SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professores: Paulo Goulart e Ivone da Silva
Turma/Idade: 4 e 5 anos
Período: fevereiro e março
Ano: 2012
PROJETO ACOLHIDA 2012
1.Justificativa:
O início do ano letivo é um momento de extrema importância para as crianças, familiares e educadores, é um período de adaptação, integração e socialização no CEIM. A criança neste período encontra dificuldades, apresentando-se muitas vezes insegura no novo ambiente por não ter ao seu lado seus familiares. A família, por sua vez, sente-se insegura em deixar a criança com outras pessoas que não são do seu convívio.
Desta forma, sentimos a necessidade de organizar espaços agradáveis, aconchegantes, proporcionando um atendimento especial, tanto para a criança como para a família, demonstrando segurança, para que ambos sintam-se bem e permaneçam no CEIM com alegria, pois, os primeiros dias de aula podem refletir tanto no sucesso quanto nas dificuldades de relacionamento e aprendizagem que que possamos ter no CEIM.
O início do ano letivo é um momento de extrema importância para as crianças, familiares e educadores, é um período de adaptação, integração e socialização no CEIM. A criança neste período encontra dificuldades, apresentando-se muitas vezes insegura no novo ambiente por não ter ao seu lado seus familiares. A família, por sua vez, sente-se insegura em deixar a criança com outras pessoas que não são do seu convívio.
Desta forma, sentimos a necessidade de organizar espaços agradáveis, aconchegantes, proporcionando um atendimento especial, tanto para a criança como para a família, demonstrando segurança, para que ambos sintam-se bem e permaneçam no CEIM com alegria, pois, os primeiros dias de aula podem refletir tanto no sucesso quanto nas dificuldades de relacionamento e aprendizagem que que possamos ter no CEIM.
2.Objetivos:
2.1.Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças, um ambiente agradável, aconchegante, atrativo e seguro para que as mesmas sintam-se tranquilas, e consigam relacionar-se com os outros nos diferentes espaços do CEIM.
2.2.Objetivos Específicos:
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham no CEIM;
Conhecer os diferentes espaços da instituição.
Identificar a importância do nome;
Construir com as crianças valores de solidariedades, respeito e amizade, para que possam estabelecer relações de convivência; (combinados);
Convidar os pais a participarem e conhecer o trabalho do CEIM;
Organizar um momento com a família para falar do plano anual e discutir assuntos de interesse em geral ( assembléia de pais);
3.Conteúdos:
- Eu e o outro;
- Identidade/autonomia;
- Relação de convivência;
- Estrutura física e pessoal do CEIM;
- Materiais coletivos e individuais.
- Regras e combinados;
- Rotina do CEIM
4.Prática social inicial
5.Problematização:
Como tornar o CEIM um espaço atrativo, seguro, prazeroso e que ao mesmo tempo proporcione aprendizagem e socialização das crianças?
De que maneira podemos organizar o trabalho pedagógico para corresponder ás necessidades e curiosidades das crianças?
Como o mundo infantil se manifesta nas relações e interações que são estabelecidas no CEIM e na comunidade?
O conhecimento e as vivências com as crianças devem servir para quê?
Como proporcionar a construção do conhecimento, partindo do que é significativo para a criança?
Como desenvolver relações afetivas com as crianças?
Como trabalhar com as crianças as diferentes linguagens?
Instrumentalização
Onde vamos pesquisar:
Internet;
Vídeos/Dvds;
Textos;
Livros;
Revistas.
Atividades:
- Planejamento do dia;
Contação de história;
Músicas e cantigas de roda;
Modelagem;
Pinturas;
Filmes;
Desenhos;
Recorte/Colagem;
Danças;
Jogos;
Brincadeiras;
Conversas e reuniões com os pais;
Conhecer os espaços do CEIM e funcionários
Máscaras;
Lembranças;
Crachás.
Refeição;
Higiene
Avaliação
A avaliação acontecerá no desenvolver das atividades, observando a participação das crianças, bem como, a socialização nos diferentes espaços do CEIM.
Prática social final
Identificar se as crianças e familiares integraram-se ao espaço educativo, estabelecendo vínculos afetivos com o grupo de funcionários do CEIM.
Proporcionar às crianças, um ambiente agradável, aconchegante, atrativo e seguro para que as mesmas sintam-se tranquilas, e consigam relacionar-se com os outros nos diferentes espaços do CEIM.
2.2.Objetivos Específicos:
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham no CEIM;
Conhecer os diferentes espaços da instituição.
Identificar a importância do nome;
Construir com as crianças valores de solidariedades, respeito e amizade, para que possam estabelecer relações de convivência; (combinados);
Convidar os pais a participarem e conhecer o trabalho do CEIM;
Organizar um momento com a família para falar do plano anual e discutir assuntos de interesse em geral ( assembléia de pais);
3.Conteúdos:
- Eu e o outro;
- Identidade/autonomia;
- Relação de convivência;
- Estrutura física e pessoal do CEIM;
- Materiais coletivos e individuais.
- Regras e combinados;
- Rotina do CEIM
4.Prática social inicial
5.Problematização:
Como tornar o CEIM um espaço atrativo, seguro, prazeroso e que ao mesmo tempo proporcione aprendizagem e socialização das crianças?
De que maneira podemos organizar o trabalho pedagógico para corresponder ás necessidades e curiosidades das crianças?
Como o mundo infantil se manifesta nas relações e interações que são estabelecidas no CEIM e na comunidade?
O conhecimento e as vivências com as crianças devem servir para quê?
Como proporcionar a construção do conhecimento, partindo do que é significativo para a criança?
Como desenvolver relações afetivas com as crianças?
Como trabalhar com as crianças as diferentes linguagens?
Instrumentalização
Onde vamos pesquisar:
Internet;
Vídeos/Dvds;
Textos;
Livros;
Revistas.
Atividades:
- Planejamento do dia;
Contação de história;
Músicas e cantigas de roda;
Modelagem;
Pinturas;
Filmes;
Desenhos;
Recorte/Colagem;
Danças;
Jogos;
Brincadeiras;
Conversas e reuniões com os pais;
Conhecer os espaços do CEIM e funcionários
Máscaras;
Lembranças;
Crachás.
Refeição;
Higiene
Avaliação
A avaliação acontecerá no desenvolver das atividades, observando a participação das crianças, bem como, a socialização nos diferentes espaços do CEIM.
Prática social final
Identificar se as crianças e familiares integraram-se ao espaço educativo, estabelecendo vínculos afetivos com o grupo de funcionários do CEIM.
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