quarta-feira, maio 28, 2014

Projeto Alimentação Saudável e o uso do computador

Projeto Alimentação Saudável  e o uso do computador


1.    Identificação
Nome do cursista: Sandra Mara Morais
Nome da Escola: EEB. Cel. Lara Ribas          
Local (cidade/estado): Chapecó-SC
Série: 5º Ano                                                    
Número de alunos:    27
Professores envolvidos: Sandra Mara e Maria de Lourdes


Tema: Alimentação Saudável  e o uso do computador

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Como estreitar os veículos tecnológicos com as práticas educativas no processo do aprendizado?

3. Justificativa

A escola é um espaço privilegiado, contribui  para a promover  a saúde  e desempenha papel fundamental para contribuir na qualidade de vida dos educandos.
Incentivar a utilização das tecnologias agregando a promoção da qualidade de vida  nos hábitos saudáveis contribuem para que o aprendizado se torne mais prazeroso e eficaz.
Segundo Parreira (apud CAVALCANTI, 2009, p. 25).
A escola se destaca como espaço privilegiado, uma vez que o indivíduo a frequenta por longo período de sua vida. É nesse ambiente que ocorrem experiências favoráveis á construção de valores, hábitos e atitudes com intuito intrinsecamente pedagógico, porém, tendo em vista também o desenvolvimento e a aprendizagem para formação social do cidadão.

A formação de valores, hábitos e estilos de vida entre eles a alimentação pressupõe a integração de ações necessárias para a adoção de uma alimentação saudável no espaço escolar e no ambiente familiar. Desenvolver ações de apoio a adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada  de forma consciente  justifica a elaboração do projeto.
È nesse propósito que o projeto viabiliza a construção de um campo com inúmeras possibilidades ricas e diversificadas utilizando como interação o uso das tecnologias.
  A Lei nº 11.974/2009 refere no Art. 2º, parágrafo II  - A  inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o  desenvolvimento de práticas saudáveis  de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

O papel da escola é fundamental na formação dos hábitos de vida dos estudantes e é responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional, pois as consequências da alimentação inadequada nesta idade podem caracterizar uma diminuição no aproveitamento do aluno. (OCHSENHOFER, 2000 apud ALMEIDA, 2012, p. 22)


4. Objetivo (s)

·                 Desenvolver o gosto pelo uso das tecnologias
·                 Incentivar a leitura e interpretação
·                 Contribuir para a aquisição de hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação
·                 Promover e desenvolver o consumo consciente de alimentos saudáveis


5. Conteúdos
·                 Conhecer a história da Internet
                             è https://www.youtube.com/watch?v=B0VY3jI1D9Y

·                 Cuidados com o uso da Internet
·                 Para que serve e como utilizamos o processador de textos
·                 A importância da leitura
                              è https://www.youtube.com/watch?v=2suYA1aUQIE
                              è  https://www.youtube.com/watch?v=HnSFicBz7Mc
·                 Como fazer uma pesquisa na internet
·                 Formatação de textos
·                 Pesquisa sobre a Alimentação saudável
                               è https://www.youtube.com/watch?v=HnSFicBz7Mc

·         Vídeo sobre O que é Alimentação Saudável                 
                      è http://www.youtube.com/watch?v=minVLJF43ec
·                 Escolha de 6 receitas para compor o livro de receitas
·                 Observar as orientações no modo de preparo
·                 Pesquisa de imagens
·                 Produção textual

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
As Atividades serão desenvolvidas no Labin de forma individual e coletiva com a interação do professor e dos alunos, através de aulas dialogadas, práticas com pesquisa e elaboração dos trabalhos.
Discutir a importância da alimentação
Refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos na contribuição do aprendizado.
Repensar a Alimentação saúdavel
Duração das atividades: 5 aulas (45 Minutos)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
·         Computador, Internet, Processador de textos, DataShow, vídeos

9. Registro do processo
·                 Registro dos alimentos consumidos  na família
·                 Fotos
·                 Impressão
·                 Exposição dos trabalhos

10. Avaliação e Resultados esperados
          A avaliação seŕa continua de forma individual e coletiva, pontos a serem observados para a avaliação, participação, iniciativa, interesse, evolução.
No final os alunos se posicionarão falando sobre os pontos positivos e negativos, através de texto realizado no processador de textos.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
·                 Blog da escola, Painel com as fotos, Fotos, Exposição dos trabalhos

12. Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde.  Plano Nacional de Saúde. Brasília. 2004. (acessado em 03 de maio de 2014)

Brasil. Ministério da Saúde.  Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 1999.

CAVALCANTI, Leonardo de Almeida. Efeitos de uma intervenção em escolares do ensino
fundamental I, para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Tese de Mestrado, 2009, Brasília. Acesso em: 03 de maio de 2014.


http://www.alimentacaosaudavel.org/ acesso em 25/04/2014 às 14:25

http://www.minhavida.com.br/temas/alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel, acesso em 25/04/2014 as 10:03


Vídeo Sobre Alimentação http://www.youtube.com/watch?v=O7xp5f9rUa0

Vídeo sobre O que é Alimentação Saudável http://www.youtube.com/watch?v=minVLJF43ec

Postado por: Sandra Mara

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