terça-feira, maio 20, 2014

Família na Escola


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Adriana Valentini
Marli Terezinha Pedroso
Nome da Escola: E.B.M Vila Rica Local (cidade/estado) Chapecó/SC

Série: 1°ano do Ensino Fundamental
Número de alunos: 20

Professores envolvidos: Todos


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
FAMILIA NA ESCOLA
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

  1. Justificativa
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desenvolvimento do educando, para assim proporcionar uma aprendizagem significativa do mesmo, em sua vida escolar, individual e social.
Por isso se faz necessário que a família acompanhe o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto na escola quanto no lar.
Por que?

4. Objetivo (s)
  • Promover a integração entre a família e a escola, estimulando a aprendizagem, comportamento escolar e social.
  • Ressaltar a importância da afetividade familiar no processo de desenvolvimento na aprendizagem da criança;
  • Ampliar a habilidade de comunicação por meio de relatos, argumentos, elaboração de perguntas e respostas, dialogo com colegas e professores;
  • Compreender o uso do alfabeto na comunicação escrita;
  • Perceber que as idéias de juntar e acrescentar relacionam-se a operação de adição;
  • Associar quantidades de elementos a sua representação numérica;
  • Conhecer a historia do seu nome e dos colegas;
  • Perceber os diferentes tipos de famílias que existem em nossa sociedade;
  • Entender como surgem(origens) as famílias;
  • Valorizar atitudes de higiene para a prevenção da saúde individual e dos grupos a que pertencem;
  • Identificar as diferenças e semelhanças nas paisagens e nos lugares de sua vivencia;

O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Árvore genealógica;
Tipos de família;
Historia do nome, sobrenome, razões da escolha, referencias pessoais;
Espaços da sala de aula e outros espaços;
Localização da escola em relação aos pontos de referencia
Localização casa x escola
Higiene
Adição
Historia dos números,símbolo e quantidade
Argumentação e exposição de idéias
Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Arte, Educação Física

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Português e História: Um amor de família-

História: A família de Marcelo, apresentação através do dat shoow

Matemática: História dos números

Aprendendo a somar com o Ursinho Pooh:


Geografia: Música: Se essa rua fosse minha


Ciências,Matemática, Português, História, Geografia, Arte, Ed Fisica.

http://profbarbara.webnode.pt/familia-gorgonzola/

Procedimento:
O presente projeto, será desenvolvido através de atividades lúdicas e diferenciadas como: historias infantis, cantigas de roda, visando sempre a interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento.
Cronograma: um bimestre

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Datshoow, internet, grãos, papeis e lápis coloridos, DVD, radio, cola, tesoura

9. Registro do processo
O processo será continuo e o registro dar – se a partir do desenvolvimento das atividades propostas.

10. Avaliação e Resultados esperados
Os educandos serão avaliados através de atividades individuais e coletivas, envolvimento nas aulas, realização das atividades em classe e extraclasse, diariamente.
Espera-se que a família perceba sua importância no processo de ensino aprendizagem na vida escolar de seu (a) filho (a). Além de despertar o interesse e curiosidade em aprender por parte dos alunos envolvidos neste processo de ensino.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O presente projeto será inicialmente apresentado aos alunos através de painéis onde os mesmo devem desenhar sua família e identificando as pessoas que a compõem.
A conclusão deste projeto será exposta no blog da escola com as principais atividades realizadas, e também com a presença da família de cada educando para a socialização das histórias abordadas com uma contação de história feita pelos educandos através de fantoches.Dia da Família na escola

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

http://profbarbara.webnode.pt/familia-gorgonzola/



Sites, vídeos, livros...filmes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.