PROJETO
BIMESTRAL TURMA MULTISSERIADA
Professora:
Marindia de Lima
Escola
Básica Municipal São José do Capinzal
Tempo
estimado do projeto: 2 meses
- TEMA: Com direito e com dever bom cidadão vai ser
- JUSTIFICATIVA
Para conviver em
sociedade é importante que o educando desde cedo conheça seus
direitos e deveres enquanto cidadão que se relaciona com diferentes
grupos sociais.
3.
OBJETIVO GERAL
Conhecer seus direitos e
deveres enquanto cidadão para melhorar seu relacionamento em seu
dia-a-dia fazendo uso da leitura e da escrita para expressar suas
ideias.
Disciplina
: História
Objetivos
específicos:
Conhecer e compreender a
função das letras no contexto escolar e fora dele.
Conhecer os direitos da
família,
Compreender de forma
simples os direitos e deveres da crianças,
Conhecer o
ECA, de uma forma lúdica e seus objetivos.
Conteúdos :
1ª série
- Historia do nome, sobrenome, razões da escolha, preferencias sociais;
- ECA ( direito a vida e a saúde);
- Família;
2ª série
- Identidade, minha história;
- Direitos e deveres em relação a família;
- ECA.
3ª série
- ECA;
- Trabalho infantil;
- Responsabilidade de asumir pequenos afazeres.
4ª série
- ECA
5ª série
- Desigualdade social;
- ECA
Problematização:
Quem sou eu
e qual o meu papel na sociedade?
Quem sou eu
e qual o meu papel na escola?
Disciplina: Geografia
Objetivos específicos:
Identificar os espaços
na sala de aula, noção de desenho e de espaço.
Identificar e compreender
as necessidades do cuidado com o meio ambiente.
Conhecer o
bioma da cidade de Chapecó.
Interpretar e compreender
o contexto de paisagem e sua preservação.
Conteúdos:
1ª série
- Noções de cartografia (desenho)
- Os espaços da sala de aula e outros espaços;
2ª série
- Cuidados com o meio que vivem , evitando desperdicio e preservando o patrimonio público e a natureza.
3ª série
- Questões ambientais do municipio;
- Bioma ( Mata Atlantica – fauna e flora).
4ª série
- Mudanças na paisagem catarinense, ação do homem sobre o meio, elementos da natureza, preservação e conservação.
5ª série
- Mudanças nas paisagens ( ação do homem sobre o meio, elementos da natureza, migração e imigração, superpopulação,preservação e conservação).
Problematização:
Qual a função do
desenho na nossa vida?
Onde utilizamos o desenho
na nossa vida?
O que paisagem? Qual sua
função no meio ambiente?
Disciplina: Português
Objetivos específicos:
Conceituar e compreender
a função do alfabeto no nosso dia a dia.
Compreender a função da
escrita no contexto escolar e fora dele.
Identificar os mais
diversos tipos de texto.
Conteúdos
1ª série
- Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
- Grafema e fonemas;
- História da escrita, uso de símbolos como diferentes formas de registros;
- Direção da esccrita, espaçamento entre as palavras, diferencição entre vogais e consoantes.
- Expressão oral.
2ª série
- Diferentes gêneros textuais: poemas ;
- Expressão e interpretação oral;
- Sequencia lógica das palavras;
- Alfabeto;
- Grafemas e fonemas;
- Leitura oral e silenciosa;
- Produção de texto individual e coletiva.Conteúdos
1ª série
- Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
- Grafema e fonemas;
- História da escrita, uso de símbolos como diferentes formas de registros;
- Direção da esccrita, espaçamento entre as palavras, diferencição entre vogais e consoantes.
- Expressão oral.
2ª série
- Diferentes gêneros textuais: poemas ;
- Expressão e interpretação oral;
- Sequencia lógica das palavras;
- Alfabeto;
- Grafemas e fonemas;
- Leitura oral e silenciosa;
- Produção de texto individual e coletiva.
- Reestruturação de textos.
3ª série
- Narrativas do dia-a-dia;
- Produção e reprodução de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados, obedecendo a sequencia lógica de idéias, individuais e coletivas;
- Gênero textual: fábula
- Estrura do texto;
- Leitura e interpretação de textos;
- Reestruturação de textos.
4ª série
- Leitura de diferentes textos transmitidos pelo meios de comunicação;
- Relatos de histórias diversas;
- Leitura oral e silenciosa, individual e coletiva;
- Produção de textos individuais e coletivos;
- Reestruturação de textos;
5ª série
- Relatos de histórias, entrtevistas, noticias de jornal e telejornais;
- Respeito a opinião alheia e mudança do ponto de vista após reflexão;
- Leitura e interpretação, análise de diferentes textos individuais e coletivos dentro dos gêneros previstos(leitura oral, silenciosa, individual e coletiva);
- Produção de textos individual e coletivo.estruturação de textos.
3ª série
- Narrativas do dia-a-dia;
- Produção e reprodução de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados, obedecendo a sequencia lógica de idéias, individuais e coletivas;
- Gênero textual: fábula
- Estrura do texto;
- Leitura e interpretação de textos;
- Reestruturação de textos.
4ª série
- Leitura de diferentes textos transmitidos pelo meios de comunicação;
- Relatos de histórias diversas;
- Leitura oral e silenciosa, individual e coletiva;
- Produção de textos individuais e coletivos;
- Reestruturação de textos;
5ª série
- Relatos de histórias, entrtevistas, noticias de jornal e telejornais;
- Respeito a opinião alheia e mudança do ponto de vista após reflexão;
- Leitura e interpretação, análise de diferentes textos individuais e coletivos dentro dos gêneros previstos(leitura oral, silenciosa, individual e coletiva);
- Produção de textos individuais e coletivo.
Problematização:
Qual
a função das letras na nossa vida?
Por
que utilizamos os simbolos e a escrita na sociedade?
O
que é texto? Por que existe muitos tipos de texto e qual a sua
função?
Disciplina: Ciências
Objetivos específicos:
Compreender as diferenças
entre o corpo femenino e o corpo masculino.
Identificar as mais
diversas transformações no meio ambiente.
Conceituar os habitos e
constumes para um ambiente sustentável.
Compreender a função do
solo no meio ambiente e para a vida do homem.
Identificar a teoria da
formação do universo.
Compreender as várias
formas do produção de energia.
Conceituar a importancia
da água na nossa vida.
Conteúdos:
1ª série
- Diferenças, caracteristicas do corpo de meninos e meninas;
- Higiene;
- Orgãos do sentido;
- Alimentação saudavel: frutas, verduras e legumes.
2ª série
- Transformações no ambiente( ciclo da água, chuva, evaporação);
3ª série
- Formação de habitos e costumes em relação ao consumo sustentável: separação do lixo, reciclagem, economia de água e energia elétrica;
- Animais que são nocivos a saúde humana e surgem nas cidades devido ao acumulo de lixo.
4ª série
- Como homem utiliza o solo par asatisfazer suas necessidades;
- Práticas conservacionistas do solo: irrigação, drenagem, reflorestamento, curva de nível;
- A agua como elemento essencial a vida, composição quimica da água, estados fisicos da água.
5ª série
- Teorias da formação do universo;
- Condições necessarias a vida na terra ( solo, ar, água, luz solar);As várias formas de produção de energia( petróleo, energia hidrlétrica, solar, eólica), relação da produção de energia com o ambiente.
Problematização:
Por
que os seres humanos são diferentes uns dos outros.
Qual
é a função da chuva no meio ambiente?
O
que é um consumo sustentável? Para que serve?
Como
utilizar o solo sem prejudica-lo?
Como
preservar a água para não faltar?
Disciplina;
Matemática
Objetivos específicos:
Identificar a diferença
entre números e letras,
Compreender a noção de
espaço, maior, menor, alto, baixo....
Identificar as diferenças
entre as quatros operações matemáticas e suas semelhanças.
Conhecer a história dos
números, conceito de unidade, dezena e centena.
Conteúdos:
1ª série
- História dos números
- Maior /menor, alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, longe / perto, na frentede/entre, em cima/ embaixo, direita/esquerda.
- Adição( juntar, acrescentar); subtração(tirar, comparar,completar); operações simples de adição e subtração; noções de multiplicação e divisão.
2ª série
- Produção histórico cultural do surgimento do número;
- Unidade , dezena, centena;
- Registro com números de mais de um algarismo;
- Adição e subtração simples;
- Calendario( medidas de tempo);
3ª série
- Produção histórico cultural da história dos números;
- Sistema de numeração decimal;
- Noçoes de numeros romanos;
- Decomposição dos numeros;
- Antecessor e sucessor;
- Operações e situações matemáticas.
4ª série
- Produção histórico cultural do surgimento do número;
- Sistema de numeração dos povos;
- Operações e cálculos;
- Adição, subtração, multiplicação e divisão.
5ª série
- Surgimento do número, produção histórico cultural do surgimento do número;
- Sistema de numeração decimal ( composição e decomposição de números);
- Operações com números naturais ( quatro operações).
Problematização:
Qual
a função do números na nossa vida?
Por
que utilizamos a noção de espaço?
Qual
a função das quatro operações no nosso dia a dia?
Como
começou a matemática na nossa vida?
-
Social Inicial: Verificar atraves de leituras e dialagos o que o
aluno já sabe.
-
Leitura: O reizinho mandão ( Ruth Rocha)
-
Instrumentalização: Caderno, lápis, quadro, giz de cera, lápis
colorido, folha de oficio.
-
Avaliação:Manuscrita, através de pequenas atividades e avaliações
com e sem consulta.
-
Pratica social final: Espera-se que o educando compreenda de forma
simples os seus direitos e deveres perante a sociedade para assim
poder melhorar e cuidar de si mesmo e do próprio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.