PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA
ESCOLA – FORTE
GESTÃO
EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição:
CEIM/PEQUENO PRÍNCIPE
Professora:
janice fátima dos santos
Turma/Idade:
Maternal / 3 anos
Ano:
2012
PROJETO: ANIMAIS
- Justificativa:
O projeto surge da necessidade de
adquirir novos conhecimentos sobre os animais, seu habitat, suas
características, alimentação e os cuidados necessários com os
mesmos, sanando a curiosidade sobre os animais.
Os animais tem uma importante presença
no cotidiano da criança,(desenhos animados,histórias, filmes,
jogos), além disso as crianças se identificam e gostam muito dos
animais em geral.
2. Objetivo Geral:
Despertar a criança para
conhecer melhor os animais, percebendo que existe uma variedade muito
grande dos mesmos com características físicas bem diversificadas,
diferenciando-se uns dos outros, sendo que alguns são aquáticos,
outros terrestres, outros voadores e que alguns podem conviver
próximos de nossa casas e outros não podem. O objetivo também é
fazer com que as crianças aprendam a valorizá- los e conservá- los
, pois são seres vivos presentes na natureza e que cada um tem a
sua importância.
2.1.Objetivos Específicos:
-Identificar animais domésticos e
selvagens para que as crianças percebam quais animais podem estar
perto das nossas casas e quais não podem;
-Reconhecer animais úteis e nocivos
ao homem para identificar alguns cuidados;
-Identificar como vivem os animais,
seu habitat, e sua alimentação para que as crianças conheçam as
necessidades dos mesmos;
-Estabelecer contato com pequenos
animais, explorando suas características físicas para que consigam
distinguir uns dos outros;
-Relacionar os animais aquáticos,
voadores e terrestres para que as crianças consigam classificar;
3.
Conteúdos:
- Animais selvagens e domésticos;
-
Animais nocivos e úteis para a vida humana ;
-Cuidados,
habitat e alimentação;
-características
físicas: pêlos,pena,escama,cor,bico,boca;
-Animais
aquáticos, terrestres e voadores;
-
As letras, o alfabeto;
-Relação
de quantidade;
-Classificação/ seriação.
4.
Prática social inicial:
-Sabem
que alguns animais podem morar perto da casa;
-
Sabem que alguns animais fazem mal a saúde das pessoas e que devemos
tomar alguns cuidados;
-Sabem
que alguns animais vivem na terra e outros na água;
-Sabem
que os animais precisam estar em lugares apropriados para que possam
crescer.
.
5 . Problematização:
Como
vou fazer para que as crianças diferenciem animais domésticos e
selvagens?
Como
vou fazer para que as crianças percebam a importância que os
animais tem na natureza?
6.
Instrumentalização:
-
Recorte e colagem de figuras de animais para montar o “painel dos
animais”que será exposto na sala, classificando quanto ao tipo do
animal, se nadam, se voam, se andam, rastejam ;
-
Assistir o DVD dançando com os bichos para que as crianças possam
imitar os sons e os movimentos dos animais e também aprimorarem seus
conhecimentos;
-Realizar
brincadeiras onde as crianças deverão imitar os sons emitidos pelos
animais e também a forma como andam;
-Modelagem
de animais com massinha e argila;
-Leitura
pelo educador da história: os três porquinhos e construir com as
crianças a casinha de palha, de madeira e de tijolo, montar um
painel;
-Contar
a história : a galinha ruiva, construir um painel, utilizando tinta
para pintar as mãos das crianças para formar a galinha ;
-
Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais como: a dona aranha,
o sapo não lava o pé, sou um jacaré, a formiguinha, cinco patinhos
e outras;
-
Assistir Xuxa só para baixinhos “animais “para que as crianças
possam dançar e imitar os diferente animais movimentando- se de
forma variada: correndo rastejando, pulando, etc ;
-Dançar
com as crianças a música “dança dos bichos,”Xuxa”, onde cada
criança representará um animal imitando seu som e sua forma de se
locomover;
-Brincadeiras:
o macaco mandou, mímica dos animais, adivinha quem sou;
-Colorir
o alfabeto dos animais, onde em cada letra inicial terá uma cantiga
ou poema falando de um animal, montar um livro;
-Construir
o alfabeto concreto dos animais pedindo a colaboração da criança e
da família para que tragam diferentes animais usados como brinquedo
pelas crianças em casa, podendo ser de borracha, plástico ou outro
material;
-Fazer
diferentes dobraduras de animais como: jacaré cachorro, coelho,
peixe, colar no caderno e escrever o nome do animal;
-
De acordo com o animal trabalhado, escolher a música, cantar,
dramatizar e registrar no painel;
Avaliação:
Observar se as crianças conseguiram
compreender que existem animais selvagens e domésticos, que alguns
animais são úteis e outros nocivos para o homem, se estão
conseguindo classificar os animais terrestres, aquáticos ou
voadores.
6
.Prática social final:
Espero que com o desenvolvimento do
projeto as crianças percebam a diferença entre animais selvagens e
domésticos, e que existem animais úteis e outros nocivos ao homem,
percebendo que precisam tomar alguns cuidados. Espero também que as
crianças percebam que alguns animais vivem na água outros na terra,
e que ainda existem os voadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.