PREFEITURA
MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETÁRIA
DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA
ESCOLA-FORTE
GESTÃO EM
EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
PROJETO
- IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSOR: Thiago Kaminski
TURNO: Matutino
SÉRIE: 7º / 8º
ANO:2012
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 4º
Bimestre
|
TEMA: A FELICIDADE E O CONHECIMENTO:
- JUSTIFICATIVA:
Compreender que
através da Escola, estudo, é possível transformar os sonhos em
realidade percebendo que a felicidade só se conquista quando
traçamos objetivos e ações para nossa própria realização
pessoal.
|
- OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
A partir do trabalho e atividades
desenvolvidas no final do ano passado, percebemos grande
desmotivação dos alunos com relação ao estudo, não vendo a
escola como uma possibilidade que garanta uma vida digna ;
onde cada um se sinta feliz e realizado no seu cotidiano e
que no futuro possam ser sujeitos realizados com suas
necessidades básicas supridas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender que o
conhecimento faz sentido na vida, a partir do momento que aquilo
que nos aprendemos da alegria e satisfação.
Analisar a importância da educação
física escolar na vida das pessoas (atividade física,
sedentarismo, obesidade, corpo saudável).
Realização de atividades
recreativas envolvendo alunos e professor, viabilizando uma
socialização entre os diferentes indivíduos da comunidade
escolar.
Interagir coletivamente através do jogo
lúdico sem ênfase competitiva, proporcionando integração dos
alunos e do professor nesse meio social (escola).
Proporcionar ao educando
conhecimentos básicos das modalidades do futebol na realidade da
escola através da Iniciação ao futebol, histórico, ênfase nas
regras e fundamentos, com situações de jogo;
Especificar a diferença
entre tênis de mesa e ping pong, verificando as regras e seu
histórico, iniciação do tênis de mesa na escola.
Proporcionar ao educando
conhecimentos básicos sobre importância da educação física
conceitos de esporte, esporte de alto rendimento, atividade
física, atividades recreativas.
Vivenciar o jogo de
futsal respeitando suas regras e utilizando os fundamentos,
implantando alguns sistemas de jogos.
Vivenciar o voleibol na realidade da
escola através da Iniciação ao voleibol, histórico, ênfase
nas regras e fundamentos, com situações de jogo;
Iniciação de alguns
fundamentos básicos do voleibol, em situações recreativas.
|
- CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
- A importância da Educação
Física.
- Conceitos de esporte, esporte de
alto rendimento, atividade física, atividades recreativas.
- Cuidados com o corpo, alimentação
e higiene.
- Conceitos de esporte, esporte de
alto rendimento, atividade física, atividades recreativas.
-Futebol de campo, salão e
areia. (histórico, fundamentos, regras e vivencia prática do
jogo);
- Jogos adaptados (chute ao alvo,
reba, gol a gol etc.);
- Aprendizagem dos fundamentos
básicos:
- toque
- chute
- recepção
- posicionamento
- ataque
- defesa
- sistemas de jogo.
Tênis de mesa (histórico, regras
e vivencia prática do jogo).
Voleibol (histórico,
fundamentos, regras e vivencia prática do jogo);
- caçador
- lençobol
- jogos de voleibol adaptados
- inicio da aprendizagem dos
fundamentos básicos do voleibol, como toque, manchete e saque.
|
- PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Noções básicas dos fundamentos,
como: correr, saltar, agachar etc.
Noções básicas sobre os esportes
coletivos.
|
- PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é atividade física?
Qual é a importância da
atividade física na escola?
Qual a diferença de esporte
recreativo e esporte de alto rendimento?
Como se originaram o futebol de
campo, salão e areia?
Importância do futebol na vida
escolar?
Como se organizar em prós de um
objetivo?
O que é um fundamento?
Qual a melhor forma de executar um
fundamento?
Qual a melhor forma de praticar a
modalidade?
Quais são as regras?
Como ocorre o posicionamento dos
jogadores?
Quais são os melhores sistemas de
jogo?
Qual a diferença entre ping pong e
tênis de mesa?
Como se originou o voleibol?
O que é voleibol?
Importância do voleibol na vida
escolar?
Como se organizar em prós de um
objetivo?
O que é um fundamento?
Qual a melhor forma de executar um
fundamento?
|
- INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Exposição dialogada;
- Aulas com utilização de data
show, vídeos e fotos;
- Demonstração do professor;
- Aquecimento com brincadeiras
recreativas. e alongamento;
- Pesquisa em laboratório de
informática e biblioteca;
- Seminário (apresentação de
trabalhos em grupos);
- Jogos recreativos;
- Jogos em grupos;
- Brincadeiras com fundamentos do
futebol;
- Jogos pré-desportivos;
- Brincadeiras com fundamentos do
voleibol;
- Atividades individuais em duplas
trios e grandes grupos;
- Fazer com que o aluno aprenda
brincando.
|
- AVALIAÇÃO:
-Interesse;
-Respeito pelos colegas;
-Responsabilidade;
-Atenção às explicações do
professor;
-Apresentação e entrega do
trabalho de pesquisa;
- Organização quanto grupo;
- Cooperação em prós de um
objetivo.
|
- PRÁTICA SOCIAL FINAL
Aprendizado das
modalidades do futebol, voleibol e tênis de mesa de forma teórica
e prática, noções do histórico, regras, fundamentos técnicos,
entrosamento em grupo, jogo recreativo com base nas relações em
equipe contribuindo para um educando, dinâmico, organizado,
responsável, cooperativo, com bom relacionamento social.
|
- REFERÊNCIAS:
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria da Educação
Fundamental. – 2 ed. – Rio de Janeiro: DP&A,2000.
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria da Educação
Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Revista Mackenzie
de Educação Física e Esporte – Ano I, Número I, 2002.
Coletânea de
Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental /
Fabíola Vila dos Santos, José Roulien de Andrade Junior, Flavio
Gliel Viale et AL. ; Coordenação de Adauto de Paula Pinto
Junior. – Curitiba: Expoente, 2010.
pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_salão
www.futsalbrasil.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol
–
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.