quinta-feira, outubro 18, 2012

Meu nome minha identidade





PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professora: Roseane Raimundo Da Silva
Turma Idade: Maternal / 3 anos
Ano: 2012
PROJETO: MEU NOME, MINHA IDENTIDADE

  1. Justificativa:

O nome tem uma carga afetiva para a criança, pois marca sua identidade, sua história.
É importante realizar um trabalho intencional , que leve ao conhecimento e a construção do próprio nome. A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de informação para produzir outras escritas.
  1. Objetivo Geral:
Proporcionar que a criança conheça a história e o significado de seu nome e perceba-se enquanto ser social que tem sua identidade e que deve ser respeitada e valorizada em suas relações,bem como oportunizá-la a se apropriar da escrita

2.1.Objetivos Específicos:
-Conhecer a história do seu nome;

-Valorizar a história do nome de cada criança, promovendo o conhecimento de si e do outro;

-Apreciar o próprio nome e o nome dos colegas ,chamá-los pelo nome e identificar seu nome entre eles;

-Identificar a letra inicial do nome;

-Proporcionar a criança o contato e o conhecimento da história da escrita;


- Visualizar números e a sequência no calendário mensal;

-Representar através do numeral as quantidades de letra em cada nome.


  1. Conteúdos:

-Identidade;

- Eu e o outro;

- História do nome e significado do mesmo;

-História da escrita;

-Letras do alfabeto;

-Reconhecimento da escrita do nome;

- Linguagem oral e escrita;


-Relação número e quantidade.


4- Prática social inicial:

-Todas as coisas e também as pessoas possuem um nome;

-As pessoas podem ter nomes iguais ;

-Os pais são quem escolhem os nomes para os filhos.

Problematização:

Será que as crianças sabem a história do seu nome e o significado?

Que relações tem a criança com seu nome?

  1. Instrumentalização:

- Trabalhar com a música a canoa virou e também com a música o João comeu pão, envolvendo o nome das crianças;

-Trabalhar com letras móveis (EVA) para formar o nome;

-Colorir as letras iniciais do nome , comparar com a dos colegas para ver se tem letras iguais e depois colar no caderno de desenho;

-Colorir e enfeitar as letras do nome ( com bolinhas de papel crepom , EVA ou pintura);

-Confeccionar um crachá com o nome;

-Fotos das crianças para fazer um painel para facilitar a identificação do nome dos colegas;

-Escutar a música: todas as coisas têm nome;


-Recorte de livros e revistas e colagem de figuras identificando os nomes das imagens encontradas.

-Massa de modelar para construção das letras do nome;

-Painéis com músicas que envolvam o nome usando materiais diversos como: colagem, dobradura e pintura.

-Brincadeira da caixa do tesouro;

-Desenho do auto- retrato e em seguida fazer a dança da cadeira onde as crianças deverão sentar-se na cadeira onde seu auto -retrato foi colado.

-Pesquisa com os pais para preenchimento de ficha contendo dados da criança e a história do nome, (quem o escolheu e porque);

-Conversas informais com a família para conhecer o dia a dia das crianças;


Avaliação:

A avaliação acontecerá durante as atividades, nos momentos de brincadeiras, observando a participação e o desenvolvimento das crianças, e o que conseguiu alcançar.

Prática social final:
Com o desenvolvimento do projeto espera-se que as crianças ampliem seus saberes referente ao tema trabalhado, percebendo que todos tem um nome e uma história que os diferencia um do outro mas que todos devem ser valorizados e respeitados. E que também tenham percebido que as letras fazem parte da escrita e que a escrita está sempre presente em nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.