terça-feira, maio 06, 2014

Mas afinal o que é educação?


Mas afinal o que é educação?

Segundo o dicionário Aurélio educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral visando à sua melhor integração individual e social, ou seja, é o ato de aprender. Porém as formas de aprendizagem vêm mudando ao longo do tempo e cabe ao professor perceber essas mudanças e inovar, pois sem o acompanhamento das evoluções tecnológicas o professor poderá ficar perdido no tempo.
A escola de hoje não é mais como a escola de nossos pais ou avós, necessita também inovar, perceber com todo o seu quadro funcional as frequentes mudanças ocorridas e ver que a escola precisa ser atrativa para o aluno que chega até ela, pois o aluno como tal mudou também; as aflições são outras as angústias são outras, então a forma de aprender também não é mais a mesma.
Neste sentido percebemos que o professor deve estar constantemente buscando, utilizando-se das novas tecnologias educacionais como recurso para facilitar e auxiliar suas aulas, tornando-as mais atrativas.
Em contrapartida para o educador poder fazer um bom trabalho utilizando-se das novas tecnologias é necessário que esses recursos estejam disponíveis nas escolas, pois enquanto a reflexão não se tornar ação, a educação não vai mudar, continuará como 30 anos atrás ou mais, com o bom e velho quadro e giz.
Para que a educação mude de fato no meu ponto de vista, o educador deve continuar buscando sim, fazendo cursos de aperfeiçoamento, porém os governantes precisam dar o subsídio, com recursos financeiros para que a escola adquira as novas tecnologias educacionais para que de fato a educação seja vista como fundamental para melhorar o mundo e para que os projetos saiam do papel e se cumpram de fato.

                                  Clausi Artuso de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.