PREFEITURA
MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA
ESCOLA – FORTE
GESTÃO
EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição:
CEIM/PEQUENO PRÍNCIPE
Professora:
Ana Ivandir Pavão Tomasi
Turma/Idade:
Maternal / 3 anos
Ano:
2012
PROJETO: CORPO
- Justificativa:
Partiu da necessidade de trabalhar as
partes do corpo e as funções dos órgãos dos sentidos, para que as
crianças tenham mais conhecimento, noções e conheçam mais seu
corpo e suas necessidades relacionadas a higiene ,
alimentação,vestuário. Trabalhar o esquema corporal é fundamental
para o desenvolvimento da criança. Ela passa por diferentes estágios
até chegar a fase do corpo representado. As crianças devem perceber
que ao longo da vida passamos por diferentes fases de desenvolvimento
físicos e psicológicos.
Precisamos trabalhar com as crianças
a conscientização das funções e cuidados com nosso corpo. Sendo
esses conhecimentos necessários para o crescimento e também para
uma vida saudável.
2.
Objetivo Geral:
Proporcionar as crianças um auto
conhecimento de seu corpo e de suas necessidades relacionadas aos
aspectos físicos ,motores , sociais, afetivos e cognitivos.
2.1.Objetivos Específicos:
-Identificar as partes do corpo
como: cabeça, pescoço, ombros, pernas, pés, mãos... Para que
possam perceber a importância de cada parte do corpo, seu
desenvolvimento e os cuidados que devemos ter.
-Identificar os órgão dos sentidos
e suas funções;
-Incentivar as crianças a terem uma
alimentação saudável aceitando todos os tipos de alimentos que são
oferecidos nas refeições feitas no CEIM;
- Levar a criança a interessar-se
progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações
simples relacionadas à higiene ;
-Incentivar a criança para que inicie
o processo de se vestir, despir a roupa e calçar seus calçados;
-Perceber as diferenças no seu corpo
e no do outro como: cor do cabelo, do olho, altura, cor da pele para
que possam perceber que fazem parte de uma sociedade onde há uma
diversidade muito grande de pessoas;
-
Conhecer as quantidades e fazer relações entre as partes do corpo;
3.Conteúdos:
-
Corpo humano; partes do corpo e funções;
-
Órgãos do sentido,
-
Desenvolver cuidados com o corpo: higiene
-
Identificação gênero, menina/menino, características físicas;
-
Vestuário;
-Medidas
de comprimento;
-Agrupamentos;
-Números
e quantidades;
4-
Prática social inicial:
-Praticam ações básicas de higiene
como lavar as mãos após ir ao banheiro;
-
Reconhecem as diferenças entre meninos e meninas;
-Possuem autonomia na hora de se
alimentar;
-
Identificam algumas partes do seu corpo e dos colegas.
5 Problematização:
Como
oportunizar que a criança construa hábitos saudáveis de higiene?
Como
proporcionar às crianças o conhecimento de seu próprio corpo suas
necessidades e cuidados?
6
Instrumentalização:
-Contornar
o corpo de uma menina e de um menino e fazer a identificação das
partes e expor na sala;
-Fazer
com as crianças um corpinho móvel usando colchetes. No rosto será
colado a foto de cada criança para que elas possam se identificar ;
-
Colorir as imagens de um menino e de uma menina e identificar as
diferenças;
-Produzir
quebra cabeça com diferentes tipos de imagens para que as crianças
possam montar;
-Realizar
brincadeiras de faz de conta nomeando partes do corpo e os cuidados
que devemos ter com o mesmo;
-Massinha
de modelar, modelar as partes do corpo e em seguida montar o corpo
inteiro;
-Contação
de histórias e dramatizações: Camilo, o comilão, esqueleto ,
Produzir desenho individual com as crianças fazendo a releitura da
história.
-
Recortar de revistas a cabeça de uma pessoa colar em uma folha e
pedir para que desenhem o restante do corpo ;
-
Colocar músicas e dançar diferentes ritmos. Ao parar a música, as
crianças deverão parar e ficar em forma de estátua;
-Cantar
e dramatizar músicas que nomeiam partes do corpo: cabeça, ombro,
joelho e pé (Xuxa) , mãozinhas pra trás esconder,corpinho maneiro,
ombro direito ombro esquerdo (Xuxa), comer- comer ,come pra mamãe
ficar feliz , as mãos,formiguinha, tia Mônica,música dos sentidos.
Produzir alguns painéis com a participação das crianças pintando
com tinta as mãos, os pés, para que as crianças visualizem algumas
partes do corpo. Falar sobre a importância dessas partes e as
funções que as mesmas possuem;
-Brincadeiras:
o macaco mandou, estátua, amarelinha, ovo choco, gata cega, vivo
morto;
-Desenho
do corpo. Cada criança deverá ficar de frente para um colega,
observá- lo e em seguida desenhá- lo;
-Recortar
gravuras contendo os órgão dos sentidos e fazer um painel na sala ;
-Desenvolver
os cinco sentidos com as crianças através de diferentes texturas
,diferentes alimentos para sentir o cheiro e o sabor ,diferente tipos
de sons, diferentes cores e formas.Trazer para sala um material
contendo diferentes tipos de textura como:lixa ,algodão tecido
esponja ...Para que através do tato as crianças percebam as
diferenças entre um material e outro. Para trabalhar o olfato e o
paladar serão trazido para a sala diferentes alimentos como: limão
,sal açúcar ...As crianças sentirão o cheiro e depois colocarão
na boca para sentirem o sabor . Para desenvolver a audição serão
proporcionado diferentes tipos de som como: rádio com som alto
,depois com som baixo, apenas um colega gritando ,depois todos
gritando ao mesmo tempo, bater na parede , na carteira, em
lata...Para desenvolver a visão será feito a brincadeira da gata
cega ,onde as crianças deverão ficar de olhos vendados e procurar
os demais colegas. Também será explorado as diferentes cores
através de trabalhos com tintas em diferentes materiais como
papel,pintura em litros descartáveis grandes e pequenos, para que
visualizem diferentes cores tamanhos e formas .
-Cantar
com as crianças a música: “conheço um jacaré” e em seguida
fazer a dobradura do jacaré nomeando as partes do corpo;
-.Assistir
DVD com músicas que falam sobre o corpo: dançando com o corpo “
Xuxa só para baixinhos”. Em seguida questionar as crianças sobre
quais os cuidados que devemos ter com nosso corpo relacionados a
higiene e porque devemos ter esses cuidados;
-Fazer
vários pezinhos com tinta guache para que as crianças pisem no
caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a
coordenação motora e o equilíbrio.
Avaliação:
A
avaliação acontecerá em todos os momentos e situações através
das atividades e observações no cotidiano durante as manifestações
das mesmas. Onde a criança irá conhecer a si e aos outros, sua
relação com o movimento e cuidados com o corpo.
Prática social final:
Com
o desenvolvimento do projeto as crianças deverão ampliar seus
saberes referente ao tema trabalhado, percebendo que para termos um
corpo saudável precisamos tomar diversos cuidados em relação a
higiene de nosso corpo percebendo as necessidades de cada um e as
diferenças existentes entre o grupo.
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