terça-feira, maio 20, 2014

Projeto - As diferentes Moradias


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Clausi Artuso de Mello
Nome da Escola: EBM Vila Rica Local (cidade/estado) Chapecó - SC
Série: 2ª Número de alunos: 16
Professores envolvidos:
Projeto Interdisciplinar envolvendo todas.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Por que as casas são diferentes? Minha casa é feia da Aninha é amarela, a casa dela é bonita?

Tema: As diferentes moradias.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
O tema justifica-se por si só, devido à necessidade do momento e porque o mesmo está presente no currículo de Ensino. Como os alunos percebem as diferenças existentes entre suas casas e acreditam que suas casas são feias por não estarem pintadas ou acham que só o colega merece morar numa casa “bonita”, é importante mostrar como as moradias surgiram para que compreendam que o poder aquisitivo é responsável pelo tipo de casa que temos, no entanto não é o mais importante se dentro desta casa não morarem pessoas honestas, trabalhadoras, que respeitam os valores enquanto família.
Por que?

4. Objetivo (s)

  • Mostrar a evolução das moradias desde os primórdios, a importância delas para os seres, sua conservação e manutenção.
  • Levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de moradias, relacionando-as aos materiais que são construídas, bem como os aspectos econômicos e culturais das construções.
  • Perceber a moradia como direito do cidadão.
  • Mostrar os diferentes tipos de casas existentes no Brasil e no Mundo.
  • Levar os alunos a perceber que os tipos de moradias vão além da arquitetura e sim também do modo de vida que as pessoas vivem nos mais diferentes lugares.
  • Procurar relacionar cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, onde o aluno consiga construir um olhar para as paisagens existentes.
  • Fazer uma entrevista com avós, pessoas mais velhas do lugar onde vivem para perceber como era o tipo das casas antigamente.


O que vamos fazer?

5. Conteúdos
História das moradias.

Tipos de moradias


Tipos de moradias

Cômodos de uma casa


As moradias e o mundo.


Pesquisa de diferentes tipos de casa.

Literaturas.
A Minhoquinha que morava na maçã.



A casinha do tatu

Ao ver que o tatu estava construindo uma casinha muito simples ao lado de seu palacete, a raposa disse com jeito arrogante:
-- Não quero casebre de pobre perto de meu palacete, que é digno de um rei, senhor tatu. Vá dando o fora daí.
-- Sinto muito, dona Raposa, mas eu comprei este terreno. E foi a senhora mesma que me vendeu, sabendo que eu era pobre.
Paguei à custa de muito sacrifício. Trabalhei, trabalhei, a senhora sabe disso.
-- Não sei e não quero saber. Eu o proíbo de prosseguir a construção.
-- Ora dona Raposa, deixe de ser maldosa. Esta é minha propriedade. E é aqui que vou morar. A senhora não tem como me proibir.
-- Ah, é? Pois então vamos ver. Vou falar com o rei Leão. Ele saberá o que fazer com o seu casebre, senhor tatu -- disse a raposa, bufando, e bateu a janela ao fechá-la.
O tatu, muito triste, continuou trabalhando. E a raposa, de nariz empinado, pôs-se a caminho da casa do leão, que ficava bem no meio da floresta.
O leão ouviu a queixa da raposa, ajeitou a coroa na cabeça, e disse calmamente: -- Hum... então a senhora Raposa está morando num palacete digno de um rei?
Bem, bem... gostaria de conhecer seu palacete, senhora Raposa. E o leão foi até lá, visitou todos os cômodos, e por fim disse: -- A senhora Raposa tem toda razão. Este palacete é de fato digno de um rei.
E o rei sou eu. Assim sendo, é aqui que vou morar. A raposa desceu o focinho, enfiou o rabo entre as pernas e saiu. Sabe o que aconteceu com a raposa?
Sem ter onde dormir naquela noite chuvosa, foi bater à porta do casebre do tatu! -- Tem aí um cantinho para mim, senhor Tatu? -- indagou ela toda envergonhada. -- É só até amanhã.
-- Como não, dona Raposa. Em casa de pobre sempre tem lugar para mais um. Entre.
Passado algum tempo, o tatu estava passeando pela floresta, quando então parou diante de uma pequena casa, muito igual à sua. Sabe quem apareceu à porta? A raposa!
-- Bom dia, senhor Tatu! Vamos entrar? Meu casebre está sempre aberto aos amigos -- disse ela. O tatu sorriu. Hum... dona Raposa está mudada! -- pensou ele.

SALLUT, Elza. A casinha do tatu.2.ed. São Paulo: Moderna, 2002.
A casa feia

A casa Sonolenta


Música
A casa Vinicius de Morais

Filme
Os três porquinhos

João e Maria
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Todas (projeto interdisciplinar).

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Para que os objetivos sejam alcançados faremos:
1º - Contar a história das moradias, disponíveis no endereço já citado.
2º - Identificar os diferentes tipos de casa.
3º - Registar no caderno quais são as diferentes moradias (trabalhar a grafia correta das palavras, espaçamento, parágrafo, acentuação e pontuação).

4º Construir um gráfico tipo linhas para ver quantos alunos moram em casa, apartamento, sobrado. Outra para ver quantos possuem casa própria ou alugada. Um terceiro para ver se as casas são de alvenaria ou madeira.
5º Fazer uma tabela dos possíveis preços de:
Janela
Porta
Areia
Tijolos
Madeira ... e outros elencados pelos alunos. ( Poderá ser pesquisado na internet os preços).
6º Partindo dos gráficos e tabelas construir situações problema envolvendo adição e subtração.
7º Mostrar que as moradias são adaptadas as regiões.

8º Utilizar-se do programa HAGAQUE para a construção de histórias em quadrinhos envolvendo as moradias ( trabalhar o gênero literário percebendo os tipos diferentes de balões).
Registrar no caderno o texto a seguir(trabalhar a grafia correta das palavras, espaçamento, parágrafo, acentuação e pontuação).
10º Identificar as partes da casa
11º Mostrar através das páginas sugeridas as moradias do Brasil e do mundo (ver Item 5 conteúdo). Construção de cartazes para ilustrar melhor, com recortes.
12º Através das literaturas sugeridas no Conteúdo, realizar interpretações de texto, releituras e produção de textos. (Aproveitar para trabalhar separação se sílabas (monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas) , composição de palavras, substantivos próprios e comuns, pontuação...
13º Trabalhar com a Música “ A casa” (endereço sugerido no conteúdo).
14º Assistir o filme “Os 3 porquinhos”, construir as casas dos porquinhos construindo uma maquete da história.
15º Trabalhar na disciplina de Arte a encenação na história, para apresentar para as outras turmas da escola, construir mascaras e fantoches dos personagens.
16º - Contar a história (João e Maria), pedir para que os alunos tragam guloseimas para a construção da casa da história, depois degustação. Depois dos comes, produção de texto.
17º Entrevistar pessoas mais velhas sobre como eram as casas mais antigas, se conseguir fotos, trazer para uma exposição na sala de aula.

Tempo de duração - 15 dias
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Vários e diferenciados
Laboratório de informática
Sites de pesquisa
Programa HAGAQUÊ
Televisão e DVD
Jogos on line
Quadro, livros, revistas, jornais, caderno, lápis, papel pardo, canetão, pincel, tinta guache, cd...
Livros de literatura
xerox


9. Registro do processo
O registro dar-se-a quando iniciado o projeto.

10. Avaliação e Resultados esperados
A avalição é algo contínuo e da-se diariamente, no entanto no final o aluno deve:
Compreender que há diferentes tipos de moradias, uma é diferente da outra, dependendo do lugar onde esteja, pois o clima, aspectos sociais e econômicos interferem nas moradias. Moradia é um direito, mas cada um mora onde pode. O jeito e a forma da casa não importam se ela estiver cuidada, limpinha e com amor. No quisito nota o aluno deverá compreender que existem nomes próprios e comuns, saber usar parágrafo, pontuação e acentuação, interpretar e criar histórias, saber construir gráficos e tabelas. Participar das atividades propostas.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgar as atividades no blog da escola, confecção de paineis, exposição de imagens de vários casa
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas







A casa Sonolenta


Música
A casa Vinicius de Morais

Filme
Os três porquinhos

João e Maria


Sites, vídeos, livros...filmes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.