terça-feira, outubro 16, 2012

Com direito e com dever bom cidadão vai ser

PROJETO BIMESTRAL TURMA MULTISSERIADA
Professora: Marindia de Lima
Escola Básica Municipal São José do Capinzal
Tempo estimado do projeto: 2 meses

  1. TEMA: Com direito e com dever bom cidadão vai ser
  2. JUSTIFICATIVA
Para conviver em sociedade é importante que o educando desde cedo conheça seus direitos e deveres enquanto cidadão que se relaciona com diferentes grupos sociais.
3. OBJETIVO GERAL
Conhecer seus direitos e deveres enquanto cidadão para melhorar seu relacionamento em seu dia-a-dia fazendo uso da leitura e da escrita para expressar suas ideias.
Disciplina : História
Objetivos específicos:

Conhecer e compreender a função das letras no contexto escolar e fora dele.
Conhecer os direitos da família,
Compreender de forma simples os direitos e deveres da crianças,
Conhecer o ECA, de uma forma lúdica e seus objetivos.

Conteúdos :
1ª série
  • Historia do nome, sobrenome, razões da escolha, preferencias sociais;
  • ECA ( direito a vida e a saúde);
  • Família;
2ª série
  • Identidade, minha história;
  • Direitos e deveres em relação a família;
  • ECA.
3ª série
  • ECA;
  • Trabalho infantil;
  • Responsabilidade de asumir pequenos afazeres.
4ª série
  • ECA
5ª série
  • Desigualdade social;
  • ECA
Problematização:
Quem sou eu e qual o meu papel na sociedade?
Quem sou eu e qual o meu papel na escola?

Disciplina: Geografia
Objetivos específicos:

Identificar os espaços na sala de aula, noção de desenho e de espaço.

Identificar e compreender as necessidades do cuidado com o meio ambiente.
Conhecer o bioma da cidade de Chapecó.
Interpretar e compreender o contexto de paisagem e sua preservação.
Conteúdos:

1ª série
  • Noções de cartografia (desenho)
  • Os espaços da sala de aula e outros espaços;
2ª série
  • Cuidados com o meio que vivem , evitando desperdicio e preservando o patrimonio público e a natureza.
3ª série
  • Questões ambientais do municipio;
  • Bioma ( Mata Atlantica – fauna e flora).
4ª série
  • Mudanças na paisagem catarinense, ação do homem sobre o meio, elementos da natureza, preservação e conservação.
5ª série
  • Mudanças nas paisagens ( ação do homem sobre o meio, elementos da natureza, migração e imigração, superpopulação,preservação e conservação).

Problematização:
Qual a função do desenho na nossa vida?
Onde utilizamos o desenho na nossa vida?
O que paisagem? Qual sua função no meio ambiente?

Disciplina: Português
Objetivos específicos:
Conceituar e compreender a função do alfabeto no nosso dia a dia.
Compreender a função da escrita no contexto escolar e fora dele.
Identificar os mais diversos tipos de texto.

Conteúdos
1ª série
  • Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
  • Grafema e fonemas;
  • História da escrita, uso de símbolos como diferentes formas de registros;
  • Direção da esccrita, espaçamento entre as palavras, diferencição entre vogais e consoantes.
  • Expressão oral.

2ª série
  • Diferentes gêneros textuais: poemas ;
  • Expressão e interpretação oral;
  • Sequencia lógica das palavras;
  • Alfabeto;
  • Grafemas e fonemas;
  • Leitura oral e silenciosa;
  • Produção de texto individual e coletiva.
    Conteúdos
1ª série
  • Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
  • Grafema e fonemas;
  • História da escrita, uso de símbolos como diferentes formas de registros;
  • Direção da esccrita, espaçamento entre as palavras, diferencição entre vogais e consoantes.
  • Expressão oral.
2ª série
  • Diferentes gêneros textuais: poemas ;
  • Expressão e interpretação oral;
  • Sequencia lógica das palavras;
  • Alfabeto;
  • Grafemas e fonemas;
  • Leitura oral e silenciosa;
  • Produção de texto individual e coletiva.
  • Reestruturação de textos.
3ª série
  • Narrativas do dia-a-dia;
  • Produção e reprodução de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados, obedecendo a sequencia lógica de idéias, individuais e coletivas;
  • Gênero textual: fábula
  • Estrura do texto;
  • Leitura e interpretação de textos;
  • Reestruturação de textos.
4ª série
  • Leitura de diferentes textos transmitidos pelo meios de comunicação;
  • Relatos de histórias diversas;
  • Leitura oral e silenciosa, individual e coletiva;
  • Produção de textos individuais e coletivos;
  • Reestruturação de textos;
5ª série
  • Relatos de histórias, entrtevistas, noticias de jornal e telejornais;
  • Respeito a opinião alheia e mudança do ponto de vista após reflexão;
  • Leitura e interpretação, análise de diferentes textos individuais e coletivos dentro dos gêneros previstos(leitura oral, silenciosa, individual e coletiva);
  • Produção de textos individual e coletivo.estruturação de textos.
3ª série
  • Narrativas do dia-a-dia;
  • Produção e reprodução de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados, obedecendo a sequencia lógica de idéias, individuais e coletivas;
  • Gênero textual: fábula
  • Estrura do texto;
  • Leitura e interpretação de textos;
  • Reestruturação de textos.
4ª série
  • Leitura de diferentes textos transmitidos pelo meios de comunicação;
  • Relatos de histórias diversas;
  • Leitura oral e silenciosa, individual e coletiva;
  • Produção de textos individuais e coletivos;
  • Reestruturação de textos;
5ª série
  • Relatos de histórias, entrtevistas, noticias de jornal e telejornais;
  • Respeito a opinião alheia e mudança do ponto de vista após reflexão;
  • Leitura e interpretação, análise de diferentes textos individuais e coletivos dentro dos gêneros previstos(leitura oral, silenciosa, individual e coletiva);
  • Produção de textos individuais e coletivo.

Problematização:
Qual a função das letras na nossa vida?
Por que utilizamos os simbolos e a escrita na sociedade?
O que é texto? Por que existe muitos tipos de texto e qual a sua função?
Disciplina: Ciências
Objetivos específicos:
Compreender as diferenças entre o corpo femenino e o corpo masculino.
Identificar as mais diversas transformações no meio ambiente.
Conceituar os habitos e constumes para um ambiente sustentável.
Compreender a função do solo no meio ambiente e para a vida do homem.
Identificar a teoria da formação do universo.
Compreender as várias formas do produção de energia.
Conceituar a importancia da água na nossa vida.
Conteúdos:

1ª série
  • Diferenças, caracteristicas do corpo de meninos e meninas;
  • Higiene;
  • Orgãos do sentido;
  • Alimentação saudavel: frutas, verduras e legumes.
2ª série
  • Transformações no ambiente( ciclo da água, chuva, evaporação);
3ª série
  • Formação de habitos e costumes em relação ao consumo sustentável: separação do lixo, reciclagem, economia de água e energia elétrica;
  • Animais que são nocivos a saúde humana e surgem nas cidades devido ao acumulo de lixo.
4ª série
  • Como homem utiliza o solo par asatisfazer suas necessidades;
  • Práticas conservacionistas do solo: irrigação, drenagem, reflorestamento, curva de nível;
  • A agua como elemento essencial a vida, composição quimica da água, estados fisicos da água.
5ª série
  • Teorias da formação do universo;
  • Condições necessarias a vida na terra ( solo, ar, água, luz solar);
    As várias formas de produção de energia( petróleo, energia hidrlétrica, solar, eólica), relação da produção de energia com o ambiente.

Problematização:
Por que os seres humanos são diferentes uns dos outros.
Qual é a função da chuva no meio ambiente?
O que é um consumo sustentável? Para que serve?
Como utilizar o solo sem prejudica-lo?
Como preservar a água para não faltar?
Disciplina; Matemática
Objetivos específicos:
Identificar a diferença entre números e letras,
Compreender a noção de espaço, maior, menor, alto, baixo....
Identificar as diferenças entre as quatros operações matemáticas e suas semelhanças.
Conhecer a história dos números, conceito de unidade, dezena e centena.
Conteúdos:
1ª série
  • História dos números
  • Maior /menor, alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, longe / perto, na frentede/entre, em cima/ embaixo, direita/esquerda.
  • Adição( juntar, acrescentar); subtração(tirar, comparar,completar); operações simples de adição e subtração; noções de multiplicação e divisão.
2ª série
  • Produção histórico cultural do surgimento do número;
  • Unidade , dezena, centena;
  • Registro com números de mais de um algarismo;
  • Adição e subtração simples;
  • Calendario( medidas de tempo);
3ª série
  • Produção histórico cultural da história dos números;
  • Sistema de numeração decimal;
  • Noçoes de numeros romanos;
  • Decomposição dos numeros;
  • Antecessor e sucessor;
  • Operações e situações matemáticas.
4ª série
  • Produção histórico cultural do surgimento do número;
  • Sistema de numeração dos povos;
  • Operações e cálculos;
  • Adição, subtração, multiplicação e divisão.
5ª série
  • Surgimento do número, produção histórico cultural do surgimento do número;
  • Sistema de numeração decimal ( composição e decomposição de números);
  • Operações com números naturais ( quatro operações).
Problematização:
Qual a função do números na nossa vida?
Por que utilizamos a noção de espaço?
Qual a função das quatro operações no nosso dia a dia?
Como começou a matemática na nossa vida?

    - Social Inicial: Verificar atraves de leituras e dialagos o que o aluno já sabe.
    - Leitura: O reizinho mandão ( Ruth Rocha)
    - Instrumentalização: Caderno, lápis, quadro, giz de cera, lápis colorido, folha de oficio.
    - Avaliação:Manuscrita, através de pequenas atividades e avaliações com e sem consulta.
    - Pratica social final: Espera-se que o educando compreenda de forma simples os seus direitos e deveres perante a sociedade para assim poder melhorar e cuidar de si mesmo e do próprio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.