ESCOLA
DA REDE BÁSICA MUNICIPAL DE ENSINO - CHAPECÓ-SC
DISCIPLINA:
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA:
TANY ALINE FOLLE
TURMA:
4º ANO PERIODO DE DURAÇÃO: 1 BIMESTRE
TEMA:
Estudando,
participando, cuidando é possível reencantar o pensar e o fazer.
SUB-TEMA:
Colocar
em prática o que se sabe e o que se aprende em Língua Inglesa.
JUSTIFICATIVA:
Percebe-se
que a maioria dos educandos gosta do ambiente escolar, no entanto
alguns não demonstram entusiasmo e valorização pelos estudos.
Assim, faz-se necessário estimulá-los através de atividades
teóricas e praticas para ampliar seus conhecimentos e comprometê-los
socialmente.
OBJETIVO
GERAL: Proporcionar
aos educandos momentos de exploração e aquisição de conhecimento,
desafiando-os a dedicar-se com mais compromisso aos estudos.
OBJETIVO
ESPECÍFICO DA DISCIPLINA: Propiciar
aos educandos momentos de interação com a realidade regional,
estadual, nacional e internacional, onde os mesmos poderão perceber
a necessidade de conhecer e compreender a Língua Inglesa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Compreender a aplicação das estruturas gramaticais na organização
e elaboração de sentenças.
-
Estabelecer relação com o conjunto lexical explorado, interagindo e
aplicando no contexto abordado.
-
Conhecer e respeitar as diferentes datas comemorativas observadas.
CONTEÚDOS:
-
Holidays- Léxico: - Parts of the body; - Nature; - Food and Drink; -
Days of the week;
-
Time: What time is it? It’s six o’clock.
-
Estruturas: Possessivos,
-
Adjectives, - Action Verbs (verbos e expressões)CONTEÚDOS
DIMENSÕES
-
social, cultural, história, literária, política, econômica,
estética e ideológica,
PROBLEMATIZAÇÃO
-
Em âmbito geral a professora instigará os alunos a comentarem sobre
os assuntos a serem explorados. Warm Up. Questionamentos: O que vocês
conhecem por possessivos? Quais são eles? Quando usamos? O que
indica um verbo? O que é um verbo de ação? Vocês gostam de
adjetivos? E o que é um adjetivo? Quando podemos utilizá-los?
-
Poderiam nomear alguma das partes do corpo em inglês?
-
Vocês sabiam que os dias da semana são em homenagem aos Deuses?
-
Recordando os numerais iremos elaborar horários.
-
Comentaremos sobre as datas comemorativas.
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL: As
aulas iniciarão com um “Warm up”(aquecimento) em língua
portuguesa, onde os educandos serão questionados sobre os temas
propostos, resgatando assim seus conhecimentos prévios. Neste
momento será conhecida a realidade lingüística sobre o assunto em
questão. Seguindo, solicitar-se-á aos educandos que observem o
layout do texto (verbal ou não-verbal) a ser trabalhado para
instigar a interpretação da situação à qual ele está exposto no
momento. Assim, considerando o levantamento inicial serão iniciadas
as atividades de exploração das estruturas e do conjunto lexical
apresentado.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
( estratégias / recursos)
-
Listening (audição dos textos) – Leituras de diferentes gêneros
textuais - Observação de vocabulário (manusear o dicionário) –
Utilização dos flashcards nas atividades visiomotoras -Atividades
envolvendo recorte e colagem para aplicação dos vocábulos e
estruturas exploradas - Pesquisa, atividades e jogos utilizando a
Internet – Desenhos – TPR (atividades de respostas físicas) –
ditados orais e em imagens - Play time – Filme -
Eating
class ( degustação, nomeação e dramatização de refeições em
Inglês).
AVALIAÇÃO
As
avaliações acontecerão de forma processual, sendo que, partindo
dos conhecimentos prévios dos educandos, a produção e interação
serão referenciais durante todo o processo de aquisição da língua
inglesa. Desta forma, os temas, trabalhos individuais e coletivos,
atividades de interpretação e compreensão serão observados
durante todo o processo.
PRÁTICA
SOCIAL FINAL
Almeja-se
que os educandos internalizem as habilidades lingüísticas da língua
inglesa (read – listening – speaking and writing), bem como,
reconheçam as diferenças fonéticas entre a língua portuguesa e a
língua inglesa. Assim, possam interagir aplicando os vocábulos e as
estruturas internalizados.
REFERÊNCIAS
-
CALABRESE, Immacolata & RAMPONE, Silvana. Cross-Curricular
Resources for Young lerners. Oxford 2009.
-
FELIZARDO, Sirlene Silva & RAUTA, Vera Lúcia. Go Kids: English
Learning Adventure: Book 4. Editora Base. 2009.
-
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3
ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
-
KIDS’ WEB. Editora Richmond. 2010.
-
SLATERRY, Mary & WILLIS, Jane. English for Primary teachers. A
handbook of activities & classroom language. Oxford 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.