Como
serão as aulas do futuro? Semi presenciais? Síncronas? Online?
Socráticas? Com o uso de simuladores? Haverá um pouco de tudo. Mas
o mais importante é que o formato do conteúdo e a sua metodologia
pedagógica serão adaptados às preferências de aprendizado de cada
aluno. Algumas escolas mais modernas já começam a estabelecer
grupos de discussão para debater como deverá ocorrer a troca de
conhecimento entre professores e alunos com a adoção de novas
tecnologias educativas que invadirão nossos lares e escolas nos
próximos anos.
Pesquisas
demonstrarão que até o ano de 1990, os adultos norte-americanos
concentravam-se por até 18 minutos em uma pessoa falando
ininterruptamente e com o passar dos anos caiu consideravelmente
chegando à hoje apenas 8 minutos. Desconheço quais serão os tempos
de tolerância de crianças e adolescentes futuramente.
8
minutos equivalem a 480 segundos. A informação pela internet viaja
em segundos, de um lado para outro do mundo. A mágica da tecnologia
nos permite acompanhar revoluções, guerras, descobertas
cientificas, conquistas esportivas, realizações artísticas,
mudanças políticas, crises econômicas e tantos outros assuntos em
pouquíssimos tempo.
Em
8 minutos na escola o... que podemos fazer de fato?
Este
é o tempo que as pesquisa nos apontam como aquele que temos, numa
sala de aula, de concentração real, de adultos. Imagine então as
crianças e adolescentes...
O
que fazer?
Repensar
a escola. Repensar as aulas. Repensar os currículos. Repensar o
profissional da educação. Repensar os instrumentos e metodologias.
Entender
os novos tempos. Entender os novos alunos. Entender as tecnologias e
seu espaço na sala de aula.
Que
recursos usar? Como utilizar as tecnologias? Qual o papel do
professor? Como deve ser equacionada uma aula nestes novos tempos? O
que devemos ensinar? Qual o papel da escola?
O
que precisamos rever para compor novos quadros, mais desafiadores,
interessantes, estimulantes, participativos, colaborativos,
tecnológicos, socráticos...
Creio
que com essas perguntas podemos começar a responder as perguntas e
criar um cenário, um quadro, um projeto (ou vários) e uma idéia de
educação, escola, futuro...
Como
será essa nova escola.
Professora:
Rose Andréia Pessôa Da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.