PREFEITURA
MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PROJETO
SABOR
DE SABER, SEDE DE APRENDER
- IDENTIFICAÇÃO
Turma: 2ª séries Turno: Mat./Vesp.
Ano: 2012
Professores: Andréia da Silva Fossá,
Susana Zanetti, Helena Tissiani Maccari
Período de realização: 1º
BIMESTRE (Fevereiro/abril)
TEMA:
O aluno como sujeito e o contexto onde vive
- JUSTIFICATIVA
Tendo como foco de estudo o educando
como sujeito de sua própria história e suas relações no contexto
em que vive, é fundamental trabalhar com o desenvolvimento dos
educandos nos aspectos: cognitivo, social, cultural, afetivo, por
meio da história de vida, favorecendo assim a construção da
autonomia, cidadania e identidade dos alunos da 2ª série do Ensino
Fundamental.
- OBJETIVOSOBJETIVO GERALPromover a aprendizagem por meio da valorização da história de cada criança, respeitando as diferenças e diversidades, contribuindo para a construção do conhecimento científico, compreendendo o sentido de ser e estar no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Língua Portuguesa
- utilizar a linguagem oral, escrita e de leitura expressando seus sentimentos e pensamentos
- ouvir e contar histórias
- fazer relatos orais com sequência de ideias
- contribuir com relatos de colegas, observando os combinados, sem fugir do tema do debate
- ler para desenvolver o conhecimento e despertar a curiosidade
- fazer relações entre gráficas e fônicas
- criar situações em que os alunos tenham oportunidade de refletir e analisar os textos, frases e/ou palavras que leem, escrevem, falam e ouvem
- escrever diferentes textos com ou sem a ajuda do professor
- criar o hábito da releitura, para compreender o que acabou de escrever e analisar a escrita
- assimilar conceitos relativos aos termos: regras, normas, direitos e deveres
- aprimorar a leitura para estimular o hábito
- escrever palavras, frases e textos para desenvolver o raciocínio em relação à escrita
- valorizar a leitura como fonte de conhecimento e prazer
- adequar o nível de linguagem em diferentes espaços
- ampliar vocabulário através dos conceitos que estão no dicionário
- reforço dos conhecimentos em alfabetização no que ser refere ao alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras e pontuação.
Matemática
- ampliar o conhecimento matemático e suas representações, conceitos, a partir de diferentes usos no contexto social atribuindo-lhes significados
- relacionar número às quantidades
- trabalhar situações relacionadas a ideia de juntar e acrescentar (adição), multiplicar (de forma prática e lúdica, em nível básico) e de tirar e completar (subtração)
- resolver problemas em relação aos cálculos de adição, subtração e multiplicação
- construir e interpretar gráficos a partir de situações vivenciadas (datas de aniversário, idade, preferências, etc.)
- unidade, dezena e centena
- escrita numérica, símbolo, sequência numérica, sucessor e antecessor
- relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
- registro com números de mais de um algarismo
- representação de quantidades de diferentes maneiras
- adição, subtração e multiplicação
- gráficos e tabelas
- reconhecer e desenvolver noções de tempo conforme a temática (medidas de tempo)
- perceber a importância dos números no dia-a-dia
- reconhecer formas geométricas presentes na natureza e nos objetos
Ciências
- compreender as transformações da natureza percebendo a sua dinâmica, reconhecendo o ser humano como agente transformador e integrante desse ambiente, sensibilizando sua preservação
- relacionar a dependência da vida aos elementos do ambiente
- reconhecer os processos de transformações que ocorrem nos ambientes
- conhecer, valorizar e proteger as diferentes formas de vida
- compreender diferentes relações de interdependência que existe entre os seres vivos e não vivos
História
- perceber a importância que a escola tem na vida das pessoas
- estimular e organizar suas atividades escolares
- valorizar a escola como um local de aprendizagem e socialização
- perceber as mudanças ocorridas na escola com o passar do tempo
- reconhecer os direitos e deveres enquanto educandos inseridos no contexto escolar
- perceber a importância de ter um nome e uma nacionalidade
- conhecer e relacionar fatos históricos que envolvem a sociedade identificando-se como membro de um grupo social, contribuindo para a construção da cidadania
Geografia
- perceber os diferentes ambientes e espaços geográficos sociais e culturais do lugar onde vive e da escola, localizando-se a partir de pontos de referência
- conhecer e comparar a natureza da paisagem local por meio dos elementos naturais
- reconhecer a influência do homem na modificação da paisagem local
- desenvolver uma consciência de preservação e conservação ambiental
- CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
- Oralidade:
- escuta sensível
- diferentes gêneros textuais (poemas, canções, parlendas, acrósticos, adivinhas, trava-língua, piadas, quadrinhas, literatura infantil)
- expressão oral (articulação das palavras, entonação adequada)
- argumentação de ideias e fatos ocorridos
- utilização de linguagem oral em diferentes situações
- interpretação oral
- adequação ao nível da linguagem considerando: o gênero, o interlocutor e a situação de comunicação
- sequência lógica das palavras
- objetividade
- Escrita
- Estruturar frases e textos
- Decodificar palavras, frases e textos nos mais diversos contextos
- Grafemas e fonemas
- Produção de textos individuais e coletivos em diferentes gêneros
- Estruturar e re-estruturar textos
- Análise Linguística
- Estrutura e re-estrutura de textos observando: ortografia, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúscula, acentuação, parágrafo, coerência e coesão alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras
- Leitura
- Diferentes gêneros textuais (listas, receita, rótulos...)
- Leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento
- Leitura interpretativa
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva com ritmo e entonação
- Matemática
- produção histórica cultural do surgimento do número
- unidade, dezena e centena
- escrita numérica, símbolo, sequencia numérica, sucessor e antecessor
- relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
- registro com números de mais de um algarismo
- representação de quantidade de diferentes maneiras
- adição e subtração
- noções de multiplicação
- identificação das formas geométricas em diferentes ambientes
- medidas de tempo: hora, dia, semana, nês, ano
- gráficos e tabelas
- Ciências
- diversidade e características dos seres vivos
- seres vivos e não vivos
- transformações que ocorrem no ambiente (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoada, apodrecimento de frutas, ferrugem, formação do solo).
- História
- minha história, identidade e documentos
- direitos e deveres em relação à escola e à família
- ECA – Estatuto da criança e do adolescente
- História da escola
- nome da escola
- normas de convivência na escola
- Geografia
- localização da escola e pontos de referência
- endereço da escola
- características da paisagem em torno da escola
- localização da moradia em relação a escola (trajeto)
- representação interna e externa da escola
- noções cartográficas (mapa da escola)
- cuidados com o meio em que vivem, evitando o desperdício e preservando o patrimônio público e a natureza
5. Prática social inicial
Partir dos conhecimentos que os
educandos já sabem sobre o tema do projeto a ser desenvolvido,
apresentando os tópicos dos conteúdos a serem trabalhados,
dialogando com os educandos sobre o mesmo, favorecendo a reflexão
sobre o que eles querem aprender sobre o assunto.
6. Problematização
- Todos tem acesso à escola?
- Todos tem conhecimento de seus direitos e deveres?
- Como é a escola em que você estuda?
- Por que precisamos estudar?
- Nossa escola sempre foi assim? O que mudou?
- Você conhece os direitos e os deveres do aluno na escola?
- Uma escola pode funcionar sem regras?
- E só na escola que existem regras? Onde mais existem regras?
- É possível viver numa sociedade sem regras?10. O que nos torna diferentes uns dos outros?
7. Instrumentalização
- aulas expositivas e dialogadas
- passeios e observações
- filmes (CJ7 – o Brinquedo Mágico, Babá Macphee...)
- construção de cartazes, painéis, produções escritas, desenhos, gráficos
- músicas
- CEMUT (internet)
- mapas
- textos relacionados aos temas
- contação de histórias
- Vídeos informativos
- caça-palavras, cruzadinhas
- dicionário
- leitura livre
- poemas, parlenda, trava-línguas
- problemas lógico-matemáticos
- ábaco e material dourado
- plantas baixas, da escola e da sala de aula
- recorte e colagem
- exploração de legendas
- construir e interpretar gráficos
- acrósticos
8. Avaliação/catarse
A
avaliação dar-se-á de forma processual e constante, sendo vista
tanto de forma “macro” como de forma “micro”, devendo-se
considerar desde o desenvolvimento das capacidades dos alunos com
relação à aprendizagem de conceitos, procedimentos e de atitudes,
até a identificação de componentes comuns e diferentes em meio ao
que se esta sendo estudado, por meio de observações diretas e
indiretas.
Para tanto serão avaliados os
seguintes aspectos: as atitudes demonstradas cotidianamente pelo
aluno em seu convívio escolar; o caderno, como forma de organização
e acompanhamento do que vem sendo trabalhado, participação oral,
provas escritas, produções textuais, ditados, emprenho frente ao
que é proposto, responsabilidade em relação ao material e tema de
casa. Todos estes elementos serão avaliados através de notas de 1,0
(um) a 10,0 (dez), lembrando que o conjunto de todo o desenvolvimento
do aluno é quem define a média que irá para o boletim.
9. Prática social final
Se dará através da mudança de
atitudes dos educandos ao conhecimento e a prática cotidiana...
Referências Bibliográficas
1. Livros didáticos
2. Sites educativos
3. Internet
4. Currículos –
Secretaria Municipal de Educação/Chapecó-SC
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