor enquanto profissional e educador se modificar, pensar, raciocinar, mediar e filtrar as diversas informações que o mundo oferece aos sujeitos em aprendizagens e ao mesmo tempo fazer a ponte das informações em determinados conhecimentos úteis na sociedade na qual esse sujeito vive.
Educar e mediar o conhecimento na escola sempre foi obrigação do professor, pois de acordo com nossos pais: “Estudar garantiria ao filho um futuro bom tanto pessoalmente quanto profissionalmente”, pelo menos foi isso que a minha geração aprendeu com a sua família isso nas décadas de 80, 90, 2000 até os dias de hoje. Já enquanto professora hoje como sou, fundamentada nesse conhecimento que estudar garantiria um futuro adequado, percebo que de fato isso é uma verdade, mas não é garantia pois é você mesmo enquanto ser humano que filtra as suas próprias informações e a transforma em conhecimento. Claro que é necessário as pessoas para mediar essas informações, pois o ser humano se transforma e modifica através dos mesmos, mas porém para o professor isso é um enorme desafio, pois principalmente para os professores que se baseavam na Pedagogia do amor, pedagogia tradicional e enfim para todas as pedagogias onde o foco principal era repassar conhecimento e fazer com que seu aluno adquirisse e compreende se os mesmos na sua vida.
Televisão, rádio, livros eram apre-tejos que somente poucos tinham em sua casa e assim ficava mais difícil se ter informações e conhecimentos, porém o que diferencia hoje é que as informações estão estourando que nem pipoca e fica muito difícil ao professor separar o sabor entre essas pipocas, pois algumas são salgadas e outras são doces ou seja informação não é sinônimo de conhecimento. Penso porém logo existo como dizia os educadores, não se tem como substituir o ser humano, muito menos o professor, pois temos capacidade de criar máquinas e novas mídias e ao mesmo tempo interagir e melhorar o que já foi criado, mas cabe a cada um de nós aprender uns com os outros e ao mesmo tempo ensinar, pois o professor não é uma fonte onde se bebe o saber, ele é um ser humano e enquanto ser humano se modifica, aprende e interage um com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.