quinta-feira, outubro 18, 2012

Aprendendo Inglês


ESCOLA DA REDE BÁSICA MUNICIPAL DE ENSINO - CHAPECÓ-SC
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: TANY ALINE FOLLE
TURMA: 4º ANO PERIODO DE DURAÇÃO: 1 BIMESTRE

TEMA: Estudando, participando, cuidando é possível reencantar o pensar e o fazer.
SUB-TEMA: Colocar em prática o que se sabe e o que se aprende em Língua Inglesa.
JUSTIFICATIVA:
Percebe-se que a maioria dos educandos gosta do ambiente escolar, no entanto alguns não demonstram entusiasmo e valorização pelos estudos. Assim, faz-se necessário estimulá-los através de atividades teóricas e praticas para ampliar seus conhecimentos e comprometê-los socialmente.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos educandos momentos de exploração e aquisição de conhecimento, desafiando-os a dedicar-se com mais compromisso aos estudos.
OBJETIVO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA: Propiciar aos educandos momentos de interação com a realidade regional, estadual, nacional e internacional, onde os mesmos poderão perceber a necessidade de conhecer e compreender a Língua Inglesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a aplicação das estruturas gramaticais na organização e elaboração de sentenças.
- Estabelecer relação com o conjunto lexical explorado, interagindo e aplicando no contexto abordado.
- Conhecer e respeitar as diferentes datas comemorativas observadas.
CONTEÚDOS:
- Holidays- Léxico: - Parts of the body; - Nature; - Food and Drink; - Days of the week;
- Time: What time is it? It’s six o’clock.
- Estruturas: Possessivos,
- Adjectives, - Action Verbs (verbos e expressões)CONTEÚDOS
DIMENSÕES
- social, cultural, história, literária, política, econômica, estética e ideológica,
PROBLEMATIZAÇÃO
- Em âmbito geral a professora instigará os alunos a comentarem sobre os assuntos a serem explorados. Warm Up. Questionamentos: O que vocês conhecem por possessivos? Quais são eles? Quando usamos? O que indica um verbo? O que é um verbo de ação? Vocês gostam de adjetivos? E o que é um adjetivo? Quando podemos utilizá-los?
- Poderiam nomear alguma das partes do corpo em inglês?
- Vocês sabiam que os dias da semana são em homenagem aos Deuses?
- Recordando os numerais iremos elaborar horários.
- Comentaremos sobre as datas comemorativas.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL: As aulas iniciarão com um “Warm up”(aquecimento) em língua portuguesa, onde os educandos serão questionados sobre os temas propostos, resgatando assim seus conhecimentos prévios. Neste momento será conhecida a realidade lingüística sobre o assunto em questão. Seguindo, solicitar-se-á aos educandos que observem o layout do texto (verbal ou não-verbal) a ser trabalhado para instigar a interpretação da situação à qual ele está exposto no momento. Assim, considerando o levantamento inicial serão iniciadas as atividades de exploração das estruturas e do conjunto lexical apresentado.
INSTRUMENTALIZAÇÃO ( estratégias / recursos)
- Listening (audição dos textos) – Leituras de diferentes gêneros textuais - Observação de vocabulário (manusear o dicionário) – Utilização dos flashcards nas atividades visiomotoras -Atividades envolvendo recorte e colagem para aplicação dos vocábulos e estruturas exploradas - Pesquisa, atividades e jogos utilizando a Internet – Desenhos – TPR (atividades de respostas físicas) – ditados orais e em imagens - Play time – Filme -
Eating class ( degustação, nomeação e dramatização de refeições em Inglês).
AVALIAÇÃO
As avaliações acontecerão de forma processual, sendo que, partindo dos conhecimentos prévios dos educandos, a produção e interação serão referenciais durante todo o processo de aquisição da língua inglesa. Desta forma, os temas, trabalhos individuais e coletivos, atividades de interpretação e compreensão serão observados durante todo o processo.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Almeja-se que os educandos internalizem as habilidades lingüísticas da língua inglesa (read – listening – speaking and writing), bem como, reconheçam as diferenças fonéticas entre a língua portuguesa e a língua inglesa. Assim, possam interagir aplicando os vocábulos e as estruturas internalizados.
REFERÊNCIAS
- CALABRESE, Immacolata & RAMPONE, Silvana. Cross-Curricular Resources for Young lerners. Oxford 2009.
- FELIZARDO, Sirlene Silva & RAUTA, Vera Lúcia. Go Kids: English Learning Adventure: Book 4. Editora Base. 2009.
- GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3 ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
- KIDS’ WEB. Editora Richmond. 2010.
- SLATERRY, Mary & WILLIS, Jane. English for Primary teachers. A handbook of activities & classroom language. Oxford 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.