quinta-feira, outubro 18, 2012


PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PROJETO
SABOR DE SABER, SEDE DE APRENDER

  1. IDENTIFICAÇÃO
Turma: 2ª séries Turno: Mat./Vesp. Ano: 2012
Professores: Andréia da Silva Fossá, Susana Zanetti, Helena Tissiani Maccari
Período de realização: 1º BIMESTRE (Fevereiro/abril)

TEMA: O aluno como sujeito e o contexto onde vive

  1. JUSTIFICATIVA
Tendo como foco de estudo o educando como sujeito de sua própria história e suas relações no contexto em que vive, é fundamental trabalhar com o desenvolvimento dos educandos nos aspectos: cognitivo, social, cultural, afetivo, por meio da história de vida, favorecendo assim a construção da autonomia, cidadania e identidade dos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

  1. OBJETIVOS
    OBJETIVO GERAL
    Promover a aprendizagem por meio da valorização da história de cada criança, respeitando as diferenças e diversidades, contribuindo para a construção do conhecimento científico, compreendendo o sentido de ser e estar no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Língua Portuguesa
  • utilizar a linguagem oral, escrita e de leitura expressando seus sentimentos e pensamentos
  • ouvir e contar histórias
  • fazer relatos orais com sequência de ideias
  • contribuir com relatos de colegas, observando os combinados, sem fugir do tema do debate
  • ler para desenvolver o conhecimento e despertar a curiosidade
  • fazer relações entre gráficas e fônicas
  • criar situações em que os alunos tenham oportunidade de refletir e analisar os textos, frases e/ou palavras que leem, escrevem, falam e ouvem
  • escrever diferentes textos com ou sem a ajuda do professor
  • criar o hábito da releitura, para compreender o que acabou de escrever e analisar a escrita
  • assimilar conceitos relativos aos termos: regras, normas, direitos e deveres
  • aprimorar a leitura para estimular o hábito
  • escrever palavras, frases e textos para desenvolver o raciocínio em relação à escrita
  • valorizar a leitura como fonte de conhecimento e prazer
  • adequar o nível de linguagem em diferentes espaços
  • ampliar vocabulário através dos conceitos que estão no dicionário
  • reforço dos conhecimentos em alfabetização no que ser refere ao alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras e pontuação.
Matemática
  • ampliar o conhecimento matemático e suas representações, conceitos, a partir de diferentes usos no contexto social atribuindo-lhes significados
  • relacionar número às quantidades
  • trabalhar situações relacionadas a ideia de juntar e acrescentar (adição), multiplicar (de forma prática e lúdica, em nível básico) e de tirar e completar (subtração)
  • resolver problemas em relação aos cálculos de adição, subtração e multiplicação
  • construir e interpretar gráficos a partir de situações vivenciadas (datas de aniversário, idade, preferências, etc.)
  • unidade, dezena e centena
  • escrita numérica, símbolo, sequência numérica, sucessor e antecessor
  • relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
  • registro com números de mais de um algarismo
  • representação de quantidades de diferentes maneiras
  • adição, subtração e multiplicação
  • gráficos e tabelas
  • reconhecer e desenvolver noções de tempo conforme a temática (medidas de tempo)
  • perceber a importância dos números no dia-a-dia
  • reconhecer formas geométricas presentes na natureza e nos objetos
Ciências
  • compreender as transformações da natureza percebendo a sua dinâmica, reconhecendo o ser humano como agente transformador e integrante desse ambiente, sensibilizando sua preservação
  • relacionar a dependência da vida aos elementos do ambiente
  • reconhecer os processos de transformações que ocorrem nos ambientes
  • conhecer, valorizar e proteger as diferentes formas de vida
  • compreender diferentes relações de interdependência que existe entre os seres vivos e não vivos
História
  • perceber a importância que a escola tem na vida das pessoas
  • estimular e organizar suas atividades escolares
  • valorizar a escola como um local de aprendizagem e socialização
  • perceber as mudanças ocorridas na escola com o passar do tempo
  • reconhecer os direitos e deveres enquanto educandos inseridos no contexto escolar
  • perceber a importância de ter um nome e uma nacionalidade
  • conhecer e relacionar fatos históricos que envolvem a sociedade identificando-se como membro de um grupo social, contribuindo para a construção da cidadania
Geografia
  • perceber os diferentes ambientes e espaços geográficos sociais e culturais do lugar onde vive e da escola, localizando-se a partir de pontos de referência
  • conhecer e comparar a natureza da paisagem local por meio dos elementos naturais
  • reconhecer a influência do homem na modificação da paisagem local
  • desenvolver uma consciência de preservação e conservação ambiental
  1. CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
  • Oralidade:
    • escuta sensível
    • diferentes gêneros textuais (poemas, canções, parlendas, acrósticos, adivinhas, trava-língua, piadas, quadrinhas, literatura infantil)
    • expressão oral (articulação das palavras, entonação adequada)
    • argumentação de ideias e fatos ocorridos
    • utilização de linguagem oral em diferentes situações
    • interpretação oral
    • adequação ao nível da linguagem considerando: o gênero, o interlocutor e a situação de comunicação
    • sequência lógica das palavras
    • objetividade
  • Escrita
  • Estruturar frases e textos
  • Decodificar palavras, frases e textos nos mais diversos contextos
  • Grafemas e fonemas
  • Produção de textos individuais e coletivos em diferentes gêneros
  • Estruturar e re-estruturar textos
  • Análise Linguística
  • Estrutura e re-estrutura de textos observando: ortografia, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúscula, acentuação, parágrafo, coerência e coesão alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras
  • Leitura
  • Diferentes gêneros textuais (listas, receita, rótulos...)
  • Leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento
  • Leitura interpretativa
  • Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva com ritmo e entonação
  • Matemática
  • produção histórica cultural do surgimento do número
  • unidade, dezena e centena
  • escrita numérica, símbolo, sequencia numérica, sucessor e antecessor
  • relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
  • registro com números de mais de um algarismo
  • representação de quantidade de diferentes maneiras
  • adição e subtração
  • noções de multiplicação
  • identificação das formas geométricas em diferentes ambientes
  • medidas de tempo: hora, dia, semana, nês, ano
  • gráficos e tabelas
  • Ciências
  • diversidade e características dos seres vivos
  • seres vivos e não vivos
  • transformações que ocorrem no ambiente (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoada, apodrecimento de frutas, ferrugem, formação do solo).
    • História
  • minha história, identidade e documentos
  • direitos e deveres em relação à escola e à família
  • ECA – Estatuto da criança e do adolescente
  • História da escola
  • nome da escola
  • normas de convivência na escola
  • Geografia
  • localização da escola e pontos de referência
  • endereço da escola
  • características da paisagem em torno da escola
  • localização da moradia em relação a escola (trajeto)
  • representação interna e externa da escola
  • noções cartográficas (mapa da escola)
  • cuidados com o meio em que vivem, evitando o desperdício e preservando o patrimônio público e a natureza
    5. Prática social inicial
Partir dos conhecimentos que os educandos já sabem sobre o tema do projeto a ser desenvolvido, apresentando os tópicos dos conteúdos a serem trabalhados, dialogando com os educandos sobre o mesmo, favorecendo a reflexão sobre o que eles querem aprender sobre o assunto.
6. Problematização
  1. Todos tem acesso à escola?
  2. Todos tem conhecimento de seus direitos e deveres?
  3. Como é a escola em que você estuda?
  4. Por que precisamos estudar?
  5. Nossa escola sempre foi assim? O que mudou?
  6. Você conhece os direitos e os deveres do aluno na escola?
  7. Uma escola pode funcionar sem regras?
  8. E só na escola que existem regras? Onde mais existem regras?
  9. É possível viver numa sociedade sem regras?
    10. O que nos torna diferentes uns dos outros?
7. Instrumentalização
  • aulas expositivas e dialogadas
  • passeios e observações
  • filmes (CJ7 – o Brinquedo Mágico, Babá Macphee...)
  • construção de cartazes, painéis, produções escritas, desenhos, gráficos
  • músicas
  • CEMUT (internet)
  • mapas
  • textos relacionados aos temas
  • contação de histórias
  • Vídeos informativos
  • caça-palavras, cruzadinhas
  • dicionário
  • leitura livre
  • poemas, parlenda, trava-línguas
  • problemas lógico-matemáticos
  • ábaco e material dourado
  • plantas baixas, da escola e da sala de aula
  • recorte e colagem
  • exploração de legendas
  • construir e interpretar gráficos
  • acrósticos
8. Avaliação/catarse
A avaliação dar-se-á de forma processual e constante, sendo vista tanto de forma “macro” como de forma “micro”, devendo-se considerar desde o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, procedimentos e de atitudes, até a identificação de componentes comuns e diferentes em meio ao que se esta sendo estudado, por meio de observações diretas e indiretas.
Para tanto serão avaliados os seguintes aspectos: as atitudes demonstradas cotidianamente pelo aluno em seu convívio escolar; o caderno, como forma de organização e acompanhamento do que vem sendo trabalhado, participação oral, provas escritas, produções textuais, ditados, emprenho frente ao que é proposto, responsabilidade em relação ao material e tema de casa. Todos estes elementos serão avaliados através de notas de 1,0 (um) a 10,0 (dez), lembrando que o conjunto de todo o desenvolvimento do aluno é quem define a média que irá para o boletim.
9. Prática social final
Se dará através da mudança de atitudes dos educandos ao conhecimento e a prática cotidiana...
Referências Bibliográficas

    1. Livros didáticos
        2. Sites educativos
    3. Internet
    4. Currículos – Secretaria Municipal de Educação/Chapecó-SC












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