segunda-feira, setembro 24, 2012

A tecnologia vai substituir os mestres? Roni Figueiró



A tecnologia vai substituir os mestres?

 
É interessante saber que o computador pode fazer toda a parte burocrática que é transformar nossa aula expositiva e massante em aulas interativas de multimídia e hipertextos.
Acredito que mesmo com todas essas alternativas para melhorar a metodologia de ensino e a forma de ver o aluno, ou seja, passar a aprender com o aluno, o professor ainda precisa ser visto como uma autoridade dentro da sala e ser respeitado (lembrando que uma autoridade e não autoritário), apesar de que o professor não é dono da verdade absoluta e é um ser humano normal com seus erros e defeitos; é essa a ideia que devemos passar durante o processo de ensino-aprendizagem, termos em mente que ambas partes aprendem um com o outro, mas sempre prevalecendo a autoridade e o controle da sala pelo professor, é claro.
O computador jamais substituirá o professor como ser pensante, crítico, atuante e formador de opiniões. Ele vem a ser apenas uma nova mídia tecnológica que veio pra acabar com a mesmice da sala de aula, há quem diga que se um professor do século XIX viesse visitar uma sala de aula hoje ele se sentiria em casa, pois não mudou nada ao longo de dois séculos.
E se o professor do século XIX viesse visitar uma aula com todas as tecnologias, será que ele se sentiria bem?
Fica a pergunta...???
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.