terça-feira, outubro 16, 2012

ESCOLA, ESPAÇO DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM

ESCOLA BÁSICA PADRE JOSÉ ANCHIETA
SÉRIE- 2º
TURNO -VESPERTINO

PROFESSORA- Lusiane Nonnemmacher Sant'Ana

TEMA- ESCOLA, ESPAÇO DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM

JUSTIFICATIVA –Com este projeto pretende-se desenvolver junto ao educando o gosto pelo estudo, o cuidado pela escola, o respeito consigo e com os outros, utilizando-se dos conhecimentos já construídos.

OBJETIVO GERAL-Através a interdisciplinariedade proporcionar ao aluno novos conhecimentos, permitindo ao mesmo estar fazendo elos e tornando a aprendizagem coerente.

CONTEÚDOS E OBJETIVOS

PORTUGUÊS
-leitura
-interpretação de diferentes gêneros textuais-lendas, poesias, cantigas, informativos...
-silabação simples e complexas
-produção de frases e textos
-dificuldades ortográficas e gramaticais apresentadas.

-identificar o alfabeto através da formação de silabas, palavras, frases e pequenos textos
-ler e interpretar diferentes gêneros textuais
-desenvolver o gosto pela leitura.

MATEMÁTICA
-unidade, dezena e centena
-dobro, metade e dúzia
-relação número –numeral
-operações de adição e subtração e pequenos problemas
-formas geométricas.
-saber classificar e escrever os numerais em unidade, dezena e centena
-realizar operações envolvendo unidade e dezena
-identificar numero e numeral, como relacionar com quantidade
-identificar e relacionar as diferentes formas geométricas em seu cotidiano, classificando-as.

CIÊNCIAS
-Alimentação –origem e cuidados com os alimentos
-alimentação saudável
-saúde-cuidados com o corpo.
-classificar os alimentos quanto sua origem
-identificar a importância da alimentação para a saúde
-estabelecer relações entre quantidade e qualidade dos diferentes tipos de alimentos.




HISTÒRIA
-histórico da escola
-data de criação-origem do nome
-processo de criação
-direitos e deveres dos alunos
-ampliar o conhecimento da história da escola que freqüenta
-conhecer as normas estabelecidas pela comunidade escolar, bem como cumpri-las.
-desenvolver o zelo pelos bens de uso comum, identificando e atitudes para manter o bom aspecto e a conservação da escola, como agir para que isso ocorra

GEOGRAFIA
-endereço da escola
-localização da escola no município e no bairro
-pontos de referencia em relação a escola
-representação do espaço escolar.
-os profissionais que trabalham na escola
-a manutenção do espaço escolar.
-saber identificar o endereço da escola, como também localiza-la no espaço do bairro e município
-identificar os pontos de referencia em relação a escola
-representar o espaço escolar através de maquetes e desenhos.
- desenvolver a capacidade de percepção orientação espacial.
-identificar os profissionais que trabalham na escola e suas funções
-perceber a importância de uma escola bem cuidada, identificando os responsáveis por sua manutenção.

PROBLEMATIZAÇÃO
-Por que a escola é importante?
-Por que estamos na escola?
-O que você mais gosta na escola?
-Quais os deveres dos alunos?
-Que hábitos devemos ter na escola?
-De que se alimentam os alunos na escola?

VIVÊNCIA DO CONHECIMENTO
Os alunos encontram dificuldades no relacionamento entre colegas, com professores e demais funcionários, como também falta cuidados e respeito ao espaço público, que no momento é a escola.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
-Livros de literatura-
-literaturas- As Fadas (Perrault)- Peixes na Floresta (conto russo)
O cego e o Caçador (africano)
-livros e materiais didáticos
-textos xerocados , digitados ou mimeografados
-revistas para recorte
-filmes


AÇÕES
-Contação de histórias,relatos de vivencias, literaturas, textos, produções, historias, poemas, cantigas, produção de painéis, passeio pelo quarteirão da escola, registros diários,entrevistas.

AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, processual.Será avaliado o desenvolvimento e desempenho do aluno nas atividades de classe e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.