quinta-feira, maio 22, 2014

CICLO DA ÁGUA


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Rosana da Cruz de Jesus Liz de Moura
Nome da Escola: EBM ANDRÉ ANTONIO MARAFON Local CHAPECÓ SANTA CATARINA(cidade/estado)
Série: 2 Número de alunos: 28
Professores envolvidos:
Rosana e Ineide
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Ciclo da água
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
Por que?

4. Objetivo (s)
Identificar elementos comuns ou diferentes em ambientes diversos, próximo ou distante, por meio de observação direta ou indireta, percebendo a interferência do ser humano nestes ambientes para suprir suas necessidades.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Leitura como fonte de informação, prazer e conhecimento,

Leitura interpretativa;
Leitura oral e silenciosa;
Individual e coletiva com ritmo e entonação;

Produção de texto coletivo e individual em diferentes gêneros.

Matemática
Unidade, dezena, centena;

Sequencia numérica;

Sucessor e antecessor;

Ciências
Conceitos básicos e a importância da água, ar, solo, luz solar para a vida no planeta terra;

Historia
Identificação e localização dos elementos da natureza.
Geografia

Identificar o porquê das mudanças do tempo;
Aspectos físicos, naturais e sociais,


Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Português, matemática, ciências, historia, geográfica.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Será desenvolvido através do tema água ,feito slides como funciona o ciclo da água com texto, explicando passo a passo. Depois leitura individual e oralmente, com sequencia.
Interpretar a leiturahttps://www.youtube.com/watch?v=ERfRhb5GfUw problematizando. Assistir o filme sobre a água, conversar observar a tenção da classe o interesse pelo assunto.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Data show,
CEMUT

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
O aluno deverá ser capaz de :identificar elementos comuns ou diferentes em ambientes diversos, próximos ou distantes por meio de observação direta ou indireta, percebendo a interferência do ser humano nestes ambientes para suprir suas necessidades.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog, painel, Cartaz
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
Currículo das series iniciais 2ª serie secretaria Municipal de Educação de Chapecó.

Sites, vídeos, livros...filmes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.