quinta-feira, outubro 18, 2012

PROJETO ANIMAIS




PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição: CEIM/PEQUENO PRÍNCIPE
Professora: janice fátima dos santos
Turma/Idade: Maternal / 3 anos
Ano: 2012
PROJETO: ANIMAIS

  1. Justificativa:

O projeto surge da necessidade de adquirir novos conhecimentos sobre os animais, seu habitat, suas características, alimentação e os cuidados necessários com os mesmos, sanando a curiosidade sobre os animais.
Os animais tem uma importante presença no cotidiano da criança,(desenhos animados,histórias, filmes, jogos), além disso as crianças se identificam e gostam muito dos animais em geral.

2. Objetivo Geral:
Despertar a criança para conhecer melhor os animais, percebendo que existe uma variedade muito grande dos mesmos com características físicas bem diversificadas, diferenciando-se uns dos outros, sendo que alguns são aquáticos, outros terrestres, outros voadores e que alguns podem conviver próximos de nossa casas e outros não podem. O objetivo também é fazer com que as crianças aprendam a valorizá- los e conservá- los , pois são seres vivos presentes na natureza e que cada um tem a sua importância.

2.1.Objetivos Específicos:

-Identificar animais domésticos e selvagens para que as crianças percebam quais animais podem estar perto das nossas casas e quais não podem;
-Reconhecer animais úteis e nocivos ao homem para identificar alguns cuidados;

-Identificar como vivem os animais, seu habitat, e sua alimentação para que as crianças conheçam as necessidades dos mesmos;

-Estabelecer contato com pequenos animais, explorando suas características físicas para que consigam distinguir uns dos outros;

-Relacionar os animais aquáticos, voadores e terrestres para que as crianças consigam classificar;
3. Conteúdos:

- Animais selvagens e domésticos;

- Animais nocivos e úteis para a vida humana ;

-Cuidados, habitat e alimentação;

-características físicas: pêlos,pena,escama,cor,bico,boca;

-Animais aquáticos, terrestres e voadores;

- As letras, o alfabeto;

-Relação de quantidade;

-Classificação/ seriação.



4. Prática social inicial:

-Sabem que alguns animais podem morar perto da casa;

- Sabem que alguns animais fazem mal a saúde das pessoas e que devemos tomar alguns cuidados;

-Sabem que alguns animais vivem na terra e outros na água;

-Sabem que os animais precisam estar em lugares apropriados para que possam crescer.

.



5 . Problematização:


Como vou fazer para que as crianças diferenciem animais domésticos e selvagens?

Como vou fazer para que as crianças percebam a importância que os animais tem na natureza?







6. Instrumentalização:

- Recorte e colagem de figuras de animais para montar o “painel dos animais”que será exposto na sala, classificando quanto ao tipo do animal, se nadam, se voam, se andam, rastejam ;

- Assistir o DVD dançando com os bichos para que as crianças possam imitar os sons e os movimentos dos animais e também aprimorarem seus conhecimentos;

-Realizar brincadeiras onde as crianças deverão imitar os sons emitidos pelos animais e também a forma como andam;

-Modelagem de animais com massinha e argila;

-Leitura pelo educador da história: os três porquinhos e construir com as crianças a casinha de palha, de madeira e de tijolo, montar um painel;

-Contar a história : a galinha ruiva, construir um painel, utilizando tinta para pintar as mãos das crianças para formar a galinha ;

- Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais como: a dona aranha, o sapo não lava o pé, sou um jacaré, a formiguinha, cinco patinhos e outras;

- Assistir Xuxa só para baixinhos “animais “para que as crianças possam dançar e imitar os diferente animais movimentando- se de forma variada: correndo rastejando, pulando, etc ;

-Dançar com as crianças a música “dança dos bichos,”Xuxa”, onde cada criança representará um animal imitando seu som e sua forma de se locomover;

-Brincadeiras: o macaco mandou, mímica dos animais, adivinha quem sou;

-Colorir o alfabeto dos animais, onde em cada letra inicial terá uma cantiga ou poema falando de um animal, montar um livro;

-Construir o alfabeto concreto dos animais pedindo a colaboração da criança e da família para que tragam diferentes animais usados como brinquedo pelas crianças em casa, podendo ser de borracha, plástico ou outro material;


-Fazer diferentes dobraduras de animais como: jacaré cachorro, coelho, peixe, colar no caderno e escrever o nome do animal;

- De acordo com o animal trabalhado, escolher a música, cantar, dramatizar e registrar no painel;


Avaliação:

Observar se as crianças conseguiram compreender que existem animais selvagens e domésticos, que alguns animais são úteis e outros nocivos para o homem, se estão conseguindo classificar os animais terrestres, aquáticos ou voadores.

6 .Prática social final:

Espero que com o desenvolvimento do projeto as crianças percebam a diferença entre animais selvagens e domésticos, e que existem animais úteis e outros nocivos ao homem, percebendo que precisam tomar alguns cuidados. Espero também que as crianças percebam que alguns animais vivem na água outros na terra, e que ainda existem os voadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.