ESCOLA BÁSICA PADRE
JOSÉ ANCHIETA
SÉRIE- 2º
TURNO -VESPERTINO
PROFESSORA- Lusiane
Nonnemmacher Sant'Ana
TEMA- ESCOLA, ESPAÇO
DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM
JUSTIFICATIVA –Com
este projeto pretende-se desenvolver junto ao educando o gosto pelo
estudo, o cuidado pela escola, o respeito consigo e com os outros,
utilizando-se dos conhecimentos já construídos.
OBJETIVO GERAL-Através
a interdisciplinariedade proporcionar ao aluno novos conhecimentos,
permitindo ao mesmo estar fazendo elos e tornando a aprendizagem
coerente.
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
PORTUGUÊS
-leitura
-interpretação de
diferentes gêneros textuais-lendas, poesias, cantigas,
informativos...
-silabação simples e
complexas
-produção de frases e
textos
-dificuldades
ortográficas e gramaticais apresentadas.
-identificar o alfabeto
através da formação de silabas, palavras, frases e pequenos textos
-ler e interpretar
diferentes gêneros textuais
-desenvolver o gosto
pela leitura.
MATEMÁTICA
-unidade, dezena e
centena
-dobro, metade e dúzia
-relação número
–numeral
-operações de adição
e subtração e pequenos problemas
-formas geométricas.
-saber classificar e
escrever os numerais em unidade, dezena e centena
-realizar operações
envolvendo unidade e dezena
-identificar numero e
numeral, como relacionar com quantidade
-identificar e
relacionar as diferentes formas geométricas em seu cotidiano,
classificando-as.
CIÊNCIAS
-Alimentação –origem
e cuidados com os alimentos
-alimentação saudável
-saúde-cuidados com o
corpo.
-classificar os
alimentos quanto sua origem
-identificar a
importância da alimentação para a saúde
-estabelecer relações
entre quantidade e qualidade dos diferentes tipos de alimentos.
HISTÒRIA
-histórico da escola
-data de criação-origem
do nome
-processo de criação
-direitos e deveres dos
alunos
-ampliar o conhecimento
da história da escola que freqüenta
-conhecer as normas
estabelecidas pela comunidade escolar, bem como cumpri-las.
-desenvolver o zelo
pelos bens de uso comum, identificando e atitudes para manter o bom
aspecto e a conservação da escola, como agir para que isso ocorra
GEOGRAFIA
-endereço da escola
-localização da
escola no município e no bairro
-pontos de referencia
em relação a escola
-representação do
espaço escolar.
-os profissionais que
trabalham na escola
-a manutenção do
espaço escolar.
-saber identificar o
endereço da escola, como também localiza-la no espaço do bairro e
município
-identificar os pontos
de referencia em relação a escola
-representar o espaço
escolar através de maquetes e desenhos.
- desenvolver a
capacidade de percepção orientação espacial.
-identificar os
profissionais que trabalham na escola e suas funções
-perceber a importância
de uma escola bem cuidada, identificando os responsáveis por sua
manutenção.
PROBLEMATIZAÇÃO
-Por que a escola é
importante?
-Por que estamos na
escola?
-O que você mais gosta
na escola?
-Quais os deveres dos
alunos?
-Que hábitos devemos
ter na escola?
-De que se alimentam os
alunos na escola?
VIVÊNCIA DO
CONHECIMENTO
Os alunos encontram
dificuldades no relacionamento entre colegas, com professores e
demais funcionários, como também falta cuidados e respeito ao
espaço público, que no momento é a escola.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
-Livros de literatura-
-literaturas- As Fadas
(Perrault)- Peixes na Floresta (conto russo)
O cego e o Caçador
(africano)
-livros e materiais
didáticos
-textos xerocados ,
digitados ou mimeografados
-revistas para recorte
-filmes
AÇÕES
-Contação de
histórias,relatos de vivencias, literaturas, textos, produções,
historias, poemas, cantigas, produção de painéis, passeio pelo
quarteirão da escola, registros diários,entrevistas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é
contínua, processual.Será avaliado o desenvolvimento e desempenho
do aluno nas atividades de classe e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.