terça-feira, outubro 16, 2012

Projeto

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA-FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
     PROJETO
      
  1. IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSOR: Thiago Kaminski
TURNO: Matutino
SÉRIE: 7º / 8º
ANO:2012
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 4º Bimestre

TEMA: A FELICIDADE E O CONHECIMENTO:

  1. JUSTIFICATIVA:
Compreender que através da Escola, estudo, é possível transformar os sonhos em realidade percebendo que a felicidade só se conquista quando traçamos objetivos e ações para nossa própria realização pessoal.

  1. OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
A partir do trabalho e atividades desenvolvidas no final do ano passado, percebemos grande desmotivação dos alunos com relação ao estudo, não vendo a escola como uma possibilidade que garanta uma vida digna ; onde cada um se sinta feliz e realizado no seu cotidiano e que no futuro possam ser sujeitos realizados com suas necessidades básicas supridas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender que o conhecimento faz sentido na vida, a partir do momento que aquilo que nos aprendemos da alegria e satisfação.
Analisar a importância da educação física escolar na vida das pessoas (atividade física, sedentarismo, obesidade, corpo saudável).
Realização de atividades recreativas envolvendo alunos e professor, viabilizando uma socialização entre os diferentes indivíduos da comunidade escolar.
Interagir coletivamente através do jogo lúdico sem ênfase competitiva, proporcionando integração dos alunos e do professor nesse meio social (escola).
Proporcionar ao educando conhecimentos básicos das modalidades do futebol na realidade da escola através da Iniciação ao futebol, histórico, ênfase nas regras e fundamentos, com situações de jogo;
Especificar a diferença entre tênis de mesa e ping pong, verificando as regras e seu histórico, iniciação do tênis de mesa na escola.
Proporcionar ao educando conhecimentos básicos sobre importância da educação física conceitos de esporte, esporte de alto rendimento, atividade física, atividades recreativas.
Vivenciar o jogo de futsal respeitando suas regras e utilizando os fundamentos, implantando alguns sistemas de jogos.
Vivenciar o voleibol na realidade da escola através da Iniciação ao voleibol, histórico, ênfase nas regras e fundamentos, com situações de jogo;
Iniciação de alguns fundamentos básicos do voleibol, em situações recreativas.

  1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
- A importância da Educação Física.
- Conceitos de esporte, esporte de alto rendimento, atividade física, atividades recreativas.
- Cuidados com o corpo, alimentação e higiene.
- Conceitos de esporte, esporte de alto rendimento, atividade física, atividades recreativas.
-Futebol de campo, salão e areia. (histórico, fundamentos, regras e vivencia prática do jogo);
- Jogos adaptados (chute ao alvo, reba, gol a gol etc.);
- Aprendizagem dos fundamentos básicos:
- toque
- chute
- recepção
- posicionamento
- ataque
- defesa
- sistemas de jogo.
Tênis de mesa (histórico, regras e vivencia prática do jogo).
Voleibol (histórico, fundamentos, regras e vivencia prática do jogo);
- caçador
- lençobol
- jogos de voleibol adaptados
- inicio da aprendizagem dos fundamentos básicos do voleibol, como toque, manchete e saque.

  1. PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Noções básicas dos fundamentos, como: correr, saltar, agachar etc.
Noções básicas sobre os esportes coletivos.


  1. PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é atividade física?
Qual é a importância da atividade física na escola?
Qual a diferença de esporte recreativo e esporte de alto rendimento?
Como se originaram o futebol de campo, salão e areia?
Importância do futebol na vida escolar?
Como se organizar em prós de um objetivo?
O que é um fundamento?
Qual a melhor forma de executar um fundamento?
Qual a melhor forma de praticar a modalidade?
Quais são as regras?
Como ocorre o posicionamento dos jogadores?
Quais são os melhores sistemas de jogo?
Qual a diferença entre ping pong e tênis de mesa?
Como se originou o voleibol?
O que é voleibol?
Importância do voleibol na vida escolar?
Como se organizar em prós de um objetivo?
O que é um fundamento?
Qual a melhor forma de executar um fundamento?

  1. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Exposição dialogada;
- Aulas com utilização de data show, vídeos e fotos;
- Demonstração do professor;
- Aquecimento com brincadeiras recreativas. e alongamento;
- Pesquisa em laboratório de informática e biblioteca;
- Seminário (apresentação de trabalhos em grupos);
- Jogos recreativos;
- Jogos em grupos;
- Brincadeiras com fundamentos do futebol;
- Jogos pré-desportivos;
- Brincadeiras com fundamentos do voleibol;
- Atividades individuais em duplas trios e grandes grupos;
- Fazer com que o aluno aprenda brincando.

  1. AVALIAÇÃO:
-Interesse;
-Respeito pelos colegas;
-Responsabilidade;
-Atenção às explicações do professor;
-Apresentação e entrega do trabalho de pesquisa;
- Organização quanto grupo;
- Cooperação em prós de um objetivo.

  1. PRÁTICA SOCIAL FINAL
Aprendizado das modalidades do futebol, voleibol e tênis de mesa de forma teórica e prática, noções do histórico, regras, fundamentos técnicos, entrosamento em grupo, jogo recreativo com base nas relações em equipe contribuindo para um educando, dinâmico, organizado, responsável, cooperativo, com bom relacionamento social.

  1. REFERÊNCIAS:
Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria da Educação Fundamental. – 2 ed. – Rio de Janeiro: DP&A,2000.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano I, Número I, 2002.
Coletânea de Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental / Fabíola Vila dos Santos, José Roulien de Andrade Junior, Flavio Gliel Viale et AL. ; Coordenação de Adauto de Paula Pinto Junior. – Curitiba: Expoente, 2010.
pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_salão
www.futsalbrasil.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.