terça-feira, outubro 16, 2012

Projeto de Educação Física


PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA - FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PADRE JOSÉ ANCHIETA
PROFESSOR: Joel Custodio de Oliveira CARGA HORÁRIA: 10h
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 6 séries TURMA: 61 e 62
TURNO: MATUTINO 1° BIMESTRE / ANO: 2012

1 - TEMA:

ESCOLA, QUE CAMINHO É ESTE?

2 – JUSTIFICATIVA:

Constata-se que nossos alunos no decorrer do Ensino Fundamental não percebem a importância da escola como espaço de oportunidades e apropriação de conhecimentos do mundo atual.
Diante disso, é colocado para nós educadores o desafio de estar resgatando a função social da escola ao longo dos tempos, suas transformações e importância.


3 – OBJETIVO GERAL:
Oportunizar a comunidade escolar reflexões da função histórica /social da escola, sua importância e possibilidades para inclusão no mundo do conhecimento.

4 – PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

Registro do que acham e para que servem as escolas. Escola para quê?

TÓPICOS DO CONHECIMENTO
.Aquecimento,alongamento e relaxamento.
.Atividade física e seus benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos.
.Jogos Motores
.Jogos intelectivos
.Fundamentos das Modalidades
.Modalidades de: Voleibol, Futsal, Tênis de Mesa, Atletismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.Melhorar movimentos em diferentes situações,combinando-os de forma coordenados;
.Realizar movimentos simples e complexos, estabelecendo relações tempo e espaço;
.Promover a integração,trabalhos de relações sociais junto às turmas.
.Analisar a importância das atividades corporais para o processo de formação do homem.
.Conhecer regras básicas de diferentes modalidades desportivas.

DIMENSÕES
Sociais;
Culturais;
Histórica;
Fisiológica;
Humana;
Estética.

PROBLEMATIZAÇÃO
.Qual é a função da escola?
. Por que precisamos da escola?
. Qual a importância da escola?
. Quais as transformações ocorridas na escola ao longo dos tempos?
. Quem e como são os sujeitos que compõem a escola?
. Com que expectativas os sujeitos buscam a escola?


5 – INSTRUMENTALIZAÇÃO:

O projeto proposto será desenvolvido no espaço destinado aos desportos da
Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, os principais materiais utilizados serão:
  • Ginásio e quadra descoberta;
  • Sala de Educação Física;
  • Laboratório de Informática da escola;
  • Aparelho de som;
  • Colchonetes;
  • Arcos, cordas, coletes;
  • Tabuleiros: xadrez, dama, trilha;
  • Bolas: futsal, vôlei, handebol e basquete.
  • Apito e bomba

6 – AVALIAÇÃO:

Será feita através de observações diárias,participação,respeito ao material,socialização, desenvolvimento e superação de suas habilidades e dificuldades, respeito as normas e uniforme adequado para prática esportiva.


7 – CATARSE
Apresentar a construção das normas de convivência construídas no grupo, assim como a avaliação individual e coletiva das funções,objetivos, expectativas e transformações percebidas, avaliadas enquanto sujeitos do espaço escolar.


8 – REFERÊNCIAS:
Materiais e apostilas fornecidas pela SED.
BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre Magister 1997
Estado de Santa Catarina
Secretaria da Educação
Unidade Operacional de Educação Física e Desportos
Programa de Educação Física para o Ensino Fundamental


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.