quarta-feira, setembro 26, 2012

O computador vai substituir o professor?

-->
O computador vai substituir o professor?
                                                                      ROSANGELA SCHRODER
                                                                      PEDAGOGA

-->
O senso comum diz que o computador irá substituir o professor. Será pelo medo deste acontecimento que os nossos professores travam esta mudança?
Por outro lado, a utilização das novas tecnologias por parte dos professores, pode-lhes permitir preparar aulas muito mais motivadoras e dinamicas para os alunos.
O professor do futuro terá que ser capaz de acompanhar o aluno na utilização deste instrumento, normalmente tão familiar ao aluno.
É preciso pararmos para refletirmos sobre nossa postura frente a todas essas mudanças. Substituição essa que se dá em coisas novas como aulas mais motivadoras interativas, criação de espaços para arte, poesia, diálogo cooperativo, partilha de saberes, etc.
Cabe a nós criarmos uma escola mais feliz e motivada, onde todos estejam conectados e não sejamos apenas aluno X professor, transmissor X receptor, e sim mestres por excelência.
O computador substituir o professor? é uma situação impossível, a relação professorXalunos vai muito além de uma descarga de informações e também de carinho e afetividade e imaginar uma máquina demonstrando qualquer emoção e até engraçado.
O computador e todas as inovações tecnológicas são muito útil para as escolas para e educação em si, mas apenas para auxiliar o professor em suas pesquisas para ampliar seus conhecimentos e nunca para substituir um profissional que em muitos casos e professor, mãe, psicólogo e muito mais.
Desejo que um dia cheguem ao mesmo patamar de desenvolvimento e que o computador, professor, aluno e a educação evoluam e caminhem juntos um ajudando o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.