quinta-feira, outubro 18, 2012

Viagem pelo planeta

E.B.M. Anita GARIBALDI
Professoras: ELI DEFAVERI DAL PIVA
ELIANE RAFAELI

Turmas: 21 - 22 - 23
Turno: Matutino e vespertino
Período do projeto:setembro-outubro-novembro-dezembro
Ano : 2012
PROJETO DE TRABALHO
TEMA: UMA VIAGEM PELO PLANETA TERRA
PRÁTICA SOCIAL INICIAL: Fílme: Uma aventura no Tempo ( o filme explora os 4 elementos do planeta )
JUSTIFICATIVA: A vida no planeta já reflete a falta de cuidados com ambiente. Faz-se necessário trabalhar o conhecimento cientifico sobre os elementos naturais do planeta, educando e conscientizando as crianças de que pequenas ações contribuim de forma significativa para existência da vida.
OBJETIVO GERAL: Implementar as práticas de uso da língua escrita, a leitura, a interpretação, oralidade e raciocínio lógico por meio do tema “ uma viagem pelo planeta terra”, conhecendo, valorizando e protegendo as diferentes formas da vida no planeta.
Conteúdos:
PORTUGUÊS
- Expressão oral;
- Sequencia lógica de ideias e objetividade;
- Interpretação;
- Produção e reestruturação de textos;
- Grafema e fonema;
- Generos textuais;
- Estrutura e reestrutura de textos;
-Exercícios ortográficos

MATEMÁTICA
-Unidade, dezena e centena;
- Adição e subtração com recurso e reserva;
- Noções de divisão e multiplicação;
- Formas geometricas, figuras planas;
- Sistema de medidas, medidas de tempo e capacidade;
  • Graficos e tabelas;
CIÊNCIAS
-Água, ar, solo, luz solar;
-Transformação que ocorrem no meio ambiente, (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoados, apodrecimento de frutas, ferrugem formação do solo);
- Ciclo de vida das plantas;
-Utilidade das plantas na vida do planeta.
GEOGRAFIA
- Elementos naturais;
- O planeta Terra, a luz do Sol,a lua, formação do arco-iris.

- Modificações provocadas pela ação do homen na paisagem;
itando o desperdicio e preservando o patrimõnio público e a natureza

HISTÓRIA

- Mudanças nos hábitos familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)

-Cuidados com o meio que vivemos, evitando o desperdicio e preservando o patrimõnio público e a natureza

HISTÓRIA

- Mudanças nos hábitos familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)

Objetivos específicos.

Conseguir expressar-se de diferentes maneiras.

Distinguir e compreender o que dizem os diferentes gêneros textuais.

Fazer relatos orais com seqüência de ideias.

Ler diferentes textos textuais.

Escrever diferentes textos, com e sem ajuda do professor.

Fazer escrita correta de palavras.

Compreender a relação de unidade, dezena e centena.

Trabalhar situações relacionadas a adição e a subtração.

Resolver operações e problemas fazendo o uso do algoritimo.

Trabalhar noções de multiplicação e divisão.

Identificar as formas geométricas em diferentes ambientes.

Reconhecer as medidas de tempo,(dia,dia semana,mês,ano)
Reconhecer as medidas de capacidade (peso,litro)
Compreender as transformações que ocorrem no ambiente que vivemos como (ciclo da água, formação da chuva, vento, geada, trovoada, formação do solo...).
Perceber a importância da água para a vida das plantas e animais.
O que você pode fazer para melhorar o ambiente que você vive?
Problematização
O que você sabe sobre o planeta em que vive?
Como podemos resolver uma situação problema?
Como é a melhor forma de dividir algo com os amigos?
Quais são as formas geométricas que voCê consegue perceber em alguns elementos da natureza?
Você sabe que Mês estamos agora?
Qual é a data do seu aniversário?
Você sabe quais são os dias da semana?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Construção de Terrario - Passeios
- Visitas ao museu
- Músicas
- Poesias,
- Experimentos com plantas e sementes,
-Atividades com sucatas e tinta guache.
- Construção de graficos e tabelas
- Painéis
- Maquetes
- Cruzadinha
-Jogos
- Produção de frases e textos
- Realizar atividades no Centro de Informática.
- Leituras em diferentes materiais.
- Dramatização de histórias infantis.
-Atividades cm gravuras e recorte e colagem
Trabalhar interpretação e leitura em voz alta com literatura infantil
-Assistir vídeos e filmes sobre o tema estudado.
AVALIAÇÃO:
Observar atentamente as contribuições de cada aluno em cada assunto estudado, bem como seu desempenho nas atividades propostas. O aluno será avaliado diariamente através da participação envolvimento, interesse. Será levado em consideração a organização dos materiais, respeito, responsabilidade na sua aprendizagem.
Registros escritos também serão utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos,Serão atribuidas notas para as atividdaes realizadas.
A recuperação paralela acontecerá na medida em que houver necessidade de rever os conteúdos trabalhados, realizando outras atividades para que os objetivos sejam alcançados.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Fazer boneco de alpiste para acompanhar a germinação da semente.
Observar as plantas da escola, procurando rega-las e cuidando com carinho do ambiente escolar.
Produção de textos e painéis relativos ao tema estudado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JOÃO, O FEIJÃO. Texto e ilustrações Malus.Editora Vigília,1984.
MAST E O PLANETA AZUL. Sonia Coppini e Dudu Sperb.Editora UFRGS.
O ESPAÇO, NA PONTA DOS SEUS DEDOS. Judy Nayer
O MUNDINHO AZUL. Ingrid Bellinghausen.Difusão Cultural do Livro.
O GRANDE RABANETE. Tatiana Belinky.Editora Moderna.Ano 2002.
A ÁRVORE GENEROSA. Shel Silverstein.Editora Cosacnaify
SE EU CONTAR NINGUÉM ACREDITA. Gerusa Rodrigues Pinto.Editora FAPI LTDA
UM PRESENTE PARA O PLANETA TERRA. Junji Miyaura
DESCOBRINDO O AMBIENTE. Editora Atual.Autores: Jardelina Lago e Nyelda Rocha de Oliveira.
Coleção Ciranda das Sílabas






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.