terça-feira, maio 06, 2014

Escolas do Futuro



Acreditamos ou queremos acreditar que nossas escolas evoluirão cada dia mais, esperamos encontra professores mais capacitados com maior conhecimento.
O avanço incansável da tecnologia nos trará melhorias tanto educacional como tecnológico, algumas escolas mais modernas já começam estabelecer grupos de discussão para debater sobre como devera ocorrer a troca de conhecimento entre professores e alunos com a doação das novas tecnologias.
Os cadernos logo se tornarão item de museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet PCs, micros em forma de prancheta, conectados sem fio à rede de computadores da escola. Com eles, dará para fazer anotações na tela e acessar a internet. Mas a grande vantagem é que o conteúdo da aula ficará disponível para quem quiser - e a qualquer momento, porque as anotações do professor e dos alunos, as telas da "lousa" e o áudio das explicações poderão ser baixadas em casa via internet. Com tanta moleza, algum espertinho pode levantar a mão no fundo da classe e perguntar: "Ô, professor, quer dizer que eu nem preciso aparecer na escola? É só pedir para alguém responder a chamada por mim?" Devagar com a malandragem, pois a sala do futuro também poderá jogar contra você. Afinal, não é difícil que a lista de chamada seja aposentada e a presença passe a ser registrada por reconhecimento de impressão digital ou de retina. Os alunos serão ainda mais vigiados que hoje. Microcâmeras fornecem imagens de tudo o que se passa no ambiente e, em tese, o administrador do sistema pode ver o que cada um escreve em seus tablet PCs.
Os pinceis anatômicos serão substituídos por canetas especiais, parecidas com pincéis atômicos comuns. A diferença é que elas "escrevem" em linguagem digital e podem ser apagadas com um comando na tela. E, com o mecanismo que reconhece palavras, a letra de mão pode ser convertida em fonte de computador.
Mas somente tecnologia não basta. É preciso inteligência (inclusive artificial) para fazer com que a tecnologia estimule o interesse dos alunos e os ajude a enxergar uma dimensão mais ampla de mundo.
 Michel e Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.