terça-feira, maio 06, 2014

Escola e tecnologia: uma parceria de aprendizagem


No decorrer dos séculos a educação sofreu serias mudanças, pois o ser humano vem evoluindo constantemente em diversas áreas do conhecimento. Mas uma área em especial não obteve o mesmo avanço, a educação.
A educação atual pouco consegue prender a atenção dos seus adolescentes e crianças, e muito menos despertar a curiosidade e criatividade, estamos parados no tempo, pois a maioria de nossos espaços educativos não são adequados para um ensino de qualidade. Alem do mais, poucos educadores utilizam em suas praticas instrumentos como a tecnologia, que poderia fornecer um ensino de melhor qualidade e assim despertar o interesse e o gosto das crianças em irem à escola para aprender.
Os avanços tecnológicos como computadores, celulares, nos proporcionam uma enxurrada de informações em questões de segundos ou minutos sobre o mundo inteiro, mas  a maioria dos  espaços educativos e educadores ainda não estão preparados para receber e utilizar esses instrumentos como um aliado no processo de ensino e aprendizagem.
Precisamos com urgência transformar essa realidade para que num futuro não muito distante a educação seja vista com bons olhos por toda a sociedade, só assim poderemos construir um mundo solidário e justo, sendo o professor um agente transformador. Encerro esse texto com a seguinte frase: “ No dia em que um professor deixar de provocar a mente de seus alunos e não mais conseguir estimulá-los a pensar criticamente, estará pronto para ser substituído por um computador.”(Augusto Cury; O Colecionador de Lágrimas; pg 23; 2013)

ADRIANA VALENTINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.