E.B.M. Anita GARIBALDI
Professoras: ELI DEFAVERI
DAL PIVA
ELIANE RAFAELI
Turmas: 21 - 22 - 23
Turno: Matutino e
vespertino
Período do
projeto:setembro-outubro-novembro-dezembro
Ano : 2012
PROJETO
DE TRABALHO
TEMA:
UMA VIAGEM PELO PLANETA TERRA
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL:
Fílme:
Uma aventura no Tempo ( o filme explora os 4 elementos do planeta )
JUSTIFICATIVA:
A
vida no planeta já reflete a falta de cuidados com ambiente. Faz-se
necessário trabalhar o conhecimento cientifico sobre os elementos
naturais do planeta, educando e conscientizando as crianças de que
pequenas ações contribuim de forma significativa para existência
da vida.
OBJETIVO
GERAL:
Implementar
as práticas de uso da língua escrita, a leitura, a interpretação,
oralidade e raciocínio lógico por meio do tema “ uma viagem pelo
planeta terra”, conhecendo, valorizando e protegendo as diferentes
formas da vida no planeta.
Conteúdos:
PORTUGUÊS
- Expressão oral;
- Sequencia lógica de
ideias e objetividade;
- Interpretação;
- Produção e
reestruturação de textos;
- Grafema e fonema;
- Generos textuais;
- Estrutura e reestrutura
de textos;
-Exercícios
ortográficos
MATEMÁTICA
-Unidade, dezena e
centena;
- Adição e subtração
com recurso e reserva;
- Noções de divisão e
multiplicação;
- Formas geometricas,
figuras planas;
- Sistema de medidas,
medidas de tempo e capacidade;
- Graficos e tabelas;
CIÊNCIAS
-Água,
ar, solo, luz solar;
-Transformação
que ocorrem no meio ambiente, (ciclo da água, chuva, evaporação,
vento, geada, trovoados, apodrecimento de frutas, ferrugem formação
do solo);
-
Ciclo de vida das plantas;
-Utilidade das plantas na
vida do planeta.
GEOGRAFIA
-
Elementos naturais;
- O planeta Terra, a luz
do Sol,a lua, formação do arco-iris.
- Modificações
provocadas pela ação do homen na paisagem;
itando o desperdicio e
preservando o patrimõnio público e a natureza
HISTÓRIA
- Mudanças nos hábitos
familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações
ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)
-Cuidados com o meio que
vivemos, evitando o desperdicio e preservando o patrimõnio público
e a natureza
HISTÓRIA
- Mudanças nos hábitos
familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações
ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)
Objetivos específicos.
Conseguir expressar-se de
diferentes maneiras.
Distinguir e compreender
o que dizem os diferentes gêneros textuais.
Fazer relatos orais com
seqüência de ideias.
Ler diferentes textos
textuais.
Escrever diferentes
textos, com e sem ajuda do professor.
Fazer escrita correta de
palavras.
Compreender a relação
de unidade, dezena e centena.
Trabalhar situações
relacionadas a adição e a subtração.
Resolver operações e
problemas fazendo o uso do algoritimo.
Trabalhar noções de
multiplicação e divisão.
Identificar as formas
geométricas em diferentes ambientes.
Reconhecer
as medidas de tempo,(dia,dia semana,mês,ano)
Reconhecer
as medidas de capacidade (peso,litro)
Compreender
as transformações que ocorrem no ambiente que vivemos como (ciclo
da água, formação da chuva, vento, geada, trovoada, formação do
solo...).
Perceber
a importância da água para a vida das plantas e animais.
O
que você pode fazer para melhorar o ambiente que você vive?
Problematização
O que você sabe sobre o
planeta em que vive?
Como podemos resolver uma
situação problema?
Como é a melhor forma de
dividir algo com os amigos?
Quais são as formas
geométricas que voCê consegue perceber em alguns elementos da
natureza?
Você sabe que Mês
estamos agora?
Qual é a data do seu
aniversário?
Você sabe quais são os
dias da semana?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Construção de
Terrario - Passeios
- Visitas ao museu
- Músicas
- Poesias,
- Experimentos com
plantas e sementes,
-Atividades com sucatas e
tinta guache.
- Construção de
graficos e tabelas
- Painéis
- Maquetes
- Cruzadinha
-Jogos
- Produção de frases e
textos
- Realizar atividades no
Centro de Informática.
- Leituras em diferentes
materiais.
- Dramatização de
histórias infantis.
-Atividades cm gravuras e
recorte e colagem
Trabalhar interpretação
e leitura em voz alta com literatura infantil
-Assistir vídeos e
filmes sobre o tema estudado.
AVALIAÇÃO:
Observar
atentamente as contribuições de cada aluno em cada assunto
estudado, bem como seu desempenho nas atividades propostas.
O aluno será avaliado diariamente através da participação
envolvimento, interesse. Será levado em consideração a organização
dos materiais, respeito, responsabilidade na sua aprendizagem.
Registros
escritos também serão utilizados para avaliar a aprendizagem dos
alunos,Serão atribuidas notas para as atividdaes realizadas.
A
recuperação paralela acontecerá na medida em que houver
necessidade de rever os conteúdos trabalhados, realizando outras
atividades para que os objetivos sejam alcançados.
PRÁTICA
SOCIAL FINAL
Fazer
boneco de alpiste para acompanhar a germinação da semente.
Observar
as plantas da escola, procurando rega-las e cuidando com carinho do
ambiente escolar.
Produção
de textos e painéis relativos ao tema estudado.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
JOÃO,
O FEIJÃO. Texto e ilustrações Malus.Editora Vigília,1984.
MAST
E O PLANETA AZUL. Sonia Coppini e Dudu Sperb.Editora UFRGS.
O
ESPAÇO, NA PONTA DOS SEUS DEDOS. Judy Nayer
O
MUNDINHO AZUL. Ingrid Bellinghausen.Difusão Cultural do Livro.
O
GRANDE RABANETE. Tatiana Belinky.Editora Moderna.Ano 2002.
A
ÁRVORE GENEROSA. Shel Silverstein.Editora Cosacnaify
SE
EU CONTAR NINGUÉM ACREDITA. Gerusa Rodrigues Pinto.Editora FAPI LTDA
UM
PRESENTE PARA O PLANETA TERRA. Junji Miyaura
DESCOBRINDO
O AMBIENTE. Editora Atual.Autores: Jardelina Lago e Nyelda Rocha de
Oliveira.
Coleção
Ciranda das Sílabas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.