Como será a escola do
futuro?
Penso
que a reflexão que o texto nos trás se
torna desafiador . O uso das tecnologias
em prol do aprendizado tem desafiado diariamente as prática do fazer docente.
Professores conscientes da necessidade de mudança tem buscado incansavelmente
alternativas para acompanhar a avalanche da evolução que tem invadido de todos
os meios a nossa vida, a escola, nossa casa e a sociedade.
Favorecer ou enriquecer a mediação do aprendizado requer fatores primordiais
que possam ser adaptados para perpassar o conhecimento. E não para por ai, além
de estar na busca constante é preciso levar em conta o tempo, como pudemos perceber na leitura do texto,
tempos esse que tem mudado com o passar dos anos e feitos centenas de mudanças
no dia a dia.
A tolerância estimada mudou
de 12 minutos para 8 minutos. 8 minutos que o professor tem garantido de
atenção, tolerância e concentração, momentos que parecem mágico, pois é
necessário entender os alunos e utilizar os recursos que podem contribuir na
sua caminhada em busca do aprendizado.
É necessário pontuar que a tecnologia nos
permite tornarmos multitarefas frente ao
computador podemos realizar diversas atividades, assim como nossos alunos, em
nossos lares nos tornamos adeptos aos 8 minutos dos quais em frente ao uso das
tecnologias podemos realizar uma diversidade de ao mesmo tempo. Podemos
acompanhar revoluções, guerras, descobertas científicas, conquistas esportivas,
realizações artísticas, mudanças políticas, crises econômicas e tantos outros
assuntos em pouquíssimo tempo.
Seguindo a lógica do avanço acelerado, para acompanhar é preciso repensarmos nossas aulas, atitudes, currículos, maneiras,
materiais, recursos, qual o nosso papel frente aos novos tempos, qual o perfil
dos nosso alunos, e o mais importante de que maneira podemos e devemos contribuir
para repassar o conhecimento no processo de ensino aprendizagem.
A escola do futuro no meu ponto de vista irá ser a
junção de um pouco de tudo e de tudo um pouco. Irá
unir modernos recursos da informática com o melhor do design de ambientes para
tornar o estudo mais dinâmico e atraente. Do lado dos alunos, os cadernos logo
se tornarão item de museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet ou
mesmo notebooks, ou talvez micros Pcs, micros em forma de prancheta, conectados
sem fio à rede de computadores da escola, lousas totalmente digitais, etc, etc.
Sandra Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.