Instituição
Educativa: C.E.I.M Brincar e Aprender Sempre
Professor:
Teresinha Fortes Vieira
Turma:
Maternal
Turno:
Matutino
Ano:
2012
Projeto
Tema:
O Corpo Humano “Gênero”
Justificativa.
Considerando
o função da educação infantil que visa o desenvolvimento integral
da criança e a construção do conhecimento que lhe seja
significativa, construiu-se um projeto que contemple as diferentes
linguagens. Levando a criança a compreender a importância de
conhecer seu corpo, suas funções básicas e que existem diferenças
entre meninos e meninas e que cada um tem importância.
Objetivo
Geral.
Identificar
as partes externas do corpo humano, e cuidados que devemos ter,
proporcionado, ainda, a identificação das semelhanças e diferenças
entre meninos e meninas.
Objetivos
Específicos.
Conhecer
o seu copo, partes e funções básicas;
Identificar
as diferenças e semelhanças entre o corpo masculino e feminino;
Conscientiza
as crianças sobre os cuidados de higiene com o seu corpo;
Propiciar
atividades, discussões e brincadeiras com interação entre meninos
e meninas;
Promover
reflexão sobre o respeito que devemos ter com o nosso corpo e com o
dos outros;
Valorizar
o próprio corpo, reconhecendo seus limites e potencialidades;
Realizar
estratégias de quantificação como contagem, estimativa.
Conteúdos.
O
corpo humano, partes e funções básicas.
Historias
cantigas.
Gênero
Pratica
Social Inicial.
As
crianças sabem que tem um corpo.
Quem
tem meninos e meninas.
Que
quando chora a mãe ou a professora pega no colo.
Problematização.
Como
é o nosso corpo?
Como
é o corpo do colega?
São
todos iguais?
Qual
é a cor dos seus olhos, cabelos e da pele?
Quem
é mais alto?
Quantos
meninos? E quantas meninas?
Instrumentalização.
Atividades
de rotina...
Cantar
a música boneca de lata;
Formação
da Rodinha, onde as crianças ouviram a história o Pinóquio,
conversar sobre a história;
Desenho
do contorno do corpo dos colegas “masculino e feminino” nomear as
partes;
Cantigas
e gestos sobre o corpo Meu corpo tem, musica da Xuxa;
Eu
conheço um jacaré que gosta de comer... esconda seu pé... senão o
jacaré come seu nariz e o dedão do pé... cantar outras partes do
corpo.
Atividades
com massinha de modelar.
Atividades
com livrinhos.
Atividades
com quebra – cabeça “encaixe sobre o corpo humano”.
DVDS
com atividades sobre o tema em estudo.
Dialogar
sobre os cuidados que devemos ter com a Higiene do nosso corpo.
Cantar
a musica “chuveiro” Patati Patata;
Cantar
a musica “eu tenho dente atrás e na frente”;
Cantar
“nossos dedinhos” Eliana;
Cantar
“meus dentinhos vou escovar”;
Contar
outras historias que falem sobre brincadeiras de meninos e meninas.
Avaliação.
Será
feita através da mediação e observação constante durante as
atividades e nas brincadeiras.
Pratica
Social Final.
No
final destas atividades espero que as crianças consigam entender e
ter mais cuidado com o seu corpo e higiene pessoal.
Atividades
“Conteúdos”.
Semanal,
atividades de rotina.
Em
circulo sentados crianças conversam sobre os cuidados que devemos
ter com o nosso corpo.
Cantiga:
Xuxa: meu corpo tem,
Cabeça,
ombros, braços penas e pés.
Cantar
com outras partes do corpo.
Com
papel pardo desenhar com as crianças o contorno do corpo “masculino
e feminino” nomeando as partes do corpo.
Dialogar
sobre os cuidados que se deve ter com o corpo Higiene em especial a
higiene bucal, dentes. Cantar a musica “todos os dentinhos vou
escovar...”.
E
realizar a escovação. No caderno de desenho da criança fazer o
contorno do corpo onde ela irá completar os órgãos que estão
faltando.
História,
o menino que via com as mãos.
Texto
de Alexandre Azevedo.
Ilustração
Grego.
Música:
eu conheço um jacaré que gosta de comer ;esconda seus olhinhos
senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé; [.....]
obs.: cantar as com as outras partes do corpo.
Cantar
a música boneca de lata
Boneca
de lata caiu com
A
cabeça no chão
Levou
mais de uma semana
Para
fazer a arrumação; [...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.