ROTEIRO
PROPOSTA DO PROJETO
1.
Identificação
Nome
do cursista
|
Clausi
Artuso de Mello
|
Nome
da Escola: EBM Vila Rica
Local (cidade/estado)
Chapecó - SC
|
|
Série:
2ª
Número de alunos: 16
|
|
Professores
envolvidos:
Projeto
Interdisciplinar envolvendo todas.
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Por
que as casas são diferentes? Minha casa é feia da Aninha é
amarela, a casa dela é bonita?
Tema:
As diferentes moradias.
|
O
que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3.
Justificativa
O
tema justifica-se por si só, devido à necessidade do momento e
porque o mesmo está presente no currículo de Ensino. Como os
alunos percebem as diferenças existentes entre suas casas e
acreditam que suas casas são feias por não estarem pintadas ou
acham que só o colega merece morar numa casa “bonita”, é
importante mostrar como as moradias surgiram para que compreendam
que o poder aquisitivo é responsável pelo tipo de casa que
temos, no entanto não é o mais importante se dentro desta casa
não morarem pessoas honestas, trabalhadoras, que respeitam os
valores enquanto família.
|
Por
que?
4.
Objetivo (s)
|
O
que vamos fazer?
5.
Conteúdos
História das
moradias.
Tipos de moradias
Tipos de moradias
Cômodos de uma
casa
As moradias e o mundo.
Pesquisa de diferentes tipos de
casa.
Literaturas.
A Minhoquinha que
morava na maçã.
A
casinha do tatu
Ao ver que o
tatu estava construindo uma casinha muito simples ao lado de seu
palacete, a raposa disse com jeito arrogante:
-- Não quero
casebre de pobre perto de meu palacete, que é digno de um rei,
senhor tatu. Vá dando o fora daí.
-- Sinto
muito, dona Raposa, mas eu comprei este terreno. E foi a senhora
mesma que me vendeu, sabendo que eu era pobre.
Paguei à
custa de muito sacrifício. Trabalhei, trabalhei, a senhora sabe
disso.
-- Não sei e
não quero saber. Eu o proíbo de prosseguir a construção.
-- Ora dona
Raposa, deixe de ser maldosa. Esta é minha propriedade. E é aqui
que vou morar. A senhora não tem como me proibir.
-- Ah, é?
Pois então vamos ver. Vou falar com o rei Leão. Ele saberá o
que fazer com o seu casebre, senhor tatu -- disse a raposa,
bufando, e bateu a janela ao fechá-la.
O tatu, muito
triste, continuou trabalhando. E a raposa, de nariz empinado,
pôs-se a caminho da casa do leão, que ficava bem no meio da
floresta.
O leão ouviu
a queixa da raposa, ajeitou a coroa na cabeça, e disse
calmamente: -- Hum... então a senhora Raposa está morando num
palacete digno de um rei?
Bem, bem...
gostaria de conhecer seu palacete, senhora Raposa. E o leão foi
até lá, visitou todos os cômodos, e por fim disse: -- A senhora
Raposa tem toda razão. Este palacete é de fato digno de um rei.
E o rei sou
eu. Assim sendo, é aqui que vou morar. A raposa desceu o focinho,
enfiou o rabo entre as pernas e saiu. Sabe o que aconteceu com a
raposa?
Sem ter onde
dormir naquela noite chuvosa, foi bater à porta do casebre do
tatu! -- Tem aí um cantinho para mim, senhor Tatu? -- indagou ela
toda envergonhada. -- É só até amanhã.
-- Como não,
dona Raposa. Em casa de pobre sempre tem lugar para mais um.
Entre.
Passado algum
tempo, o tatu estava passeando pela floresta, quando então parou
diante de uma pequena casa, muito igual à sua. Sabe quem apareceu
à porta? A raposa!
-- Bom dia,
senhor Tatu! Vamos entrar? Meu casebre está sempre aberto aos
amigos -- disse ela. O tatu sorriu. Hum... dona Raposa está
mudada! -- pensou ele.
SALLUT,
Elza. A casinha do tatu.2.ed. São Paulo:
Moderna, 2002.
A casa feia
A casa Sonolenta
Música
A casa Vinicius de
Morais
Filme
Os três porquinhos
João e Maria
|
Quais
Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros
textuais)
6.
Disciplinas envolvidas
Todas
(projeto interdisciplinar).
|
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Para
que os objetivos sejam alcançados faremos:
1º
- Contar a história das moradias, disponíveis no endereço já
citado.
2º
- Identificar os diferentes tipos de casa.
3º
- Registar no caderno quais são as diferentes moradias (trabalhar
a grafia correta das palavras, espaçamento, parágrafo,
acentuação e pontuação).
4º
Construir um gráfico tipo linhas para ver quantos alunos moram em
casa, apartamento, sobrado. Outra para ver quantos possuem casa
própria ou alugada. Um terceiro para ver se as casas são de
alvenaria ou madeira.
5º
Fazer uma tabela dos possíveis preços de:
Janela
Porta
Areia
Tijolos
Madeira
... e outros elencados pelos alunos. ( Poderá ser pesquisado na
internet os preços).
6º
Partindo dos gráficos e tabelas construir situações problema
envolvendo adição e subtração.
7º
Mostrar que as moradias são adaptadas as regiões.
8º
Utilizar-se do programa HAGAQUE para a construção de histórias
em quadrinhos envolvendo as moradias ( trabalhar o gênero
literário percebendo os tipos diferentes de balões).
9º
Registrar no caderno o texto a seguir(trabalhar
a grafia correta das palavras, espaçamento, parágrafo,
acentuação e pontuação).
10º
Identificar
as partes da casa
11º
Mostrar através das páginas sugeridas as moradias do Brasil e do
mundo (ver Item 5 conteúdo). Construção de cartazes para
ilustrar melhor, com recortes.
12º
Através das literaturas sugeridas no Conteúdo, realizar
interpretações de texto, releituras e produção de textos.
(Aproveitar para trabalhar separação se sílabas (monossilabas,
dissílabas, trissílabas, polissílabas) , composição de
palavras, substantivos próprios e comuns, pontuação...
13º
Trabalhar com a Música “ A casa” (endereço sugerido no
conteúdo).
14º
Assistir o filme “Os 3 porquinhos”, construir as casas dos
porquinhos construindo uma maquete da história.
15º
Trabalhar na disciplina de Arte a encenação na história, para
apresentar para as outras turmas da escola, construir mascaras e
fantoches dos personagens.
16º
- Contar a história (João e Maria), pedir para que os alunos
tragam guloseimas para a construção da casa da história, depois
degustação. Depois dos comes, produção de texto.
17º
Entrevistar pessoas mais velhas sobre como eram as casas mais
antigas, se conseguir fotos, trazer para uma exposição na sala
de aula.
Tempo
de duração - 15 dias
|
Como
o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será
desenvolvido)
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Vários
e diferenciados
Laboratório
de informática
Sites
de pesquisa
Programa
HAGAQUÊ
Televisão
e DVD
Jogos
on line
Quadro,
livros, revistas, jornais, caderno, lápis, papel pardo, canetão,
pincel, tinta guache, cd...
Livros
de literatura
xerox
|
9.
Registro do processo
O
registro dar-se-a quando iniciado o projeto.
|
10.
Avaliação e Resultados esperados
A
avalição é algo contínuo e da-se diariamente, no entanto no
final o aluno deve:
Compreender
que há diferentes tipos de moradias, uma é diferente da outra,
dependendo do lugar onde esteja, pois o clima, aspectos sociais e
econômicos interferem nas moradias. Moradia é um direito, mas
cada um mora onde pode. O jeito e a forma da casa não importam se
ela estiver cuidada, limpinha e com amor. No quisito nota o aluno
deverá compreender que existem nomes próprios e comuns, saber
usar parágrafo, pontuação e acentuação, interpretar e criar
histórias, saber construir gráficos e tabelas. Participar das
atividades propostas.
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgar
as atividades no blog da escola, confecção de paineis, exposição
de imagens de vários casa
|
Poster,
Painel, Blog, Evento.....
12.
Referências Bibliográficas
A casa Sonolenta
Música
A casa Vinicius de
Morais
Filme
Os três porquinhos
João e Maria
|
Sites,
vídeos, livros...filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.