terça-feira, maio 20, 2014

Projeto Literatura Infantil Clássicos


professora: katya c k Bertollo

Tema: A criança no mundo encantado das histórias infantis
Justificativa:
Percebendo o interesse das crianças no momento em que temos contação de história e no momento do manuseio de livros e do olhar encantado que elas passam cotidianamente e sabendo que o mundo infantil necessita de atividades significativas, alegres, criativas, prazerosas e divertidas, que venham de encontro com a construção integral da criança e que contemple a necessidade de cada um, pensou-se em trazer para a sala de aula a contação, a narração e leitura de histórias. Sabendo que a literatura infantil é fonte prazerosa para trabalharmos as diferentes linguagens, justificamos este projeto.
Objetivo Geral:
  • Desenvolver nas crianças a vivencia do mundo imaginário e da fantasia através das histórias, trabalhando os clássicos da literatura infantil,
Objetivos específicos:
  • Desenvolver nas crianças valores e atitudes como o respeito, o amor, a solidariedade, a honestidade, a bondade e o perdão,a partir das histórias da literatura infantil;
  • Fazer o resgate de algumas histórias que nossos avós contavam para que desenvolvam o gosto e o hábito de ouvir e contar histórias;
  • Desenvolver a leitura de imagens para que estimulem as capacidades de criação, imaginação e expressão corporal;
  • Conhecer situações lúdicas através de histórias, filmes infantis, dramatizações, musicas e dança para que vivenciem o mundo imaginário da fantasia;
  • Explorar através das histórias: cores, quantidades, tamanhos, formas e texturas para que desenvolvam sua aprendizagem;
Conteúdos :
Leitura textual(histórias); músicas/ritmos; histórias; desenhos/pintura; literatura infantil; filmes e jogos.
História: Chapeuzinho vermelho
Jogos da história:
Música: chapeuzinho vermelho

Prática social inicial:
  • As crianças reconhecem os personagens das histórias; já imitam a leitura das histórias; contam histórias para seus colegas; no entanto necessitam aprender a função da leitura.

Problematização:
  • Como desenvolver nas crianças a vivencia do mundo imaginário e da fantasia através das histórias, trabalhando os clássicos da literatura infantil?
Instrumentalização
  • leitura das histórias dos livros em voz alta dos principais livros de literatura infantil: chapeuzinho vermelho, patinho feio, Pinóquio, os três porquinhos, João e Maria, branca de neve...
  • ilustração das histórias lidas e ouvidas;
  • exibição de filmes dos contos clássicos;
  • cantar e coreografar músicas infantis;
  • Imitação de movimentos a partir da observação;
  • Recontando histórias envolvendo expressões corporais e faciais; Construir e respeitar regras do coletivo;
  • Raciocínio, atenção e concentração; Socialização;
  • Explorar cores, formas, tamanhos, quantidades e texturas através de material concreto;
  • Contação de história com fantoches, dedoches, fantasias e manuseio dos livros a partir dos clássicos infantis;
  • Será enviada uma pesquisa sobre histórias que as vovós contavam para os pais quando eram pequenos;
  • Trabalhar diversas dobraduras e cantigas referentes as histórias;
  • Criação do cantinho da leitura para as crianças ter acesso aos livros de histórias;
  • Todo final de semana a criança levará para casa um livro diferente para ler em casa com seus pais.
Avaliação:
  • A avaliação será de forma continua, sempre observando o interesse e a dedicação da crianças bem como perceber se as mesmas levam os conhecimentos adquiridos no CEIM para seu dia-a-dia fora do CEIM. Perceber se as atividades enviadas para os pais acompanharem seus filhos é o esperado na realização do projeto.
Prática Social Final:
  • Espera-se que as crianças demonstrem o interesse em participar do projeto proposto, bem como reforçarem os laços familiares. Também se busca a dedicação dos pais em participar do processo, lendo ou contando histórias após o termino da execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.