terça-feira, outubro 16, 2012

Projeto Moradia












PROJETO DE TRABALHO

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DIOGO ALVES DA SILVA


PROFESSORA: Claudinéia Ruas Sassanovicz Borsoi
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: maio a julho

TURNO:vespertino

SÉRIE: 2ª ANO: 2012
















1-TEMA: JEITO DE MORAR


2-JUSTIFICATIVA

É natural que aos poucos, na escola e nas diferentes relações sociais
 que os educandos vivenciam percebam que ao longo da história as
 pessoas vem organizando o espaço onde vivem conforme suas
necessidades e interessces. Identificam-se socialmente e vão construindo
sua cidadania. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento deste
projeto visando o aprimoramento do conhecimento dos educandos.






3-OBJETIVO GERAL



Compreender como foram acontecendo as transformações no lugar onde vive conhecendo a história local e situando-se como parte deste contexto social, bem como, aprimorando o uso das diferentes habilidades da linguagem (oral, visual, corporal,auditiva e escrita), o raciocínio lógico e aquisição de conceitos.








HISTÓRIA


Objetivos específicos

Conteúdos

Problematização
-Conhecer a história do Bairro e da rua;


-Perceber e saber diferenciar os tipos de moradia do Bairro e as de outros períodos
Históricos;

-Perceber as mudanças ocorridas na rua com o passar do tempo;
-História local do Bairro e da rua (formação e significado do nome);

-Tipos de moradia existentes no Bairro;
-Tipos de moradias ao longo dos tempos;


-Transformações ocorridas na rua (
pavimentação, iluminação, construções...);

  1. Qual a importância da história do nosso Bairro?( afetivo, histórico, social)
  2. Você sempre morou nesse Bairro? Por quê?( geográfico, econômico)
  3. Como são as moradias do Bairro? ( cultural, econômico)
  4. Será que as pessoas sempre construíram suas moradias desta forma? (histórico, cultural, econômico, social)









CIÊNCIAS

Objetivos específicos

Conteúdos

Problematização
-Perceber a existência de seres e objetos no ambiente;

-Compreender que as plantas e os animais passam por um ciclo de vida;

-Identificar as partes da planta;

-Saber diferenciar os animais a partir do revestimento do corpo, locomoção, reprodução, tipo de alimento ingerido;
-Existência de seres e objetos no ambiente; (saneamento básico)

-Ciclo de vida e reprodução dos animais e das plantas;

-Partes da planta;

-Animais herbívoros, carnívoros, onívoros (noções básicas);

  1. Por que o meio ambiente passa por transformações?(cultural, econômico, histórico, social)
  2. É preciso cuidar do espaço onde vivemos? Por quê?(ecológico, estético, cultural)
  3. As pessoas, os animais e as plantas interferem no meio em que estão inseridos?De que forma?( cultural, afetivo, econômico, social)
  4. É possível identificar plantas?(cultural, social , científico)
  5. O que é diferencia os animais uns dos outros?( social, econômico, científico)
-








GEOGRAFIA
Objetivos específicos

Conteúdos

Problematização
-Saber e localizar-se no endereço de sua residência e da escola;

-Perceber os principais pontos de referencia do espaço geográfico e como se localizar;

- Diferenciar as transformações físicas ocorridas pela ação do homem e pelos elementos da natureza;

-Conhecer as principais características do bairro;

-Visualizar e representar o espaço de moradia;


-Nome da rua , Bairro e CEP;


-Paisagem no espaço da moradia; (pontos de referência, pontos cardeais, orientação pelo sol);

-Aspectos físicos, naturais e sociais do bairro (pavimentação, iluminação, construções);

-Elementos naturais produzidos pelo homem;

-Noções cartográficas do Bairro e município ( mapas);


1- Será que é importante saber o nosso endereço? E o da escola? Por quê? (geográfico, organizacional, político)

2-Você sabe como este local era a alguns anos atrás? Será que sempre foi assim?
( social, cultural,ecológico)

3-Será que as transformações físicas ocorridas no bairro interferem em nossas vidas? Por quê? (geográfico, organizacional, político)

5-Para que servem os mapas? (técnico, político, geográfico)




MATEMÁTICA
Objetivos específicos

Conteúdos

Problematização
Entender e aplicar o sistema decimal ( unidade , dezena e centena);

-Saber onde utilizar as medidas de comprimento no dia a dia;

-Interpretar e resolver problemas envolvendo adição e subtração simples, com empréstimos e reservas e multiplicação;

-Entender como se dá a construção da tabela;

-Diferenciar formas geométricas planas e não planas;

-Unidade, dezena e centena;

-Medida de comprimento;

-Resolução de problemas do dia a dia envolvendo adição e subtração simples e com empréstimos e reservas;

-Construção da tabela (multiplicação);
-Multiplicação com um algarismo;

-Formas geométricas;(produção histórica);

-Figuras planas e não planas;


  1. Onde utilizamos os cálculos matemáticos ? (organizacional, técnico)
  2. Você utiliza os números no seu dia a dia? Onde?( social, econômico)
  3. As figuras geométricas são úteis? Por quê? ( estético, econômico)
  4. É possível ver figuras geométricas em sua casa? Onde? (cultural, estético, social )
  5. Para que servem as medidas de comprimento? Onde utilizamos? (organizacional, econômico, legal)












PORTUGUÊS

Objetivos específicos

Conteúdos

Problematização
Ler e identificar e produzir textos de diferentes tipologias e com variações lingüísticas;

-Saber relatar fatos, filmes, contos e histórias;

-Interpretar textos escritos e falados;

-Escrever e reescrever textos fazendo uso da norma padrão e adequando-o ao interlocutor;

-Fazer uso do dicionário com ajuda;

-Fazer uso de listas de uso social, rótulos, receitas, bilhetes, recados e cartões;


Variações lingüísticas;
-Contação de histórias, de filmes e relato de fatos;

-Práticas de leitura e escrita de diferentes tipologias textuais;

-Interpretações de textos falados e escritos;
-Espaçamento entre as palavras;
-Estruturação e reestruturação de textos;

-Aspectos gramaticais (sinônimos e antônimos);

-Gêneros textuais: listas de uso social, rótulos, receitas, bilhetes, recados, cartões;



1-Qual a importância da leitura e escrita em nossas vidas?(social, cultural, econômica)

2- Onde você vê escrita na rua?(geográfico, cultural, social, econômico)

3-Que tipo de material escrito circula na sua casa e na sua rua?(econômico, social, afetivo, cultural)

4-Em que situação você utiliza a escrita ou se comunica?(literário, social, cultural, afetivo)







4-PRATICA SOCIAL INICIAL

Realizar uma conversa com o grupo buscando informações sobre o espaço e jeito de morar das pessoas do Bairro e ou passeio pelo Bairro observando o espaço e o lugar onde moram os educandos e vizinhança.
Discussão com o grupo: Qual é o melhor lugar? Onde eu retorno todos os dias?
Filme : O homem pré-histórico

História: Esta casa é minha ( Ana Maria Machado)
Quanta casa! (Rosa Amanda Strausz)





5- INSTRUMENTALIZAÇÃO

- Aulas expositivas e dialogadas;
- Registros e desenhos;
- Leituras;
- Pesquisa com a família;
- Jogos lúdicos e pedagógicos;
- Músicas e cantos infantis;
- Brincadeiras;
- Filmes referentes ao tema o ou lúdicos;
- Debates/conversas;
- Construção de materiais para a sala de aula referente ao tema para pesquisa;
- Textos informativos e literários.
-Experimentos;
-Passeios e visitas na casa dos educandos / Bairro;
-Maquetes;


6-AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua, através de observações diárias do educando, nas atividades propostas desenvolvidas de forma individual ou em grupo quanto à: oralidade, expressão corporal, escrita, autonomia, iniciativa, solidariedade, interpretações, entre outros aspectos a serem considerados no decorrer do processo.




7-PRATICA SOCIAL FINAL
Espera-se que os educandos ampliem seus conhecimentos a partir do desenvolvimento deste trabalho utilizando-se da leitura, escrita bem como o maior conhecimento do espaço onde convive.
Será observado os avanços e possíveis dificuldades de cada educando para novos encaminhamentos pedagógicos buscando a superação.



8-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SCHOTTEN, Neuzi. Processos de alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial. 2006.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Plano de Ensino – Aprendizagem e Projetos Educativos. São Paulo: Edições Loyola. 1995.









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