quinta-feira, outubro 18, 2012

PROJETO CORPO



PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição: CEIM/PEQUENO PRÍNCIPE
Professora: Ana Ivandir Pavão Tomasi
Turma/Idade: Maternal / 3 anos
Ano: 2012
PROJETO: CORPO

  1. Justificativa:

Partiu da necessidade de trabalhar as partes do corpo e as funções dos órgãos dos sentidos, para que as crianças tenham mais conhecimento, noções e conheçam mais seu corpo e suas necessidades relacionadas a higiene , alimentação,vestuário. Trabalhar o esquema corporal é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela passa por diferentes estágios até chegar a fase do corpo representado. As crianças devem perceber que ao longo da vida passamos por diferentes fases de desenvolvimento físicos e psicológicos.
Precisamos trabalhar com as crianças a conscientização das funções e cuidados com nosso corpo. Sendo esses conhecimentos necessários para o crescimento e também para uma vida saudável.
2. Objetivo Geral:
Proporcionar as crianças um auto conhecimento de seu corpo e de suas necessidades relacionadas aos aspectos físicos ,motores , sociais, afetivos e cognitivos.

2.1.Objetivos Específicos:

-Identificar as partes do corpo como: cabeça, pescoço, ombros, pernas, pés, mãos... Para que possam perceber a importância de cada parte do corpo, seu desenvolvimento e os cuidados que devemos ter.

-Identificar os órgão dos sentidos e suas funções;

-Incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável aceitando todos os tipos de alimentos que são oferecidos nas refeições feitas no CEIM;

- Levar a criança a interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à higiene ;

-Incentivar a criança para que inicie o processo de se vestir, despir a roupa e calçar seus calçados;
-Perceber as diferenças no seu corpo e no do outro como: cor do cabelo, do olho, altura, cor da pele para que possam perceber que fazem parte de uma sociedade onde há uma diversidade muito grande de pessoas;
- Conhecer as quantidades e fazer relações entre as partes do corpo;

3.Conteúdos:

- Corpo humano; partes do corpo e funções;

- Órgãos do sentido,

- Desenvolver cuidados com o corpo: higiene

- Identificação gênero, menina/menino, características físicas;

- Vestuário;

-Medidas de comprimento;

-Agrupamentos;

-Números e quantidades;

4- Prática social inicial:

-Praticam ações básicas de higiene como lavar as mãos após ir ao banheiro;

- Reconhecem as diferenças entre meninos e meninas;

-Possuem autonomia na hora de se alimentar;

- Identificam algumas partes do seu corpo e dos colegas.

5 Problematização:


Como oportunizar que a criança construa hábitos saudáveis de higiene?

Como proporcionar às crianças o conhecimento de seu próprio corpo suas necessidades e cuidados?

6 Instrumentalização:


-Contornar o corpo de uma menina e de um menino e fazer a identificação das partes e expor na sala;

-Fazer com as crianças um corpinho móvel usando colchetes. No rosto será colado a foto de cada criança para que elas possam se identificar ;

- Colorir as imagens de um menino e de uma menina e identificar as diferenças;

-Produzir quebra cabeça com diferentes tipos de imagens para que as crianças possam montar;

-Realizar brincadeiras de faz de conta nomeando partes do corpo e os cuidados que devemos ter com o mesmo;

-Massinha de modelar, modelar as partes do corpo e em seguida montar o corpo inteiro;

-Contação de histórias e dramatizações: Camilo, o comilão, esqueleto , Produzir desenho individual com as crianças fazendo a releitura da história.

- Recortar de revistas a cabeça de uma pessoa colar em uma folha e pedir para que desenhem o restante do corpo ;

- Colocar músicas e dançar diferentes ritmos. Ao parar a música, as crianças deverão parar e ficar em forma de estátua;

-Cantar e dramatizar músicas que nomeiam partes do corpo: cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa) , mãozinhas pra trás esconder,corpinho maneiro, ombro direito ombro esquerdo (Xuxa), comer- comer ,come pra mamãe ficar feliz , as mãos,formiguinha, tia Mônica,música dos sentidos. Produzir alguns painéis com a participação das crianças pintando com tinta as mãos, os pés, para que as crianças visualizem algumas partes do corpo. Falar sobre a importância dessas partes e as funções que as mesmas possuem;

-Brincadeiras: o macaco mandou, estátua, amarelinha, ovo choco, gata cega, vivo morto;

-Desenho do corpo. Cada criança deverá ficar de frente para um colega, observá- lo e em seguida desenhá- lo;

-Recortar gravuras contendo os órgão dos sentidos e fazer um painel na sala ;

-Desenvolver os cinco sentidos com as crianças através de diferentes texturas ,diferentes alimentos para sentir o cheiro e o sabor ,diferente tipos de sons, diferentes cores e formas.Trazer para sala um material contendo diferentes tipos de textura como:lixa ,algodão tecido esponja ...Para que através do tato as crianças percebam as diferenças entre um material e outro. Para trabalhar o olfato e o paladar serão trazido para a sala diferentes alimentos como: limão ,sal açúcar ...As crianças sentirão o cheiro e depois colocarão na boca para sentirem o sabor . Para desenvolver a audição serão proporcionado diferentes tipos de som como: rádio com som alto ,depois com som baixo, apenas um colega gritando ,depois todos gritando ao mesmo tempo, bater na parede , na carteira, em lata...Para desenvolver a visão será feito a brincadeira da gata cega ,onde as crianças deverão ficar de olhos vendados e procurar os demais colegas. Também será explorado as diferentes cores através de trabalhos com tintas em diferentes materiais como papel,pintura em litros descartáveis grandes e pequenos, para que visualizem diferentes cores tamanhos e formas .

-Cantar com as crianças a música: “conheço um jacaré” e em seguida fazer a dobradura do jacaré nomeando as partes do corpo;

-.Assistir DVD com músicas que falam sobre o corpo: dançando com o corpo “ Xuxa só para baixinhos”. Em seguida questionar as crianças sobre quais os cuidados que devemos ter com nosso corpo relacionados a higiene e porque devemos ter esses cuidados;

-Fazer vários pezinhos com tinta guache para que as crianças pisem no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio.

Avaliação:


A avaliação acontecerá em todos os momentos e situações através das atividades e observações no cotidiano durante as manifestações das mesmas. Onde a criança irá conhecer a si e aos outros, sua relação com o movimento e cuidados com o corpo.

Prática social final:


Com o desenvolvimento do projeto as crianças deverão ampliar seus saberes referente ao tema trabalhado, percebendo que para termos um corpo saudável precisamos tomar diversos cuidados em relação a higiene de nosso corpo percebendo as necessidades de cada um e as diferenças existentes entre o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.