quinta-feira, maio 15, 2014

COMO SERÁ A ESCOLA DO FUTURO?

Como serão as aulas do futuro? Semi presenciais? Síncronas? Online? Socráticas? Com o uso de simuladores? Haverá um pouco de tudo. Mas o mais importante é que o formato do conteúdo e a sua metodologia pedagógica serão adaptados às preferências de aprendizado de cada aluno. Algumas escolas mais modernas já começam a estabelecer grupos de discussão para debater como deverá ocorrer a troca de conhecimento entre professores e alunos com a adoção de novas tecnologias educativas que invadirão nossos lares e escolas nos próximos anos.
Pesquisas demonstrarão que até o ano de 1990, os adultos norte-americanos concentravam-se por até 18 minutos em uma pessoa falando ininterruptamente e com o passar dos anos caiu consideravelmente chegando à hoje apenas 8 minutos. Desconheço quais serão os tempos de tolerância de crianças e adolescentes futuramente.
8 minutos equivalem a 480 segundos. A informação pela internet viaja em segundos, de um lado para outro do mundo. A mágica da tecnologia nos permite acompanhar revoluções, guerras, descobertas cientificas, conquistas esportivas, realizações artísticas, mudanças políticas, crises econômicas e tantos outros assuntos em pouquíssimos tempo.
Em 8 minutos na escola o... que podemos fazer de fato?
Este é o tempo que as pesquisa nos apontam como aquele que temos, numa sala de aula, de concentração real, de adultos. Imagine então as crianças e adolescentes...
O que fazer?
Repensar a escola. Repensar as aulas. Repensar os currículos. Repensar o profissional da educação. Repensar os instrumentos e metodologias.
Entender os novos tempos. Entender os novos alunos. Entender as tecnologias e seu espaço na sala de aula.
Que recursos usar? Como utilizar as tecnologias? Qual o papel do professor? Como deve ser equacionada uma aula nestes novos tempos? O que devemos ensinar? Qual o papel da escola?
O que precisamos rever para compor novos quadros, mais desafiadores, interessantes, estimulantes, participativos, colaborativos, tecnológicos, socráticos...
Creio que com essas perguntas podemos começar a responder as perguntas e criar um cenário, um quadro, um projeto (ou vários) e uma idéia de educação, escola, futuro...
Como será essa nova escola.
Professora: Rose Andréia Pessôa Da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.