terça-feira, maio 06, 2014

Como será a escola do Futuro?


Como será a escola do futuro?


Penso que a reflexão que o  texto nos trás se torna desafiador . O uso das  tecnologias em prol do aprendizado tem desafiado diariamente as prática do fazer docente. Professores conscientes da necessidade de mudança tem buscado incansavelmente alternativas para acompanhar a avalanche da evolução que tem invadido de todos os meios a nossa vida, a escola, nossa casa e a sociedade. 


Favorecer ou enriquecer a mediação do aprendizado requer fatores primordiais que possam ser adaptados para perpassar o conhecimento. E não para por ai, além de estar na busca constante é preciso levar em conta o tempo,  como pudemos perceber na leitura do texto, tempos esse que tem mudado com o passar dos anos e feitos centenas de mudanças no dia a dia.

A tolerância estimada mudou de 12 minutos para  8 minutos. 8 minutos que o professor tem garantido de atenção, tolerância e concentração, momentos que parecem mágico, pois é necessário entender os alunos e utilizar os recursos que podem contribuir na sua caminhada em busca do aprendizado.

É necessário pontuar que a tecnologia nos permite tornarmos multitarefas  frente ao computador podemos realizar diversas atividades, assim como nossos alunos, em nossos lares nos tornamos adeptos aos 8 minutos dos quais em frente ao uso das tecnologias podemos realizar uma diversidade de ao mesmo tempo. Podemos acompanhar revoluções, guerras, descobertas científicas, conquistas esportivas, realizações artísticas, mudanças políticas, crises econômicas e tantos outros assuntos em pouquíssimo tempo.

Seguindo a lógica do avanço acelerado, para acompanhar  é preciso repensarmos  nossas aulas, atitudes, currículos, maneiras, materiais, recursos, qual o nosso papel frente aos novos tempos, qual o perfil dos nosso alunos, e o mais importante de que maneira podemos e devemos contribuir para repassar o conhecimento no processo de ensino aprendizagem.
A escola do futuro no meu ponto de vista irá ser a junção de um pouco de tudo e de tudo um pouco. Irá unir modernos recursos da informática com o melhor do design de ambientes para tornar o estudo mais dinâmico e atraente. Do lado dos alunos, os cadernos logo se tornarão item de museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet ou mesmo notebooks, ou talvez micros Pcs, micros em forma de prancheta, conectados sem fio à rede de computadores da escola, lousas totalmente digitais, etc, etc.




                                                                           Sandra Morais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.