PREFEITURA MUNICIPAL DE
CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA –
FORTE
GESTÃO
EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição:
CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professora:
Roseane Raimundo Da Silva
Turma
Idade: Maternal / 3 anos
Ano:
2012
PROJETO:
MEU NOME, MINHA IDENTIDADE
- Justificativa:
O
nome tem uma carga afetiva para a criança, pois marca sua
identidade, sua história.
É
importante realizar um trabalho intencional , que leve ao
conhecimento e a construção do próprio nome. A escrita do nome
fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes
servirá de informação para produzir outras escritas.
- Objetivo Geral:
Proporcionar
que a criança conheça a história e o significado de seu nome e
perceba-se enquanto ser social que tem sua identidade e que deve ser
respeitada e valorizada em suas relações,bem como oportunizá-la a
se apropriar da escrita
2.1.Objetivos
Específicos:
-Conhecer
a história do seu nome;
-Valorizar
a história do nome de cada criança, promovendo o conhecimento de si
e do outro;
-Apreciar
o próprio nome e o nome dos colegas ,chamá-los pelo nome e
identificar seu nome entre eles;
-Identificar
a letra inicial do nome;
-Proporcionar
a criança o contato e o conhecimento da história da escrita;
-
Visualizar números e a sequência no calendário mensal;
-Representar
através do numeral as quantidades de letra em cada nome.
- Conteúdos:
-Identidade;
-
Eu e o outro;
-
História do nome e significado do mesmo;
-História da escrita;
-Letras do alfabeto;
-Reconhecimento da
escrita do nome;
-
Linguagem oral e escrita;
-Relação
número e quantidade.
4-
Prática social inicial:
-Todas as coisas e
também as pessoas possuem um nome;
-As pessoas podem ter
nomes iguais ;
-Os pais são quem
escolhem os nomes para os filhos.
Problematização:
Será que as crianças
sabem a história do seu nome e o significado?
Que
relações tem a criança com seu nome?
- Instrumentalização:
-
Trabalhar com a música a canoa virou e também com a música o João
comeu pão, envolvendo o nome das crianças;
-Trabalhar
com letras móveis (EVA) para formar o nome;
-Colorir
as letras iniciais do nome , comparar com a dos colegas para ver se
tem letras iguais e depois colar no caderno de desenho;
-Colorir
e enfeitar as letras do nome ( com bolinhas de papel crepom , EVA ou
pintura);
-Confeccionar
um crachá com o nome;
-Fotos das crianças
para fazer um painel para facilitar a identificação do nome dos
colegas;
-Escutar a música:
todas as coisas têm nome;
-Recorte
de livros e revistas e colagem de figuras identificando os nomes das
imagens encontradas.
-Massa de modelar para
construção das letras do nome;
-Painéis
com músicas que envolvam o nome usando materiais diversos como:
colagem, dobradura e pintura.
-Brincadeira da caixa
do tesouro;
-Desenho
do auto- retrato e em seguida fazer a dança da cadeira onde as
crianças deverão sentar-se na cadeira onde seu auto -retrato foi
colado.
-Pesquisa
com os pais para preenchimento de ficha contendo dados da criança e
a história do nome, (quem o escolheu e porque);
-Conversas
informais com a família para conhecer o dia a dia das crianças;
Avaliação:
A
avaliação acontecerá durante as atividades, nos momentos de
brincadeiras, observando a participação e o desenvolvimento das
crianças, e o que conseguiu alcançar.
Prática
social final:
Com
o desenvolvimento do projeto espera-se que as crianças ampliem seus
saberes referente ao tema trabalhado, percebendo que todos tem um
nome e uma história que os diferencia um do outro mas que todos
devem ser valorizados e respeitados. E que também tenham percebido
que as letras fazem parte da escrita e que a escrita está sempre
presente em nosso dia a dia.
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