PROJETO:
CONHECENDO O ALFABETO
JOCELITA
PINZON
JUSTIFICATIVA:
O Projeto foi pensado,
partindo dos questionamentos apresentados pela crianças, quando
utilizamos os livros de literatura, “ Profe, que letra é essa?”.
Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com
materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber
a presença destas no cotidiano.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer as letras do
alfabeto de forma lúdica e com a participação das famílias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer cada letra a
partir de um objeto concreto.
Pesquisar em diferentes
materiais o objeto trazido pelas crianças para representar cada
letra.
Reconhecer as letras em
situações do nosso cotidiano.
CONTEÚDOS
Alfabeto
PRÁTICA SOCIAL
INICIAL:
Quem conhece alguma
letra?
Qual letra conhece e
onde as viu?
Dentro de nossa sala é
possível visualizar a presença das letras?
Além da sala onde mais
é possível encontrar letras?
PROBLEMATIZAÇÃO
O que é alfabeto?
Para que ele serve?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Apresentar
para a turma todas as letras do alfabeto nomeando cada uma.
Propor
que cada um escolha uma letra e tente nomeá-la. Essa letra será
enviada para casa, onde com a participação da família deverão
trazer para a sala um objeto surpresa relacionando a letra que
escolheu.
Montar na
sala o alfabeto concreto utilizando o objeto trazido pelas crianças.
Conhecer
e ilustrar utilizando diferentes técnicas as letras com o objeto
específico.
Observar
através de passeios onde podemos encontrar as letras.
Registrar
os passeios de diferentes maneiras ( desenhos, colagens, pinturas com
tinta, com cola colorida).
Brincar
com jogos fazendo tentativas de montar as letras, também utilizar
jogos de memória relacionando o objeto com a letra correspondente.
Cantar
músicas relacionadas ao alfabeto.
Realizar
a contagem das letras do alfabeto realizando o registro das
atividades com diferentes formas de expressão.
AVALIAÇÃO
Durante a execução do
projeto estar verificando se a turma esta compreendendo os conteúdos
trabalhados, e se há participação individual nas atividades e nos
diálogos estabelecidos com relação ao tema.
Proporcionar momentos
diferenciados com materiais que possuem diferentes formas de letras
observando se durante esses momentos estabelecem relação com o que
foi ensinado.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Observar se as crianças
conseguem reconhecer as letras nas diferentes situações do
cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.