professora:
katya c k Bertollo
Justificativa:
Percebendo o interesse das crianças no momento em que
temos contação de história e no momento do manuseio de livros e do
olhar encantado que elas passam cotidianamente e sabendo que o mundo
infantil necessita de atividades significativas, alegres, criativas,
prazerosas e divertidas, que venham de encontro com a construção
integral da criança e que contemple a necessidade de cada um,
pensou-se em trazer para a sala de aula a contação, a narração e
leitura de histórias. Sabendo que a literatura infantil é fonte
prazerosa para trabalharmos as diferentes linguagens, justificamos
este projeto.
Objetivo
Geral:
- Desenvolver nas crianças a vivencia do mundo imaginário e da fantasia através das histórias, trabalhando os clássicos da literatura infantil,
Objetivos
específicos:
- Desenvolver nas crianças valores e atitudes como o respeito, o amor, a solidariedade, a honestidade, a bondade e o perdão,a partir das histórias da literatura infantil;
- Fazer o resgate de algumas histórias que nossos avós contavam para que desenvolvam o gosto e o hábito de ouvir e contar histórias;
- Desenvolver a leitura de imagens para que estimulem as capacidades de criação, imaginação e expressão corporal;
- Conhecer situações lúdicas através de histórias, filmes infantis, dramatizações, musicas e dança para que vivenciem o mundo imaginário da fantasia;
- Explorar através das histórias: cores, quantidades, tamanhos, formas e texturas para que desenvolvam sua aprendizagem;
Conteúdos
:
Leitura
textual(histórias); músicas/ritmos; histórias; desenhos/pintura;
literatura infantil; filmes e jogos.
História:
Chapeuzinho vermelho
Jogos
da história:
Música:
chapeuzinho vermelho
Prática
social inicial:
- As crianças reconhecem os personagens das histórias; já imitam a leitura das histórias; contam histórias para seus colegas; no entanto necessitam aprender a função da leitura.
Problematização:
- Como desenvolver nas crianças a vivencia do mundo imaginário e da fantasia através das histórias, trabalhando os clássicos da literatura infantil?
Instrumentalização
- leitura das histórias dos livros em voz alta dos principais livros de literatura infantil: chapeuzinho vermelho, patinho feio, Pinóquio, os três porquinhos, João e Maria, branca de neve...
- ilustração das histórias lidas e ouvidas;
- exibição de filmes dos contos clássicos;
- cantar e coreografar músicas infantis;
- Imitação de movimentos a partir da observação;
- Recontando histórias envolvendo expressões corporais e faciais; Construir e respeitar regras do coletivo;
- Raciocínio, atenção e concentração; Socialização;
- Explorar cores, formas, tamanhos, quantidades e texturas através de material concreto;
- Contação de história com fantoches, dedoches, fantasias e manuseio dos livros a partir dos clássicos infantis;
- Será enviada uma pesquisa sobre histórias que as vovós contavam para os pais quando eram pequenos;
- Trabalhar diversas dobraduras e cantigas referentes as histórias;
- Criação do cantinho da leitura para as crianças ter acesso aos livros de histórias;
- Todo final de semana a criança levará para casa um livro diferente para ler em casa com seus pais.
Avaliação:
- A avaliação será de forma continua, sempre observando o interesse e a dedicação da crianças bem como perceber se as mesmas levam os conhecimentos adquiridos no CEIM para seu dia-a-dia fora do CEIM. Perceber se as atividades enviadas para os pais acompanharem seus filhos é o esperado na realização do projeto.
Prática
Social Final:
- Espera-se que as crianças demonstrem o interesse em participar do projeto proposto, bem como reforçarem os laços familiares. Também se busca a dedicação dos pais em participar do processo, lendo ou contando histórias após o termino da execução do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.