PREFEITURA
MUNICIPAL DE CHAPECÓ
CEIM
CARMEN PELIZZA
PROFESSORA:
TANIA ROSA MARSSONA
VANESSA
G. LAVINICKI
BRINCANDO E CANTANDO COM O CORPO
JUSTIFICATIVA:
NA
EDUCAÇÃO INFANTIL A CRIANÇA NECESSITA SOCIALIZAR-SE COM O MUNDO A
SUA VOLTA E COM O OUTRO, POIS ATRAVÉS DO SEU CORPO ELA INTERAGE
EXPRESSANDO SUAS VIVÊNCIAS, NECESSIDADES, INTERESSES E SENTIMENTOS.
A
NECESSIDADE DE TRABALHAR ESSE TEMA SURGIU DA OBSERVAÇÃO DAS
DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, NAS QUAIS AS CRIANÇAS ESTABELECEM
RELAÇÕES UMAS COM AS OUTRAS E EXPRESSAM SUA SATISFAÇÃO OU
INSATISFAÇÃO. DIANTE DISSO ESSE PROJETO VAI ABORDAR UM MAIOR
CONHECIMENTO DO SEU CORPO, CUIDADOS QUE DEVEMOS TER, FAZENDO RELAÇÃO
DA NOÇÃO CORPORAL E ESPACIAL.
OBJETIVO
GERAL:
- CONSTRUIR COM AS CRIANÇAS A NOÇÃO CORPORAL, IDENTIFICANDO SUAS PARTES, FUNÇÕES, LIMITES E CUIDADOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- 1-IDENTIFICAR QUAIS SÃO AS PARTES DO CORPO, SUAS FUNÇÕES PARA MAIOR CONHECIMENTO DE COMO SOMOS;
- 2-RECONHECER AS NECESSIDADES BÁSICAS DO NOSSO CORPO (HIGIENE) PARA COMPREENDER SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA SAÚDE;
- 3-IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE REALIZAR ESCULTURAS E MODELAGEM A FIM DE RECONHECER AS DIFERENTES PARTES DO SEU CORPO E DO OUTRO
- 4-DESENVOLVER O GOSTO PELA DANÇA EXPLORANDO OS DIFERENTES MOVIMENTOS AMPLIANDO A COORDENAÇÃO MOTORA;
- 5-IDENTIIFICAR FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES RELACIONANDO-AS COM OBJETOS E BRINQUEDOS DO NOSSO COTIDIANO E COM AS PARTES DO NOSSO CORPO;
- 6-PERCEBER AS DIFERENÇAS DO SEU CORPO E DO CORPO DO OUTRO PARA DESENVOLVER UMA AUTO-IMAGEM POSITIVA DE SI MESMA DIFERENCIANDO GÊNERO MASCULINO E FEMININO;
CONTEÚDOS
- 1-ESTRUTURA E PARTES DO CORPO E SUAS FUNÇÕES;
- 2-HIGIÊNE DO CORPO;
- 3-ESCULTURA E MODELAGEM;
- 4-DANÇA;
- 5-FORMAS GEOMÉTRICAS;
- 6-GÊNERO
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL
- AS CRIANÇAS SABEM QUE POSSUEM UM CORPO, MAS DESCONHECEM SUAS PARTES E FUNÇÕES;
- TODOS SABEM QUE DEVEMOS LAVAR AS MÃOS, MAS NÃO COMPREENDEM O PORQUE DA NECESSIDADE DE CONSTRUIR ESSES HÁBITOS DE HIGIENE;
- EM SEUS DESENHOS E MODELAGEM A MAIORIA AINDA NÃO APRESENTA FORMA APROXIMADA DO REAL.
- ESBARRAM UNS NOS OUTROS, CAEM E ÁS VEZES SE MACHUCAM;
- AS CRIANÇAS VÊM MUITAS FORMAS GEOMÉTRICAS NO SEU DIA A DIA MAS NÃO SABEM O PORQUE DAS DIFERENTES FORMAS NOS OBJETOS;
PROBLEMATIZAÇÃO
- PORQUE É IMPOTANTE CONSTRUIR A NOÇÃO CORPORAL, DESTACAR AS PARTES E O LIMITES QUE NOSSO CORPO PRECISA TER PARA INTERAGIR E PARA SE LOCOMOVER COM SEGURANÇA;
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- 1- LEVAR O ESQUELETO PARA A SALA DE AULA A FIM DE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM COMO O NOSSO CORPO É FORMADO;
- 1-DESENHO INDIVIDUAL DO CORPO ATRAVÉS DE DIFERENTES RECURSOS (RECORTE, COLAGEM );
- 1-CONTAR A HISTÓRIA “EU SOU ISSO”;
-
- 1-ILUSTRAR A HISTÓRIA COM PEDAÇOS DE PAPEL;
- 1-COLORIR AS PARTES DO CORPO E MONTAR IDENTIFICANDO ONDE CADA PARTE SE ENCAIXA;
- 2-FAZER UMA CAIXA SURPRESA COM: ESCOVA DENTAL, CREME DENTAL, PENTE, PAPEL TOALHA, PAPEL HIGIÊNICO PARA QUE AS CRIANÇAS COLQUEM A MÃO E ADIVINHEM O QUE TEM DENTRO DA CAIXA;
- 2-APÓS FAZER O DEBATE DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DESSE MATERIAL;
- 2-MÚSICA DA XUXA – “ESCOVAR OS DENTES”;
-
-
- 2-COLORIR A GRAVURA DE UMA CRIANÇA ESCOVANDO OS DENTES;
- 2- MÚSICA DO BANHO DE “PATATI PATATÁ”;
- 2-CANTAR A MÚSICA: DEPOIS DO BANHO PEGO A TOALHA, E NUM SEGUNDO VOU ME ENXUGAR,
SÃO
PÉS, JOELHOS, BRAÇOS, PERNAS, ......... TUDO, TUDO PRA ME ENXUGAR.
- 2-COLORIR O DESENHO COM UMA CRIANÇA TOMANDO BANHO;
- 2-MONTAR UM PAINEL COM OS HÁBITOS DE HIGIENE;
- 2-BOLHA DE SABÃO – GALINHA PINTADINHA;
- CONTAR A HISTÓRIA “ UM BEBÊ EM FORMA DE GENTE;
- 3- MODELAGEM DO CORPO COM ARGILA ONDE CADA UM FAZ SEU CORPO E DEPOIS VAMOS COLORIR COM TINTA.
- 3- UTILIZAR O QUEBRA CABEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDAM ONDE ESTÁ CADA PARTE DO CORPO;
- 3-FAZER UMA BONECA DE PANO;
- 3-APÓS A CONFECÇÃO, ESCOLHER O NOME DA BONECA, ORGANIZAR UMA AGENDA E UM CRONOGRAMA DE PASSEIO PARA ELA, CADA CRIANÇA LEVARÁ A BONECA COM UMA FOLHA EXPLICANDO A ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA E O DIÁRIO PARA QUE FAÇAM O REGISTRO DAS ATIVIDADES FEITAS COM A NOVA AMIGA DA SALA.
- 3-BRINCAR E DESENHAR O CONTORNO DO CORPO DO AMIGO NA CALÇADA COM GIZ;
- 3-RECORTE E COLAGEM DO CORPO: PROCURAR EM REVISTAS AS PARTES DO CORPO E RECORTAR (CABEÇAS, TRONCOS, MEMBROS, METADES) INCENTIVAR AS CRIANÇAS DESENHAREM O QUE FALTA PARA COPLETAR O CORPO;
- 4-DANÇAR A MÚSICA “CABEÇA, OMBRO, TRONCO E PÉ” PARA QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM AS PARTES DO CORPO DE FORMA LÚDICA;
- 4-OUVIR E CANTAR A MÚSICA “LEVANTAR UM BRAÇO, LEVANTAR O OUTRO, FAZER BAMBOLEIO E MEXER O PESCOÇO;
- HISTÓRIA “EU ME MEXO”;
- BRINCADEIRA: ESTÁTUA;
- 4-MÚSICAS SOBRE O CORPO:
- MEU CORPO;
- COM UMA MÃO NA CABEÇA, A OUTRA NA CINTURA;
- 4-CANTAR AS MÚSICAS
- TUMBA-LA-CATUMBA;
- BONECO DE LATA (MODIFICADA);
- ‘’A MINHA AMIGA DE BARBANTE BATEU A CABEÇA NO CHÃO, AJUDE ELA AGORA PRA NÃO PRECISAR DE OPERAÇÃO. CARINHO AQUI PRA FICAR BOM.
A
MINHA AMIGA DE BARBANTE BATEU COM O TRONCO NO CHÃO, AJUDE ELA AGORA
PRA NÃO PRECISAR DE OPERAÇÃO. “CARINHO AQUI CARINHO AQUI PRA
FICAR BOM.” CONTINUAR EXPLORANDO AS OUTRAS PARTES DO CORPO COMO
BRAÇOS, PERNAS, PÉS...
- 5-CONTAR A HISTÓRIA “A MENINA DAS BORBOLETAS”;
- 5-EXPLORAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM DOBRADURAS;
- 5-CONSTRUÇÃO DO CORPO COM FORMAS GEOMÉTRICAS;
- 5-FAZER UM CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS E CONTAR QUANTAS FORMAS PRECISAMOS PARA MONTAR O CORPO;
- 5-FAZER UM PAINEL COM OS BONECOS MONTADOS COM AS PEÇAS GEOMÉTRICAS;
- 6-CONTAR A HISTÓRIA MENINA NÃO ENTRA, ENFATIZANDO QUE MENINOS E MENINAS PODEM BRINCAR COM OS MESMOS BRINQUEDOS E AS MESMAS BRINCADEIRAS;
- 6-COLORIR OS CORPOS NUS DO MENINO E DA MENINA;
- 6-DESENHAR NO PAINEL O CONTORNO DO CORPO DE UM MENINO E DE UMA MENINA, CONFECCIONANDO AS ROUPAS E CALÇADOS PARA QUE AS CRIANÇAS VISUALIZEM EM TAMANHO REAL O CORPO, AS DIFERENÇAS E AS PARTES;
- 6- COM A HISTÓRIA “SER MENINA”;
- DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS DE SER MENINO E DE SER MENINA;
- MONTAR UMA MENINA E UMA MENINA COM RECORTES E GRAVURAS;
AVALIAÇÃO
A
VALIAÇÃO DAR-SE-Á ATRAVÉS DE REGISTROS E OBSERVAÇÕES DAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, ANALISANDO SE ESTAS CONTRIBUIRAM PARA AS
CRIANÇAS:
- RECONHECEM AS PARTES DO CORPO;
- PERCEBEM AS DIFERENÇAS FÍSICAS DO CORPO BEM COMO O GÊNERO;
- ADQUIRIRAM OS PRINCIPAIS HÁBITOS DE HIGIENE;
- SE SEUS DESENHOS COMEÇARAM ADQUIRIR FORMA;
- RECONHECEM ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS
PRÁTICA
SOCIAL FINAL
AO
TÉRMINO DESTE PROJETO ESPERO QUE AS CRIANÇAS:
- IDENTIFIQUEM AS PARTES DO CORPO;
- SEUS DESENHOSSOBRE O CORPO COMECEM A TER FORMAS MAIS DEFINIDAS;
- QUE PASSEM A TER HÁBITOS DE HIGIENE;
- PERCEBAM AS DIFERENÇAS DO CORPO DOS MENINOS E DAS MENINAS;
- PERCEBAM QUE OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NO DIA A DIA TEM FORMA;
Bolha de Sabão
(tcha tcha)
Ah, ah, ah, tigum
Bolha de Sabão
Ah, ah, ah, tigum
Banho é muito bom (2x)
Ah, ah, ah, tigum
Bolha de Sabão
Ah, ah, ah, tigum
Banho é muito bom (2x)
Cotovelo, o
joelho,
tornozelo e o nariz
Uma orelha, outra orelha
quanta espuma que eu fiz
tornozelo e o nariz
Uma orelha, outra orelha
quanta espuma que eu fiz
REFRÃO
O cabelo, o
pescoço
tem um pé e tem mais um
O bracinho, o sovaquinho,
a barriga e só falta o bumbum.
tem um pé e tem mais um
O bracinho, o sovaquinho,
a barriga e só falta o bumbum.
Brincadeira na
sujeira
que gostoso é brincar
Não estressa, não esquenta
que depois é só esfregar
que gostoso é brincar
Não estressa, não esquenta
que depois é só esfregar
REFRÃO
Que cheiroso, que
gostoso
que vontade de acertar
Tão fofinho, já limpinho,
já tá pronto pra nanar.
que vontade de acertar
Tão fofinho, já limpinho,
já tá pronto pra nanar.
Bolha de
sabão
bainho tomado, que cheirinho bom
bainho tomado, que cheirinho bom
bainho tomado, que cheirinho bom
bainho tomado, que cheirinho bom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.