PREFEITURA MUNICIPAL DE
CHAPECÓ
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA
ESCOLA - FORTE
GESTÃO
EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO EDUCATIVA:
ESCOLA BÁSICA
MUNICIPAL PADRE JOSÉ ANCHIETA
PROFESSOR:
Joel Custodio de Oliveira CARGA
HORÁRIA: 10h
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE:
6 séries
TURMA: 61 e 62
TURNO:
MATUTINO
1°
BIMESTRE / ANO: 2012
|
1
- TEMA:
ESCOLA, QUE CAMINHO É ESTE?
|
2
– JUSTIFICATIVA:
Constata-se que nossos alunos no decorrer do
Ensino Fundamental não percebem a importância da escola como
espaço de oportunidades e apropriação de conhecimentos do mundo
atual.
Diante disso, é colocado para nós educadores
o desafio de estar resgatando a função social da escola ao
longo dos tempos, suas transformações e importância.
|
3
– OBJETIVO GERAL:
Oportunizar a comunidade escolar reflexões da função
histórica /social da escola, sua importância e possibilidades
para inclusão no mundo do conhecimento.
|
4
– PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Registro
do que acham e para que servem as escolas. Escola para quê?
|
TÓPICOS
DO CONHECIMENTO
.Aquecimento,alongamento
e relaxamento.
.Atividade
física e seus benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos.
.Jogos
Motores
.Jogos
intelectivos
.Fundamentos
das Modalidades
.Modalidades
de: Voleibol, Futsal, Tênis de Mesa, Atletismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
.Melhorar movimentos em diferentes situações,combinando-os de forma
coordenados;
.Realizar movimentos simples e complexos, estabelecendo relações
tempo e espaço;
.Promover a integração,trabalhos de relações sociais junto às
turmas.
.Analisar a importância das atividades corporais para o processo de
formação do homem.
.Conhecer regras básicas de diferentes modalidades desportivas.
DIMENSÕES
Sociais;
Culturais;
Histórica;
Fisiológica;
Humana;
Estética.
PROBLEMATIZAÇÃO
.Qual
é a função da escola?
.
Por que precisamos da escola?
.
Qual a importância da escola?
.
Quais as transformações ocorridas na escola ao longo dos tempos?
.
Quem e como são os sujeitos que compõem a escola?
.
Com que expectativas os sujeitos buscam a escola?
5
– INSTRUMENTALIZAÇÃO:
O projeto proposto será desenvolvido no espaço destinado aos
desportos da
Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, os principais
materiais utilizados serão:
|
6
– AVALIAÇÃO:
Será feita através de observações
diárias,participação,respeito ao material,socialização,
desenvolvimento e superação de suas habilidades e dificuldades,
respeito as normas e uniforme adequado para prática esportiva.
|
7
– CATARSE
Apresentar a construção das normas de convivência construídas
no grupo, assim como a avaliação individual e coletiva das
funções,objetivos, expectativas e transformações percebidas,
avaliadas enquanto sujeitos do espaço escolar.
|
8
– REFERÊNCIAS:
Materiais e apostilas fornecidas pela SED.
BRACHT, V. Educação
física e aprendizagem social. 2.
ed. Porto Alegre Magister 1997
Estado de Santa Catarina
Secretaria da Educação
Unidade Operacional de Educação Física e
Desportos
Programa de Educação Física para o Ensino
Fundamental
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.