quinta-feira, outubro 18, 2012

CORPO HUMANO


Instituição Educativa: C.E.I.M Brincar e Aprender Sempre
Professor: Teresinha Fortes Vieira
Turma: Maternal
Turno: Matutino
Ano: 2012
Projeto
Tema: O Corpo Humano “Gênero”
Justificativa.
Considerando o função da educação infantil que visa o desenvolvimento integral da criança e a construção do conhecimento que lhe seja significativa, construiu-se um projeto que contemple as diferentes linguagens. Levando a criança a compreender a importância de conhecer seu corpo, suas funções básicas e que existem diferenças entre meninos e meninas e que cada um tem importância.
Objetivo Geral.
Identificar as partes externas do corpo humano, e cuidados que devemos ter, proporcionado, ainda, a identificação das semelhanças e diferenças entre meninos e meninas.
Objetivos Específicos.
Conhecer o seu copo, partes e funções básicas;
Identificar as diferenças e semelhanças entre o corpo masculino e feminino;
Conscientiza as crianças sobre os cuidados de higiene com o seu corpo;
Propiciar atividades, discussões e brincadeiras com interação entre meninos e meninas;
Promover reflexão sobre o respeito que devemos ter com o nosso corpo e com o dos outros;
Valorizar o próprio corpo, reconhecendo seus limites e potencialidades;
Realizar estratégias de quantificação como contagem, estimativa.

Conteúdos.
O corpo humano, partes e funções básicas.
Historias cantigas.
Gênero
Pratica Social Inicial.
As crianças sabem que tem um corpo.
Quem tem meninos e meninas.
Que quando chora a mãe ou a professora pega no colo.

Problematização.
Como é o nosso corpo?
Como é o corpo do colega?
São todos iguais?
Qual é a cor dos seus olhos, cabelos e da pele?
Quem é mais alto?
Quantos meninos? E quantas meninas?
Instrumentalização.
Atividades de rotina...
Cantar a música boneca de lata;
Formação da Rodinha, onde as crianças ouviram a história o Pinóquio, conversar sobre a história;
Desenho do contorno do corpo dos colegas “masculino e feminino” nomear as partes;
Cantigas e gestos sobre o corpo Meu corpo tem, musica da Xuxa;
Eu conheço um jacaré que gosta de comer... esconda seu pé... senão o jacaré come seu nariz e o dedão do pé... cantar outras partes do corpo.
Atividades com massinha de modelar.
Atividades com livrinhos.
Atividades com quebra – cabeça “encaixe sobre o corpo humano”.
DVDS com atividades sobre o tema em estudo.
Dialogar sobre os cuidados que devemos ter com a Higiene do nosso corpo.
Cantar a musica “chuveiro” Patati Patata;
Cantar a musica “eu tenho dente atrás e na frente”;
Cantar “nossos dedinhos” Eliana;
Cantar “meus dentinhos vou escovar”;
Contar outras historias que falem sobre brincadeiras de meninos e meninas.

Avaliação.
Será feita através da mediação e observação constante durante as atividades e nas brincadeiras.

Pratica Social Final.
No final destas atividades espero que as crianças consigam entender e ter mais cuidado com o seu corpo e higiene pessoal.

Atividades “Conteúdos”.
Semanal, atividades de rotina.
Em circulo sentados crianças conversam sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo.
Cantiga: Xuxa: meu corpo tem,
Cabeça, ombros, braços penas e pés.
Cantar com outras partes do corpo.
Com papel pardo desenhar com as crianças o contorno do corpo “masculino e feminino” nomeando as partes do corpo.
Dialogar sobre os cuidados que se deve ter com o corpo Higiene em especial a higiene bucal, dentes. Cantar a musica “todos os dentinhos vou escovar...”.
E realizar a escovação. No caderno de desenho da criança fazer o contorno do corpo onde ela irá completar os órgãos que estão faltando.
História, o menino que via com as mãos.
Texto de Alexandre Azevedo.
Ilustração Grego.
Música: eu conheço um jacaré que gosta de comer ;esconda seus olhinhos senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé; [.....] obs.: cantar as com as outras partes do corpo.
Cantar a música boneca de lata
Boneca de lata caiu com
A cabeça no chão
Levou mais de uma semana
Para fazer a arrumação; [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.