PROJETO
DE TRABALHO
ESCOLA
BÁSICA MUNICIPAL DIOGO ALVES DA SILVA
PROFESSORA: Claudinéia Ruas Sassanovicz Borsoi
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: maio a julho
TURNO:vespertino
SÉRIE: 2ª
ANO: 2012
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1-TEMA: JEITO
DE MORAR
2-JUSTIFICATIVA
É natural que aos poucos, na escola e nas diferentes relações
sociais
que os educandos vivenciam percebam que ao longo da história as pessoas vem organizando o espaço onde vivem conforme suas necessidades e interessces. Identificam-se socialmente e vão construindo
sua cidadania. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento
deste
projeto visando o aprimoramento do conhecimento dos educandos. |
3-OBJETIVO
GERAL
Compreender como foram acontecendo as transformações no lugar onde
vive conhecendo a história local e situando-se como parte deste
contexto social, bem como, aprimorando o uso das diferentes
habilidades da linguagem (oral, visual, corporal,auditiva e
escrita), o raciocínio lógico e aquisição de conceitos.
HISTÓRIA
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Objetivos específicos
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Conteúdos
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Problematização
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-Conhecer a história do Bairro e da rua;
-Perceber e saber diferenciar os tipos de moradia do Bairro e as
de outros períodos
Históricos;
-Perceber as
mudanças ocorridas na rua com o passar do tempo;
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-História local do Bairro e da rua (formação e significado do
nome);
-Tipos de moradia existentes no Bairro;
-Tipos de moradias ao longo dos tempos;
-Transformações ocorridas na rua (
pavimentação,
iluminação, construções...);
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CIÊNCIAS
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Objetivos específicos
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Conteúdos
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Problematização
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-Perceber a existência de seres e objetos no ambiente;
-Compreender que as plantas e os animais passam por um ciclo de
vida;
-Identificar as partes da planta;
-Saber diferenciar
os animais a partir do revestimento do corpo, locomoção,
reprodução, tipo de alimento ingerido;
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-Existência de seres e objetos no ambiente; (saneamento básico)
-Ciclo de vida e reprodução dos animais e das plantas;
-Partes da planta;
-Animais
herbívoros, carnívoros, onívoros (noções básicas);
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GEOGRAFIA
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Objetivos específicos
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Conteúdos
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Problematização
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-Saber e localizar-se no endereço de sua residência e da escola;
-Perceber os principais pontos de referencia do espaço geográfico
e como se localizar;
- Diferenciar as transformações físicas ocorridas pela ação
do homem e pelos elementos da natureza;
-Conhecer as principais características do bairro;
-Visualizar e representar o espaço de moradia;
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-Nome da rua , Bairro e CEP;
-Paisagem no espaço da moradia; (pontos de referência, pontos
cardeais, orientação pelo sol);
-Aspectos físicos, naturais e sociais do bairro (pavimentação,
iluminação, construções);
-Elementos naturais produzidos pelo homem;
-Noções cartográficas do Bairro e município ( mapas);
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1- Será que é importante saber o nosso endereço? E o da escola?
Por quê? (geográfico, organizacional, político)
2-Você sabe como este local era a alguns anos atrás? Será que
sempre foi assim?
( social, cultural,ecológico)
3-Será que as transformações físicas ocorridas no bairro
interferem em nossas vidas? Por quê? (geográfico,
organizacional, político)
5-Para que servem os mapas? (técnico, político, geográfico)
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MATEMÁTICA
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Objetivos específicos
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Conteúdos
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Problematização
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Entender e aplicar o sistema decimal ( unidade , dezena e
centena);
-Saber onde utilizar as medidas de comprimento no dia a dia;
-Interpretar e resolver problemas envolvendo adição e subtração
simples, com empréstimos e reservas e multiplicação;
-Entender como se dá a construção da tabela;
-Diferenciar formas geométricas planas e não planas;
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-Unidade, dezena e centena;
-Medida de comprimento;
-Resolução de problemas do dia a dia envolvendo adição e
subtração simples e com empréstimos e reservas;
-Construção da tabela (multiplicação);
-Multiplicação com um algarismo;
-Formas geométricas;(produção histórica);
-Figuras planas e não planas;
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PORTUGUÊS
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Objetivos específicos
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Conteúdos
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Problematização
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Ler e identificar e produzir textos de diferentes tipologias e com
variações lingüísticas;
-Saber relatar fatos, filmes, contos e histórias;
-Interpretar textos escritos e falados;
-Escrever e reescrever textos fazendo uso da norma padrão e
adequando-o ao interlocutor;
-Fazer uso do dicionário com ajuda;
-Fazer uso de listas de uso social, rótulos, receitas, bilhetes,
recados e cartões;
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Variações lingüísticas;
-Contação de histórias, de filmes e relato de fatos;
-Práticas de leitura e escrita de diferentes tipologias textuais;
-Interpretações de textos falados e escritos;
-Espaçamento entre as palavras;
-Estruturação e reestruturação de textos;
-Aspectos gramaticais (sinônimos e antônimos);
-Gêneros textuais: listas de uso social, rótulos, receitas,
bilhetes, recados, cartões;
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1-Qual a importância da leitura e escrita em nossas
vidas?(social, cultural, econômica)
2- Onde você vê escrita na rua?(geográfico, cultural, social,
econômico)
3-Que tipo de material escrito circula na sua casa e na sua
rua?(econômico, social, afetivo, cultural)
4-Em que situação você utiliza a escrita ou se
comunica?(literário, social, cultural, afetivo)
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4-PRATICA
SOCIAL INICIAL
Realizar uma conversa com o grupo buscando informações sobre o
espaço e jeito de morar das pessoas do Bairro e ou passeio pelo
Bairro observando o espaço e o lugar onde moram os educandos e
vizinhança.
Discussão com o grupo: Qual é o melhor lugar? Onde eu retorno todos
os dias?
Filme : O homem pré-histórico
História: Esta casa é minha ( Ana Maria Machado)
Quanta casa! (Rosa Amanda Strausz)
5-
INSTRUMENTALIZAÇÃO
-
Aulas expositivas e dialogadas;
-
Registros e desenhos;
-
Leituras;
-
Pesquisa com a família;
-
Jogos lúdicos e pedagógicos;
-
Músicas e cantos infantis;
-
Brincadeiras;
-
Filmes referentes ao tema o ou lúdicos;
-
Debates/conversas;
-
Construção de materiais para a sala de aula referente ao tema para
pesquisa;
-
Textos informativos e literários.
-Experimentos;
-Passeios
e visitas na casa dos educandos / Bairro;
-Maquetes;
6-AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma contínua, através de
observações diárias do educando, nas atividades propostas
desenvolvidas de forma individual ou em grupo quanto à: oralidade,
expressão corporal, escrita, autonomia, iniciativa, solidariedade,
interpretações, entre outros aspectos a serem considerados no
decorrer do processo.
7-PRATICA SOCIAL FINAL
Espera-se que os educandos ampliem seus conhecimentos a partir do
desenvolvimento deste trabalho utilizando-se da leitura, escrita bem
como o maior conhecimento do espaço onde convive.
Será observado os avanços e possíveis dificuldades de cada
educando para novos encaminhamentos pedagógicos buscando a
superação.
8-REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
SCHOTTEN,
Neuzi. Processos de alfabetização. Associação Educacional
Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial. 2006.
VASCONCELOS,
Celso dos Santos. Plano de Ensino – Aprendizagem e Projetos
Educativos. São Paulo: Edições Loyola. 1995.
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